Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
um-segundo-idioma-faz-a-diferenca-na-carreira-profissional

Um segundo idioma faz a diferença na carreira profissional  

Notícia | 06/10/2023

Larissa Almeida

Adentrar o mercado de trabalho é uma fase indispensável para estabelecer uma carreira bem sucedida. Contudo, o meio corporativo ainda se apresenta como uma atmosfera de alta competitividade. Assim, os perfis, sejam para vagas de aprendizagem, estágio, efetivos e até mesmo em posições de liderança, devem estar cada vez mais qualificados com o intuito de se destacarem entre as demais opções. Nesse sentido, o conhecimento de um segundo idioma tende a ressaltar o currículo dos candidatos. Então veja, nesta matéria, quais línguas fazem a diferença no cotidiano laboral. 

 

Veja o nível de aprendizado de outros idioma no Brasil 

 

Segundo uma pesquisa do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 51,2% dos brasileiros de 15 anos ou mais de idade declararam saber falar pelo menos uma língua estrangeira. Isso correspondia a cerca de 114,7 milhões de pessoas. Desse total, 41,4 milhões de indivíduos disseram saber falar inglês, 19,1 milhões conheciam o espanhol, 7,4 milhões se comunicavam em francês e 2,5 milhões de cidadãos tinham práticas em alemão.

 

O inglês ainda é o idioma mais procurado no Brasil e no mundo, buscado por 63% das pessoas com o desejo de aprender ou se aperfeiçoar, de acordo com relatório realizado pela Preply, em 2022; o espanhol e o francês representaram 18% e 7%, respectivamente, dos interessados. 

 

No mesmo sentido, o próprio Nube - Núcleo Brasileiro de Estágios fez uma investigação, a fim de descobrir por quais razões as pessoas não possuem o conhecimento de outra língua. Com mais de 20 mil respondentes, a maioria (68,71%) não tinha condições de pagar. Já 16,59% não conseguiam encaixar esse compromisso na rotina, 11,54% direcionavam o dinheiro para outros campos. Em menor quantidade, 1,79% não viam motivos para letrar-se e, por fim, 1,38% nunca quiseram saber e consideram falar Português o suficiente. 

 

A capacidade de manter uma segunda língua tende a aumentar as oportunidades pessoais e profissionais

 

Ter esse conhecimento é uma vantagem para ampliar as vivências pessoais, como viagens internacionais, acesso a livros e artigos de especialistas estrangeiros e, até mesmo, para compreender uma música, filme ou fazer amizades de outras nacionalidades. Além disso, também traz grandes benefícios para o lado corporativo, como mostram algumas pesquisas, confira: 


 

Maiores salários: segundo um estudo do Centro Nacional de Estatísticas de Educação e Treinamento (NCES) os bilíngues ganham, em média, 10% a mais quando comparados com os monolíngues.

 

Mais oportunidades de emprego: em outra análise realizada pela Robert Half descobriu como 93% dos empregadores americanos acreditam nessa competência como uma  vantagem na força de trabalho.

 

Alcance de promoções de cargo: conforme o levantamento da consultoria de carreiras Korn Ferry International, os falantes com mais de uma língua são mais propensos a serem promovidos em comparação com os demais componentes do time. 

 

Aumento do nível de satisfação com a carreira: de acordo com a Universidade de Chicago, os indivíduos com esse perfil de conhecimento estão mais satisfeitos com suas carreiras. 

 

O programa de jovem aprendiz e estágio podem solicitar esse conhecimento 

 

Apesar de serem posições voltadas para dar oportunidade laboral aos iniciantes do meio laboral, os empregadores podem sim colocar outro idioma como critério de seleção. Isso porque, a lei de ambos encargos diz apenas sobre a não solicitação de experiência profissional, ou seja, o candidato não precisa saber as funções a serem desempenhadas no cotidiano. Contudo, essa habilidade não se caracteriza como uma vivência anterior, mas sim o conhecimento adquirido sem a presença em uma rotina corporativa. Por isso, não é um pedido incomum e vale a pena considerar o desenvolvimento disso o quanto antes! 

 

Confira quais idiomas podem destacar o seu perfil em um processo seletivo 

 

No instante de escolher qual dialeto estudar é importante considerar aqueles amplamente falados e relevantes para o campo de atuação desejado. Dessa maneira, Samyra Ramos, especialista de marketing da Higlobe, pontua alguns dos principais idiomas para aprender e se destacar nas entrevistas de emprego. Confira:

 

Inglês: considerada a língua franca dos negócios e da tecnologia, o inglês é amplamente falado em todo o mundo. Dominá-lo oferece uma série de oportunidades de trabalho, permitindo você se conectar com clientes e colegas de diferentes países e culturas.“Para quem busca chances de carreira nas corporações dos Estados Unidos, ou de vários países na Europa, ter essa capacidade em nível avançado vai ser um requisito básico para as entrevistas. Em alguns casos não é necessário falar o linguajar original do país, porém o domínio do inglês é essencial”, explica Samyra.

 

Espanhol: com mais de 460 milhões de falantes nativos, o espanhol é um idioma fundamental para os negócios e o comércio global. A América Latina, em particular, é um mercado em crescente expansão, proporcionando inúmeras oportunidades para profissionais bilíngues. Por isso, compreendê-lo não apenas permite estabelecer conexões comerciais valiosas com países de língua espanhola, mas também abre portas para uma variedade de setores, como turismo, negócios internacionais e tecnologia.

 

Francês: o idioma desempenha um papel importante em diversas áreas, especialmente na esfera da moda, gastronomia, turismo e relações internacionais. Além de ser uma das línguas oficiais da União Europeia, o francês é amplamente falado em países da África e em outras regiões ao redor do mundo. Conhecê-lo pode abrir um leque de oportunidades profissionais, permitindo uma maior interação com mercados francófonos e a participação em setores de prestígio.

 

Alemão: o alemão é falado não apenas na Alemanha, mas também em países como Áustria, Suíça e Liechtenstein. Aprendê-lo pode ser extremamente vantajoso, especialmente para aqueles interessados em oportunidades de emprego nas áreas de engenharia, tecnologia e indústria automobilística. Muitas empresas alemãs são líderes em seus respectivos setores e ter proficiência nisso amplia as portas para colaborar com essas organizações de renome.

 

Gostou das sugestões? Quer saber mais sobre as tendências do mercado e como colocá-las em prática na sua posição ou vida pessoal? Acompanhe o Nube! Estamos prontos para te atualizar sobre assuntos em alta no meio corporativo, diariamente, pelo blog e nas redes sociais. 

 

Para ficar mais próximo da gente! Siga o @nubevagas no X, Instagram, Threads, Linkedin, TikTok, Youtube e Facebook e não perca nenhuma novidade. Baixe também o aplicativo Nube Vagas disponível para Android ou IOS, deixe seu cadastro sempre atualizado, com o número de telefone e e-mail recentes e ative as notificações, assim, você é avisado em tempo real quando abre uma vaga em seu perfil.

 

O Nube incentiva esse aprendizado!

 
 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete