Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
controle-financeiro-jovens-investem-em-planejamento

Controle financeiro: jovens investem em planejamento  

Notícia | 12/04/2023

Laura Pereira

Administrar corretamente as finanças é fundamental para conquistar mais qualidade de vida e bem-estar. Contudo, nem todo mundo consegue criar um bom cronograma para fiscalizar seus gastos e ganhos. Nesse sentido, o Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 6 e 17 de fevereiro, contando com a participação de 30.122 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: “você tem um bom controle financeiro?". Os resultados indicam uma tendência. 

O planejamento financeiro é crucial para a maior parte dos entrevistados

Conforme a pesquisa, 54,12% fazem as contas para saber quanto tem e só gastam se realmente tiverem o valor equivalente. Segundo Jackeline Barreto, do apoio à consultoria do Nube, existem diversos motivos para isso. “Com controle, conseguimos ter liberdade de realizar nossos desejos, sem aquela preocupação com a falta de dinheiro ou o aperto no final do mês”, afirma. 

Como o próprio termo já indica, o principal objetivo é mapear os compromissos financeiros na intenção de propiciar o alcance de metas. Dessa forma, é possível determinar o capital para ser utilizado da melhor maneira, evitando gastos desnecessários e descomedidos. 

Esse também é um hábito de 24,41% dos respondentes, os quais afirmaram sempre se organizarem com planilhas para saber quanto tem e se podem adquirir uma nova mercadoria. Para Jackeline, essa metodologia também funciona. “Eu utilizo o Excel para colocar todas as minhas despesas fixas (de cada mês), faço a soma dos valores e subtraio do meu salário. Dele, não poderei contar com X reais”, explica.

Na prática, é como uma agenda para você ter clareza sobre sua renda, apontando alternativas para a economia. “Dentro do montante restante, eu separo em três categorias: emergência (guardo para o futuro), lazer e imprevistos”, comenta Jackeline. 

Assim, quem se estabelece de maneira ordenada consegue evitar dívidas e ficar mais próximo de seus sonhos, bem como começar a investir para render ainda mais lucro. Essa educação é essencial para proporcionar uma trajetória mais tranquila e satisfatória, permitindo lidar com acidentes sem ser imprudente. Em uma soma de ambas as escolhas, 78,53% preferem a opção do controle monetário. 

A educação financeira é imprescindível para quem quer ter sucesso no dia a dia 

Segundo 18,91% dos participantes, essa gestão é um desafio. Para eles, depende muito, pois procuram se controlar, mas de vez em quando, acabam deslizando. Contudo, a forma como lidamos com as finanças vai além das questões racionais e perpassa por vários episódios emocionais. Desse modo, quando esses consumidores sentem desejo de algo, projetam a felicidade no objeto e se veem refém de comprá-lo para ter satisfação. 

Esse é o caso dos 2,55% restantes, os quais responderam: sempre torro tudo e depois fico no vermelho. Entretanto, essa responsabilidade tem juros no cartão de crédito e boletos especiais como consequência. Por isso, é preciso estar atento desde o momento do anseio pelo produto ou serviço. 

Para Jackeline, um bom plano é cheio de benefícios. “O principal é a independência financeira, claro. Porém, também abre portas para várias conquistas pessoais. Mesmo sendo pouco, juntando o mínimo possível, consegui dar uma boa entrada e comprar um apartamento”, ela exemplifica. Inclusive, essa máxima lembra um ditado: “de grão em grão, a galinha enche o papo”. 

Quais as dicas para quem quer começar um planejamento financeiro? 

Primeiramente, é preciso entender: ninguém nasce sabendo administrar dinheiro. Por isso, é essencial estar em constante estudo e não desistir se falhar, pois é comum errar no começo. Contudo, sempre busque compreender a motivação para realizar essa gestão e como isso proporcionará novos triunfos. 

Todavia, Jackeline separou algumas dicas. Veja: “eu utilizo planilha, porém existem vários aplicativos para auxiliar nesse objetivo. Também tento evitar gastos desnecessários, principalmente aqueles com grande chance de arrependimento. Por fim, sigo a meta de todo mês comprar algo muito desejado. Assim, tenho a sensação de estar economizando, mas também cuidando de mim”, finaliza. 

Descubra como economizar de forma simples 

Segundo João Victorino, especialista em finanças pessoais, é preciso reduzir gastos em pequenos gestos. “Um dos temas mais importantes de 2022 foi o grande endividamento das famílias”, pontua. Para ajudar quem quer melhorar esse aspecto, o expert aponta alternativas econômicas possíveis para o dia a dia. Confira: 

1) Abra uma conta em um banco digital:

Existem várias opções de manter uma conta sem custos. Deste modo, você consegue economizar em torno de quase mil reais por ano com demandas de manutenção bancária. 

2) Ative o débito automático para guardar uma quantia mensalmente:

Este modo é interessante para os esquecidos, pois evita a necessidade de lembrar de guardar um valor a cada mês, tornando-se um passo valioso. 

3) Construa uma lista mensal de compras:

Pode parecer bobagem, mas a lista facilita quando você está exposto a várias opções de compra. Assim, é possível resistir aquela oferta incrível e arrasadora. Por exemplo, quando se adquire três pacotes, precisando de apenas um. 

Para Victorino, os itens citados são a premissa. “Seguindo as dicas você pode conquistar aquele grande sonho, o qual muitas vezes está perto e longe ao mesmo tempo. Priorize o pagamento de suas dívidas e depois suas metas, assim, fica mais fácil manter a estabilidade financeira. Com planejamento, todos podemos ir longe”, finaliza. 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete