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Habilidades comportamentais para alavancar sua carreira 

Notícia | 01/02/2023

Pedro Fagundes

Quais as habilidades mais importantes para atingir uma vaga de jovem aprendiz, estágio ou efetivo? Apesar de ser uma pergunta sobre um tema extremamente debatido, sua resposta tende a variar conforme o tempo e ocasião. Nunca existiu uma fórmula mágica para se pleitear uma vaga de ocupacional. Não será uma formação acadêmica ou competência específica quem irá garantir o espaço ao sol. No entanto, cada um desses pequenos atributos podem ser somados, até formarem um perfil atrativo. Hoje, quem ganha destaque – perante todo o repertório individual – são as chamadas soft skills. Tratam-se de capacidades comportamentais, as quais agem como fio condutor do emaranhado de aptidões pessoais. Quer conferir como se aliar a elas? Acompanhe a matéria a seguir!

 

Contexto do mercado

Diante de um mundo em constante mutação, o profissional precisa aprender a dançar conforme o ritmo, caso pretenda seguir em destaque. As tendências mudam de uma era para outra, sempre com uma data de validade, porém desconhecida. O modismo entra nessa equação como agente distrator, o qual chama atenção, indica caminhos, mas já nasce próximo de seu fim. O segredo de um bom trabalhador é saber separar o joio do trigo e perseguir, somente, as verdadeiras inclinações do mercado. Essa tarefa prova-se ainda mais fundamental quando depara-se com o novo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT). De acordo com a pesquisa, a projeção global do emprego será de apenas 1% em 2023.

Perante um cenário de crescimento tímido, conhecer atalhos capazes de guiar até a crista da onda é essencial Esses corta caminhos podem ser encontrados, justamente, na identificação das predisposições do meio. No mundo contemporâneo, cada vez mais preocupado com os contatos, relações e sentimentos do outro, as soft skills provam-se a bola da vez. Todavia, abraçar a novidade deve seguir uma linha de raciocínio aditiva – e não exclusiva. Investir em qualidades de conduta não significa abandonar a formação técnica. Vive-se em um período marcado pela dinamicidade e acumulação de conteúdo. Logo, a chave está em apegar-se ao novo e somá-lo aos antigos exercícios.

Após a insurgência da Covid-19, essas práticas ganharam ainda mais força no ecossistema dos negócios. Por conta do afastamento natural das equipes, deter uma comunicação afiada e um mental bem estruturado mostrou-se crucial para o desempenho dos times. Segundo o Relatório do Futuro dos Empregos, realizado pelo Fórum Econômico Mundial, as competências comportamentais serão as mais necessárias no mercado, até 2025. “As habilidades técnicas são substanciais para a conclusão de diversas tarefas no cotidiano da companhia. Porém, as organizações precisaram se adaptar às diversas mudanças nos últimos anos da pandemia e, com o avanço da tecnologia, as soft skills também se tornaram uma preocupação”, explica o sócio da Unique Group, Thiago Leitão. 

 

Exigências da clientela

Assim como as lideranças têm passado por transformações, os clientes também alteraram suas expectativas. Não à toa, as demandas foram intensificadas e os procedimentos de produção exigem refinamento cada vez maior. A pesquisa “Mudanças no Comportamento do Consumidor Brasileiro”, levantada pela McKinsey, apenas confirma a tendência: o comprador está mais exigente. “Os profissionais estão expostos a mais críticas e saber como respondê-las é fundamental. A comunicação assertiva é um dos atributos capazes de ajudar na gerência, tanto do contato com o cliente, quanto com colaboradores. A cultura do feedback ganha destaque, pois resolve conflitos de maneira construtiva. Assim, os envolvidos evoluem com a situação”, comenta a diretora da Duomo, Mari Martins. 

Essa cobrança não recai, somente, no desempenho, qualidade e eficiência das corporações. Cada vez mais, pautas alinhadas à sustentabilidade das equipes entram no páreo, a fim de alterar a diversidade organizacional e promover o bem-estar. Para virar referência dentro de seu campo de atuação, a preocupação com a inclusão é basilar. Por isso, investir em uma labuta mais plural pode impactar os seus resultados. “Todos estão atentos se uma organização tem práticas voltadas para inclusão social, mas essa não deve ser a única vantagem levada em consideração. Um grupo diverso tem mais capacidade de resolver problemas complexos, pois conta com uma experiência ampla capaz de unir perspectivas diferentes”, afirma Mari Martins. 

 

Invista em Soft Skills 

Perante um mercado concorrido e com demandas potencializadas, a especialização pode ser um excelente diferencial. O segredo está em analisar o entorno e apontar a novo rumo com exatidão. Em decorrência das inventividades do contemporâneo, recomenda-se seguir um caminho determinado pelo know how comportamental. Dessa maneira, o profissional do futuro estará apto a reajustar-se conforme o ritmo, enfrentar montanhas-russas situacionais e – independentemente do obstáculo – encontrar forças para superá-lo. Para facilitar a trajetória, o Nube, em parceria com a diretora da Duomo e o sócio da Unique Group, separou as principais soft skills a serem perseguidas e apreendidas. Veja a lista abaixo:

Gerenciamento do tempo: aproveitar esse recurso com sabedoria, organizar a agenda e cumprir entregas dentro dos prazos são critérios essenciais diante do ambiente de labor, remoto ou híbrido, o qual se consolidou em diversas áreas. Sem sua ajuda, a sobrevida na contemporaneidade organizacional parece uma missão impossível.

Liderança: a capacidade de desenvolver o time é um diferencial relevante. “A autenticidade e o olhar apurado para identificar oportunidades e impulsionar o crescimento de cada contratado, incentivando-os a manterem-se produtivos e comprometidos, são fatores determinantes. Seu reflexo persiste no engajamento e resultados dos times”, pontua Mari.

Empatia: exercer uma gerência sem abusar da autoridade, com incentivos ao trabalho em equipe, permite um desenrolar uniforme das demandas. “A partir disso, conquista-se a confiança do time, incentivando a atitude protagonista e compartilhando a responsabilidade pelos resultados a serem alcançados”, ressalta a diretora.

Resiliência: grandes pressões e desafios podem gerar ansiedade ao gestor. Essa indisposição torna-se, rapidamente, um sentimento viral. Logo, não precisa de muito para ser transmitido ao restante do time. Por isso, o líder precisa ter a habilidade de conversar com quem errou, sem demonstrar irritação. Assim, preserva-se a relação entre eles, afinal, o clima tem influência direta no desempenho do grupo”, esclarece Mari.

Adaptabilidade: essa competência anda de mãos dadas com a flexibilidade. “Dessa forma, permite aos empregados , por exemplo, a adaptação às novas regras ou mudanças realizadas pela instituição onde operam, sem impactar o seu comprometimento”, finaliza Thiago. 

 

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