Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissional-bilingue-cuidado-com-erros-ao-falar-ingles

Profissional bilíngue: cuidado com erros ao falar inglês 

Notícia | 17/07/2023

Larissa Almeida

O inglês se tornou uma competência essencial no meio corporativo, impulsionado pela crescente globalização e pela conexão dos negócios internacionalmente. Assim, quem domina esse idioma abre portas para oportunidades de carreira, seja ela de aprendizagem, estágio ou um cargo efetivo. Afinal, esse candidato contribui com uma comunicação eficaz com colegas e clientes estrangeiros, além de facilitar o acesso a recursos e informações relevantes. No entanto, a maioria dos brasileiros, não são fluentes nessa língua, ou até mesmo, nem a conhecem. Então veja, nesta matéria, como adquirir essa habilidade e demonstrá-la corretamente nos processos seletivos. 

No Brasil, uma baixa parcela da população tem conhecimento do idioma 

De acordo com uma pesquisa recente do British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente. Já quem conhece a língua inglesa, mas não de maneira tão avançada, representa, por sua vez, 5% da população. Ainda conforme um levantamento feito pelo site World Tips, baseado na 22ª edição do Ethnologue, uma base de dados responsável por analisar a população mundial, o primeiro lugar no ranking de idiomas mais conversados pertence à língua Inglesa, com cerca de 1.132.366.680 falantes.

Além dessas métricas, segundo um estudo realizado pela Cambridge English, no país, 48% das empresas investigadas oferecem melhores benefícios no ato da contratação para os candidatos com o domínio do idioma. Em 16% dessas admissões, o progresso profissional acontece rapidamente, ou seja, o mercado valoriza ainda mais os aspirantes com essa capacidade. 

Porém, se é tão importante assim, porque os falantes ainda são poucos no território? 

Não só para o inglês, mas o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma investigação, a fim de descobrir por quais razões as pessoas não possuem o conhecimento de outra língua. Com mais de 20 mil respondentes, a maioria (68,71%) não  tem condições de pagar. Já 16,59% não conseguem encaixar esse compromisso na rotina, 11,54% direciona o dinheiro para outros campos. Em menor quantidade, 1,79% não vê motivos para aprender e, por fim, 1,38% nunca quis saber e consideram falar Português o suficiente. 

Existem maneiras acessíveis e até gratuitas de adquirir o inglês no currículo 

Conteúdos on-line: a Internet sempre será uma grande democratizadora do acesso ao conhecimento. Assim, inúmeros professores postam em seus blogs e canais do Youtube, aulas gratuitas. Geralmente, elas abordam  diferentes níveis, desde quem está começando do zero, até para os mais avançados. 

Cursos gratuitos: existem desde plataformas de cursos digitais gratuitos, disponíveis para todos os interessados, até concursos para conquistar bolsas de estudo em inglês. 

Aplicativos: um bom exemplo, é o aplicativo do Duolingo, onde cada pessoa tem missões diárias sobre o idioma para completar, desde gramática, pronúncia e compreensão. 

Consumir séries e filmes no idioma: esquecer das dublagens e acostumar-se com as legendas também auxilia no entendimento da língua, a aprender diálogos, palavras comuns, expressões, entre outras noções. Além de ser uma maneira divertida de estudar. 

Atente-se a esses equívocos quando for apresentar o seu inglês em uma entrevista de emprego 

Antes de tudo, esse alerta é essencial: não minta em seu currículo ou em uma entrevista, seja sincero com o seu nível de cognição. Afinal, a organização pode aplicar testes, ou futuramente, o uso da competência ser solicitado para alguma tarefa relevante.  “Em todas as áreas, saber inglês é muito importante. Porém, alguns profissionais com excelentes perfis e conhecimento na língua, cometem erros cruciais. Isso, de maneira geral, acaba desqualificando o pretendente”, instrui a pedagoga Ana Azevedo, da Ebony English. Então, ela lista quatro equívocos para tomar mais cuidado no instante e demonstrar esse recurso aos recrutadores. Confira:

1- Falsos Cognatos

Um dos enganos mais comuns são os falsos cognatos. Eles são palavras, as quais acreditamos saber devido à associação com o português. Embora as expressões sejam parecidas em termos de grafia e pronúncia, possuem significados diferentes. Como os mais utilizados “argument” (discussão) e “push” (empurrar). Por isso, fique em alerta a essa questão, como também a troca de um componente para não alterar o sentido de uma frase. 

2 - "Nothing" e "anything"

O termo "nothing" significa nada e, muitas vezes, o seu uso é confundido com o de “anything”, o qual refere-se a qualquer coisa. O erro mais comum é a utilização deles como sinônimos, porém, isso não é correto, porque o primeiro se usa em frases afirmativas e segundo em sentenças negativas. 

3 - Pronomes 

Em português não temos o pronome It, causando uma certa estranheza ao tentar aplicá-lo em inglês. Em suma, ele é utilizado para se referir ao sujeito ou objeto de uma oração. Assim como, para iniciar frases e retomar algo já dito anteriormente. Ele ainda substitui o sujeito quando esse é indeterminado. 

4 - Idade 

A grande pegadinha no idioma é quando falamos da nossa idade. Existe a aplicação do termo “I have 40 years”, apesar de significar “eu tenho 40 anos”. Na língua inglesa, é necessário usar o verbo “to be” antes da expressão “tempo”, ou seja, a forma correta é “I am 40 years old” (eu tenho 40 anos).

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

Porém não espere a data chegar! Siga o @nubevagas no Twitter, Instagram, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

Para continuar se desenvolvendo profissionalmente, conte com o Nube!  

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete