Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprenda-um-segundo-idioma-diferencie-se-no-mercado

Aprenda um segundo idioma: diferencie-se no mercado  

Notícia | 20/10/2023

Larissa Almeida

Clareza, precisão e comunicação eficaz são a base de qualquer negócio de sucesso. No entanto, em um mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a competência linguística está indo além de apenas uma habilidade valiosa. Hoje, ela é, frequentemente, o fator de diferenciação dos profissionais no mercado de trabalho. Por isso, se você está em busca de uma vantagem competitiva e deseja destacar-se em sua carreira, seja no programa de aprendizagem, estágio ou uma vaga efetiva, dominar um segundo idioma é essencial. Então veja, nesta matéria, a relevância dessa competência no meio corporativo. 

Descubra o nível de especialização de outros idiomas no Brasil 

Segundo uma pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 51,2% dos brasileiros de 15 anos ou mais de idade declararam saber falar pelo menos uma língua estrangeira. Isso correspondia a cerca de 114,7 milhões de pessoas. Desse total, 41,4 milhões de indivíduos disseram saber falar inglês, 19,1 milhões conheciam o espanhol, 7,4 milhões se comunicavam em francês e 2,5 milhões de cidadãos tinham práticas em alemão.

O inglês ainda é o idioma mais procurado no Brasil e no mundo, buscado por 63% dos sujeitos com o desejo de aprender ou se aperfeiçoar, de acordo com relatório realizado pela Preply, em 2022; o espanhol e o francês representaram 18% e 7%, respectivamente, dos interessados. 

No mesmo sentido, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma investigação, a fim de descobrir por quais razões as pessoas não possuem o conhecimento de outra língua. Com mais de 20 mil respondentes, a maioria (68,71%) não tinha condições de pagar. Já 16,59% não conseguiam encaixar esse compromisso na rotina, 11,54% direcionavam o dinheiro para outros campos. Em menor quantidade, 1,79% não viam motivos para letrar-se e, por fim, 1,38% nunca quiseram saber e consideram falar Português o suficiente. 

 

Infográfico de dados sobre o por que as pessoas não estudam outro idioma

 

Saia do comum e veja sete razões apontadas para aprender o italiano no mundo atual

Apesar de não estar nas principais opções, buscar uma alternativa diferente é uma maneira efetiva de se destacar. Conforme os dados da plataforma de buscas Google Trends, a procura por aprender italiano no país tem aumentado nos últimos anos. Em 2022, a consulta por "curso de italiano" aumentou 20% em relação ao ano anterior. Sendo assim, o Fundador do Italiano Fácil, Ronaldo Siliveri, deixa sete razões para estudar o idioma atualmente. Confira: 

  1. Aprender mais sobre a rica herança cultural da Itália:  segundo o especialista, quem o domina tem acesso a uma série de experiências únicas na literatura, arte, música, cinema e arquitetura. “Imagine poder ouvir músicas belíssimas na língua e entender na hora seu significado?”, exemplifica.

  2. Aproveitar o turismo sem barreiras : quem pretende viajar para a Itália e conhecer cidades maravilhosas como Roma e Veneza ganha uma vantagem ao falar italiano, pois poderá se comunicar facilmente com os habitantes locais.

  3. Ganhar pontos na carreira: muitos componentes da força de trabalho falam inglês ou espanhol, mas e italiano? Então, a pessoa tem a possibilidade de se sobressair especialmente se tem interesse em áreas como turismo, moda ou gastronomia.

  4. Ampliar as possibilidades de estudo:  o país tem muitos cursos renomados em áreas diversas. Logo, ao compreender a língua nativa, é possível aproveitar esses benefícios sem preocupação.

  5. Resgatar as origens: os descendentes de família de origem italiana podem ganhar muito aprendendo a língua. Afinal de contas, é uma oportunidade de fortalecer laços e ampliar a comunicação.

  6. Facilitar o aprendizado de outros idiomas românicos: ao aprender um novo dialeto, o aspirante desenvolve facilidade para compreender outras. “No caso do italiano, se trata de uma língua românica, como o espanhol e o português, por isso quem a entende terá mais facilidade em outros idiomas”, explica Ronaldo.

  7. Ter um desafio pessoal e estimular o cérebro: se não houver outras razões, apenas o fato de encarar o conhecimento como um desafio pessoal, estimulando o cérebro e ganhando uma nova experiência, já é algo válido. “Em qualquer fase da vida você pode se desafiar e essa pode ser uma oportunidade de fazer isso Será uma vitória ao ver a alternativa sendo realizada!”, conclui. 

Alternativas para aprender outro idioma 

Além das clássicas aulas, em escolas próprias ou com professores particulares, essa competência consegue ser adquirida de maneira autodidata, ou seja, sozinho. Assim, a própria Internet oferece opções acessíveis e até mesmo gratuitas. Verifique como estender o seu repertório linguístico:

Use aplicativos: hoje existem aplicativos com jogos e atividades para serem realizados no dialeto de desejo. Um exemplo bem conhecido entre os estudantes é o Duolingo, assim a prática entra no cotidiano de maneira mais leve. 

Busque vídeo aulas: no ambiente on-line os professores postam os mais diversos conteúdos sobre o assunto, seja ele pronúncia, gramática ou até mesmo cultura do local de interesse. Portanto, é uma perspectiva muito rica para aprimorar a instrução. 

Consuma conteúdos no idioma de desejo: essa dica já é um clichê, mas nunca perde o seu valor. Afinal, o consumo de música, filmes, livros e demais mídias tendem a gerar familiaridade com os diálogos, palavras e termos utilizados na língua. Dessa maneira, acaba sendo outra forma até de se instruir inconscientemente. 

Entre em grupos de conversação: dialogar com outros falantes é uma atitude essencial e uma forma de praticar muito promissora. Hoje, com o auxílio da tecnologia, os encontros não precisam mais ser pessoalmente, um grupo no WhatsApp, por exemplo, já é algo bem comum entre os interessados. 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

O Nube incentiva o aprendizado! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe