Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
influencia-das-escolas-na-carreira

Influência das escolas na carreira 

Notícia | 08/05/2023

Pedro Fagundes

Como você enxerga o papel dos estudantes no mercado de trabalho? Embora a maioria deles seja jovem e ainda inexperiente, os alunos têm a capacidade de trazer novidades às empresas. Por via de regra, eles estão em contato constante com o ensino. Assim, sustentam-se como indivíduos abertos a receber e compartilhar conhecimento. Essa disposição para aprender é uma habilidade valiosa, especialmente em um mundo em constante mudança. Hoje em dia, estar atento às inovações é fundamental, não apenas para uma carreira de sucesso, como também ao êxito de toda a corporação. Quer descobrir por quais atalhos a educação pode auxiliar nessa demanda? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Necessidade de adaptação

Com a chegada da pandemia da Covid-19, o mundo empresarial adentrou completamente à esfera digital. Essa transição acelerou o desenvolvimento de tecnologias e tornou a superação da obsolescência uma luta diária. A fim de identificar as habilidades necessárias para crescer organizacionalmente, diante do período de transformações, o Fórum Econômico Mundial criou o relatório "O Futuro do Emprego". O estudo analisa a condição de corporações de vários países para mapear as competências inerentes ao chamado "profissional do futuro". Segundo a análise, a maioria dos cargos em destaque requer o domínio da tecnologia. Para atender a essa demanda, é recomendável manter a mente aberta e incentivar a criatividade. 

Perante a compreensão do perfil adequado, os empreendimentos voltam-se, naturalmente, a uma constante busca por inovação. Todavia, esse esforço não deve nascer nos escritórios, porém nas entidades formadoras. Cabe a elas entender a urgência de acompanhar essa jornada. Para a diretora geral das escolas Lumiar, Graziela Miê Peres Lopes, as instituições de ensino não podem mais se limitar ao conhecimento estático dos livros e o conteúdo transmitido em lousa pelos professores. “É necessário incorporar as infinitas possibilidades de interagir com o conhecimento e, ao mesmo tempo, instrumentalizar os jovens. Desse modo, torna-os capazes de utilizar técnicas emergentes com responsabilidade e consciência, para atuar na sociedade de forma significativa”, complementa.

 

Métodos de alinhar o estudante à tecnologia

A escola é uma das principais bases para a formação dos futuros cidadãos, pois fornece conhecimento, desde os primeiros anos, até a conclusão do ensino médio. A fim de moldar os discentes de acordo com as demandas contemporâneas, os centros de ensino devem, inevitavelmente, se apoiar em novos métodos. Oferecer uma experiência personalizada ajuda a potencializar cada discente ao máximo. “Uma instituição de ensino em Itatiba, São Paulo, adotou esse formato e observou resultados significativos, após dez gerações de formandos. Com base nesse case de sucesso, ressalta-se a importância de voltar-se para a atualidade. Com a singularização da experiência, pode-se atingir esse objetivo”, destaca o CEO da Sejunta Tecnologia, Guilherme Camargo

Conforme um levantamento realizado por uma instituição de ensino de São Paulo, 87% dos formados – em um ambiente inovador – afirmaram como esse contato com a novidade foi primordial para preparar sua vida acadêmica na universidade. Ademais, 25% dos entrevistados destacaram como esse vínculo prévio foi, também, um diferencial para o seu ingresso no mercado. O segredo está no conhecimento antecipado das ferramentas utilizadas no dia a dia dos estabelecimentos – adquirido durante a vida escolar. Dessa forma, os alunos apenas precisam adaptar suas habilidades para as novas demandas do setor. Essa preparação é um presente para a juventude, pois permite uma positiva e habitual confusão entre atividades do trabalho com as competências adquiridas durante o ciclo básico. 

A implementação de ferramentas na sala de aula amplia o significado da aprendizagem e engaja os estudantes. Experiências bem-sucedidas, como a relatada na análise, justificam o investimento em abordagens mais estruturadas e alinhadas à contemporaneidade. “Com isso, o grande desafio do sistema educacional é oferecer uma rotina escolar dinâmica. Para tanto, utiliza-se de metodologias capazes de promover o engajamento em situações diversas, além de permitir uma aprendizagem contextualizada”, pontua Graziela. Ou seja, trata-se de um encontro entre método e técnica. “Essa atualização é essencial para proporcionar oportunidades reais de aprendizado e desenvolvimento das aptidões,  tanto socioemocionais quanto cognitivas, necessárias para lidar com toda essa realidade” acrescenta a professora.

 

Instigue o aprendizado

A função substancial das entidades educacionais é despertar a curiosidade nos alunos e estimular o interesse pelo aprendizado. Essa predisposição permite a criação de novas perspectivas e pontos de vista. Desse modo, as coisas deixam de simplesmente existir ou acontecer. Nasce, portanto, um culto aos porquês e seus mistérios. Esse entusiasmo é capaz de conectar pensamentos individuais com a atualidade, pois proporciona às pessoas a habilidade de questionar a exatidão e contornar adversidades. Na esfera laboral, deter ambas as competências, aliadas a um raciocínio aguçado, prova-se um diferencial.  “Já passou da hora de compreendermos a necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens um desenvolvimento integral – capaz de alinhar soft e hard skills”, ressalta Graziela.

Preparar as pessoas para lidar com o desconhecido, desde a infância, é crucial, dado a incerteza do porvir. Apesar de não podermos prever quais desafios nos aguardam na próxima esquina, é possível antecipar algumas das qualidades necessárias para superá-los. Albert Einstein já dizia como a verdadeira educação não consiste em simplesmente ensinar fatos e fórmulas, porém preparar a mente para pensar. “Ao instruir os indivíduos a aprender, nenhuma surpresa será grande demais para ser compreendida e superada”, finaliza Camargo.

 

Curtiu as nossas dicas? Então, compartilhe com os amigos! Já está na hora de investir nas carreiras do futuro e fazer do amanhã um lugar ainda mais promissor. Movimente-se, evolua, preze pela educação e aproveite cada oportunidade. Ah! Não esqueça de conferir o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube acredita na formação, investe no conhecimento e torce pelo seu futuro!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete