Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-tornar-um-profissional-valioso

Como se tornar um profissional valioso? 

Notícia | 04/08/2023

Rodrigo Barreto

O mercado de trabalho passou por rápidas transformações nos últimos anos, impulsionadas pelo avanço tecnológico, mudanças econômicas e sociais. Esses movimentos impactaram as demandas por competências, levando ao surgimento de novas profissões e à necessidade de atualização constante. Uma das principais novidades é a crescente automação de tarefas e processos por meio da inteligência artificial, robótica e outras tecnologias. Isso tem levado à substituição de empregos repetitivos e de baixa complexidade, enquanto cria oportunidades em áreas com exigência de habilidades cognitivas mais avançadas, criatividade e capacidade de adaptação de líderes, funcionários, estagiários e aprendizes.

Com isso, as características técnicas tradicionais ainda são valorizadas, mas as socioemocionais ganharam destaque. A capacidade de atuar em equipe, comunicação efetiva, pensamento crítico, resolução de problemas complexos e criatividade são cada vez mais desejadas pelos recrutadores. Afinal, esses atributos são difíceis de serem replicados por máquinas e são essenciais para a adaptação em um local em constante mudança.

Além disso, cargos relacionados à área de TI têm surgido e se expandido significativamente. Desenvolvedores de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e analistas de big data são apenas alguns exemplos. Essas carreiras exigem conhecimentos especializados, sendo cada vez mais cruciais para empreendimentos com vontade de se manter competitivos em um mundo digitalizado.

Outras possibilidades também têm se destacado, especialmente aquelas relacionadas à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Com a preocupação crescente em relação às mudanças climáticas e à preservação dos recursos naturais, engenheiros, consultores de energia renovável e designers de produtos eco-friendly surgiram para atender a essa demanda. Além disso, novos modelos de atuação se consolidaram, como o híbrido e o remoto. Com a evolução das soluções de comunicação, é possível realizar as atividades do cotidiano de qualquer lugar e horário, gerando maior flexibilidade.

É possível conquistar seu espaço mesmo com pouca experiência

 

Diante da acirrada competição no universo laboral, a bagagem adquirida em determinado setor costuma ser bastante requisitada pelas contratantes. Assim, um candidato com experiência em determinado ramo pode ter vantagem. No entanto, a falta dessa vivência não impede o ingresso em uma companhia. Dessa forma, qual é o verdadeiro segredo para conquistar a tão almejada oportunidade sem uma bagagem anterior?

Conforme a docente do curso de Administração do Centro Universitário Cesuca, Juliana Saboia, o primeiro passo é concentrar-se em adquirir skills pertinentes ao emprego desejado. "Inicialmente, certamente envolve a educação, seja ela formal (graduação) ou informal (cursos de curta duração). Se a pessoa já estiver estudando, fazer uso de sua rede de contatos também é uma estratégia eficaz, pois muitos professores e colegas podem indicá-lo ou até mesmo convidá-lo para um projeto. Por essa razão, apresentar o comportamento adequado é essencial para ser lembrado", orienta.

Embora o networking seja importante, está longe de ser a única opção para quem busca a primeira aventura corporativa. Segundo Juliana, embora pareça desafiador, existem outras formas de chamar atenção, como os conhecimentos adquiridos em grupos escolares e universitários, além de programas sociais. Afinal, tudo gera aprendizado e demonstrar isso em uma entrevista é fundamental. "Tente expressar isso durante a conversa. Por exemplo, se você participa de um time de futebol, um grupo de vôlei, teatro, entre outros, certamente possui habilidades de trabalho em equipe, comunicação, organização, solução de problemas e talvez até liderança", afirma.

Para ela, a disposição em aprender e crescer na organização é determinante. “Faça menção à sua vontade de se capacitar com cursos internos ou qualquer possibilidade de aprimoramento oferecida pelo local. Durante o processo, mostre entusiasmo e paixão pelo segmento. Explique por que você está interessado naquela posição e compartilhe suas aspirações de progresso", sugere a especialista.

Nesse contexto, o estágio pode ser extremamente vantajoso para os estudantes. O objetivo é proporcionar a chance de aplicar, na prática, os saberes teóricos adquiridos em sala de aula. Dessa forma, é possível compreender o cotidiano da futura profissão e estabelecer contatos. Além disso, existem diversas vantagens para quem conquista essa possibilidade.

Os participantes da modalidade têm direito a receber uma bolsa-auxílio. Com esse dinheiro, podem arcar com os estudos, ajudar nas contas de casa ou até mesmo sustentar um lar. Quando há necessidade de deslocamento, acontece o pagamento do auxílio transporte. Para otimizar ao máximo essa jornada, a carga horária é limitada em seis horas diárias e 30h semanais. Assim, o aluno concilia o ambiente acadêmico com o laboral. Ainda, existe o direito a um período de recesso remunerado de 30 dias a cada 12 meses (ou proporcional).

Quem pode concorrer a essas vagas? Os matriculados em uma instituição de ensino superior, médio, de educação especial, ou nos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos - EJA. Os discentes de pós-graduação, MBA, mestrado e doutorado também estão aptos. Para isso acontecer, basta constar no projeto pedagógico.

Conforme levantamento da Cortex, das 26 competências listadas no relatório "Future of Jobs" do Fórum Econômico Mundial para os próximos cinco anos, design e experiência do usuário são as mais demandadas pelas organizações. Na segunda posição do ranking, encontram-se marketing e mídia, seguidos por redes e cibersegurança. Em quarto lugar, destacam-se a resiliência, flexibilidade e agilidade. Em quinto lugar, liderança e influência social.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no X (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, Threads, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos!

 

Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete