Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
soft-skills-para-impulsionar-a-carreira

Soft skills para impulsionar a carreira 

Notícia | 12/07/2023

Pedro Fagundes

Quais as habilidades mais importantes para atingir uma vaga de jovem aprendiz, estágio ou efetivo? Apesar de ser uma pergunta sobre um tema extremamente debatido, sua resposta tende a variar conforme o tempo e ocasião. Nunca existiu uma fórmula mágica para se pleitear uma vaga ocupacional. Não será uma formação acadêmica ou competência específica a responsável por garantir o espaço ao sol. No entanto, cada um desses pequenos atributos podem ser somados, até formarem um perfil atrativo. Hoje, quem ganha destaque – perante todo o repertório individual – são as chamadas soft skills. Tratam-se de capacidades comportamentais, as quais agem como fio condutor do emaranhado de aptidões pessoais. Quer conferir como se aliar a elas? Não perca o conteúdo abaixo!

 

Predisposição do mercado

Diante de um mundo em constante mutação, o profissional precisa aprender a dançar conforme o ritmo, caso pretenda seguir em destaque. As tendências mudam de uma era para outra, sempre com uma data de validade, porém desconhecida. O modismo entra nessa equação como agente distrator, o qual chama atenção, indica caminhos, mas já nasce próximo de seu fim. O segredo de um bom trabalhador é saber separar o joio do trigo e perseguir, somente, as verdadeiras inclinações do mercado. Essa tarefa prova-se ainda mais fundamental quando depara-se com o novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com a pesquisa, a projeção global do emprego para o final deste ano é de apenas 1%.

Perante um cenário de crescimento tímido, conhecer atalhos capazes de guiar até a crista da onda é essencial Esses corta caminhos podem ser encontrados, justamente, na identificação das predisposições do meio. No mundo contemporâneo, cada vez mais preocupado com os contatos, relações e sentimentos do outro, as soft skills provam-se a bola da vez. Todavia, abraçar a novidade deve seguir uma linha de raciocínio aditiva – e não exclusiva. Investir em qualidades de conduta não significa abandonar a formação técnica. Vive-se em um período marcado pela dinamicidade e acumulação de conteúdo. Logo, a chave está em apegar-se ao novo e somá-lo aos antigos exercícios.

Após a insurgência da Covid-19, essas práticas ganharam ainda mais força no ecossistema dos negócios. Por conta do afastamento natural das equipes, deter uma comunicação afiada e um mental bem estruturado mostrou-se crucial para o desempenho dos times. Segundo o Relatório do Futuro dos Empregos, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, as competências comportamentais serão as mais necessárias no mercado, até 2025. “Para a CEO da B.Nous, Isabela Corrêa, o mercado brasileiro tem potencial e espaço para desenvolver, não apenas habilidades técnicas, porém as emocionais. “O cenário profissional está em ebulição. Existem muitas influências e mudanças na tecnologia e no comportamento das pessoas e das corporações, e isso está pressionando e transformando a aprendizagem corporativa", pontua.

 

Demandas de serviço

Assim como as lideranças têm passado por transformações, os clientes também alteraram suas expectativas. Não à toa, as demandas foram intensificadas e os procedimentos de produção exigem refinamento cada vez maior. A pesquisa “Mudanças no Comportamento do Consumidor Brasileiro”, levantada pela McKinsey, apenas confirma a tendência: o comprador está mais exigente. “Saber trabalhar em equipe é o melhor caminho. Cada pessoa tem um jeito especial, particular e impressionante de resolver o mesmo problema. É preciso ter abertura para novas ideias, tranquilidade para entrega, espírito de colaboração, sagacidade, vontade de ver o diferente, disponibilidade de ouvir e coragem de falar e se posicionar, explicar pontos de vista, e equilibrar todas as ideias”, ressalta especialista em autoconhecimento, Heloísa Capelas. 

Essa cobrança não recai, somente, no desempenho, qualidade e eficiência das corporações. Cada vez mais, pautas alinhadas à sustentabilidade das equipes entram no páreo, a fim de alterar a diversidade organizacional e promover o bem-estar. Para virar referência dentro de seu campo de atuação, a preocupação com a inclusão é basilar. Por isso, investir em uma labuta mais plural pode impactar os seus resultados. “Com times cada vez mais diversas, precisamos compreender nossas crenças e nos livrarmos de julgamentos. Para desenvolver soft skills como a colaboração, é preciso – antes – trabalhar desconstruir ideais como ‘faço melhor tudo sozinho’. Assim, criamos essas habilidades, olhando para nossas convicções e analisando se aquilo realmente faz sentido”, expõe Heloísa.

 

Coloque soft skills no seu cotidiano

Perante um mercado concorrido e com demandas potencializadas, a especialização pode ser um excelente diferencial. O segredo está em analisar o entorno e apontar a novo rumo com exatidão. Em decorrência das inventividades do contemporâneo, recomenda-se seguir um caminho determinado pelo know how comportamental. Dessa maneira, o profissional do futuro estará apto a reajustar-se conforme o ritmo, enfrentar montanhas-russas situacionais e – independentemente do obstáculo – encontrar forças para superá-lo. Para facilitar a trajetória, o Nube, em parceria com a CEO da B.Nous, separou três soft skills a serem perseguidas e apreendidas. Veja a lista abaixo:

Gerenciamento do tempo: aproveitar esse recurso com sabedoria, organizar a agenda e cumprir entregas dentro dos prazos são critérios essenciais diante do ambiente de labor, remoto ou híbrido, o qual se consolidou em diversas áreas. Sem sua ajuda, a sobrevida na contemporaneidade organizacional parece uma missão impossível.

Empatia: exercer uma gerência sem abusar da autoridade, com incentivos ao trabalho em equipe, permite um desenrolar uniforme das demandas. “A partir disso, conquista-se a confiança do time, incentivando a atitude protagonista e compartilhando a responsabilidade pelos resultados a serem alcançados”, ressalta a diretora.

Resiliência: grandes pressões e desafios podem gerar ansiedade ao gestor. Essa indisposição torna-se, rapidamente, um sentimento viral. Logo, não precisa de muito para ser transmitido ao restante do time. Logo, prefira absorver a crítica e contorná-la com conhecimento. "O lifelong learning é a chave para isso. Manter-se em aprendizado frequente demonstra interesse ao meio e, ainda, te capacita", finaliza Isabela.

 

Gostou das indicações? Então, se atualize quanto às tendências do mundo empresarial, escute ao público e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para alavancar a sua imagem como profissional e impulsionar a carreira é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Garanta sua inscrição, acesse: www.nube.com.br/feira! O melhor: é gratuito e on-line! Divulgue para seus amigos! Conte sempre conosco!

O Nube indica as tendências e torce pelo seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe