Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-torne-um-profissional-melhor-em-2023

Se torne um profissional melhor em 2023 

Notícia | 21/04/2023

Rodrigo Barreto

Cada vez mais, a competitividade no mercado de trabalho aumenta e quem busca um lugar ao sol precisa se atualizar para ter êxito nessa missão. Principalmente após a pandemia e a consequente transformação digital, os líderes buscam por novidades e características diferentes na hora de contratar um novo integrante. Portanto, quem pretende se destacar em 2023, precisa ficar ligado nas tendências corporativas.

Como alcançar o sucesso profissional?

Segundo pesquisa realizada pela Randstad, para 75% dos profissionais brasileiros, a progressão de carreira é o ponto mais importante da jornada. Porém, embora os números sejam altos, essa tarefa é desafiadora e exige um desenvolvimento acentuado. Para a diretora da Febracis Paraná, Daniella Kirsten, embora muitas pessoas busquem o sucesso, nem todos conseguem alcançá-lo e acabam se perdendo pelo caminho. “Muitas vezes, nos preocupamos mais em atingir um objetivo e menos em ‘como’ chegar nele, pois isso exige planejamento e um entendimento dos nossos reais valores”.

Para Daniella, esse tema é muito subjetivo e está relacionado com o desejo de cada um. É necessário ter metas muito claras e segui-las criteriosamente. “Para termos êxito em qualquer área da vida, não basta apenas sonhar. É preciso dedicação, tempo e muita coragem. Também é fundamental planejar da forma mais específica possível, colocando metas temporais”, explica.

Alguns querem chegar a um alto cargo, outros vislumbram mais tempo para a família, morar na praia ou ter o próprio negócio. Porém, existem algumas características interessantes independentemente do objetivo final.

Autoconhecimento:

O primeiro passo é se conhecer e entender quais atividades fazem sentido para o seu crescimento. “Entender as suas habilidades e os pontos a serem trabalhados é a parte principal, mas isso nem sempre é fácil de se fazer sozinho. Nesse ponto, é interessante buscar ajuda, seja fazendo terapia, meditação ou com um mentor”.

Foco:

É preciso ajustar a rotina para ter foco na sua prioridade. “É como ligar uma lanterna para guiar o caminho. Além disso, o trajeto não é imediato e deve ser levado pela vida inteira”, destaca a especialista.

Planejamento:

Essa etapa deve ser feita com a ajuda de papel e caneta, para ser minuciosa e muito organizada, com datas definidas e prazos para execução. “Defina metas de curto, médio e longo prazo e cumpra o cronograma o mais fielmente possível. Reveja como estão os seus planos periodicamente, mas nunca deixe de realizá-los”.

Execução:

É a hora de colocar em prática os passos programados. “O medo de errar é algo normal e provavelmente erros acontecerão. Aprenda com eles e siga agindo. Apenas dessa maneira é possível superar obstáculos e crescer”.

Disciplina:

Essa é uma grande ferramenta e, portanto, deve fazer parte da sua rotina, mesmo em dias mais difíceis. “Momentos ruins vem e vão, mas é essencial se manter firme no seu propósito. Caso precise, crie novas ações”, complementa.

As habilidades desejadas em 2023

Hoje, todos os profissionais precisam estudar e atualizar as suas competências constantemente. Contudo, quais delas estão em alta atualmente? De acordo com relatório da Udemy, chamado 2023 Workplace Learning Trends Report, as dez questões técnicas com mais demanda, são:

1- Databricks (plataforma de análise de dados)
2- Design de sistema
3- Behavior Driven Development (BDD)
4- 5G
5- Microsoft Power Platform (aplicativos de negócios)
6- Criptografia
7- Helm (ferramenta de empacotamento de software livre)
8- Certificação Linux
9- Certified Kubernetes Security Specialist (CKS)
10- Ciclo de vida de desenvolvimento de softwares (SDLC)

Ademais, as chamadas soft skills também são bastante procuradas pelos gestores e algumas estão em destaque, segundo o levantamento. Esses aspectos estão frequentemente relacionados à liderança, comunicação, gestão do tempo e produtividade. "Outras questões menos óbvias também têm grande valor, pois melhoram a saúde mental e o bem-estar, além de trazerem benefícios para a vida pessoal. O interesse pelo aprendizado desse tipo de habilidades cresceu muito a partir da pandemia", afirma o diretor regional da Udemy para a América Latina, Raphael Spinelli.

Segundo o relatório, há também uma demanda enorme por aprender inglês por parte de cidadãos do mundo todo. "Uma possível explicação para isso é a forma como, atualmente, muitas multinacionais utilizam do idioma como linguagem comum no ambiente corporativo para facilitar a comunicação entre as equipes de diferentes países", diz Spinelli.

1- Expansão da consciência
2- Procura de vagas de emprego
3- Teste de Inglês para Comunicação Internacional (TOEIC)
4- Coreano
5- Conversação em inglês
6- Habilidades de estudo
7- Vocabulário de inglês
8- Autoestima
9- Psicologia
10- Mindset de crescimento

Conforme o estudo "Mapeando o Futuro da Aprendizagem", mais de 90% dos participantes sentem a necessidade de aprender continuamente, pois percebem como o mundo está mudando e há sempre pessoas com conhecimento superior aos deles. Além disso, no dia-a-dia de trabalho, 55% dizem vivenciar situações as quais demandam o aprimoramento ou evolução de novas virtudes em suas funções.

O mercado brasileiro, por ainda ter um grande espaço de crescimento e transformação, tem potencial para novas soluções. "O cenário laboral no mundo está em ebulição. Existem muitas mudanças na tecnologia e no comportamento das pessoas e das empresas. Isso está pressionando e modificando a aprendizagem corporativa", diz a CEO e co-fundadora da B.NOUS, Isabela Corrêa.

Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes por uma vaga de estágio? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições!

Conte com o Nube nessa caminhada!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete