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Tenha uma equipe plural em seu empreendimento 

Notícia | 07/09/2023

Rodrigo Barreto

A diversidade no mundo corporativo é algo cada vez mais relevante para empresas em busca de um ambiente de trabalho mais justo, produtivo e inovador. Ao reconhecer e valorizar as diferenças individuais de seus executivos, funcionários, estagiários e aprendizes, as organizações se tornam mais capazes de alcançar resultados positivos, aprimorar suas estratégias e fortalecer sua marca perante a sociedade.

Esse aspecto refere-se à presença de pessoas com diferentes origens étnicas, culturais, raciais, de gênero, idade, orientação sexual, habilidades e experiências. Incluir essa variedade de perspectivas e vivências cria um local enriquecedor, onde as ideias são debatidas de maneira mais abrangente. Essa prática aumenta a capacidade de entender e atender às necessidades de um mercado cada vez mais plural e globalizado.

Contudo, apenas isso não é suficiente. A inclusão é o elemento-chave para todos os funcionários se sentirem valorizados, respeitados e encorajados a contribuir plenamente com seus talentos. As corporações devem criar uma cultura de promoção do respeito, da empatia e da igualdade, onde o mérito seja a base para ascensão profissional, independentemente de características individuais.

Além de ser um imperativo ético, essas questões trazem vários benefícios práticos para os empreendimentos. Equipes heterogêneas têm demonstrado maior criatividade e capacidade de solucionar problemas, pois a mistura de perspectivas impulsiona o pensamento crítico. Os colaboradores se tornam mais engajados, reduzindo a rotatividade e os custos de recrutamento e treinamento. Quanto à Governança, o foco está nas lideranças. Para Renata, é essencial verificar se a alta cúpula é plural. Esses cargos são responsáveis pelas decisões e orientações do local, sustentando sua cultura.

 

Para promover essas ações, as companhias devem implementar políticas específicas. Isso pode incluir programas de conscientização, a criação de canais de denúncia de discriminação e assédio e o estabelecimento de metas e indicadores para monitorar e avaliar o progresso nessa área.

Os líderes exercem um papel fundamental nesse processo, pois são responsáveis por estabelecer o tom e o exemplo para os demais. Eles devem oferecer segurança para todos atuarem sem medo de retaliação ou exclusão. Nesse sentido, o tema deve ser encarado como um compromisso contínuo e uma jornada de aprendizado para todos. As organizações precisam estar dispostas a desafiar preconceitos e desconstruir estereótipos para o mundo corporativo se tornar um reflexo mais fiel da sociedade.

Temas modernos envolvem diversidade e inclusão

Em 2004, a sigla ESG (Ambiental, Social e Governança) surgiu após um artigo publicado por Kofi Annan, então secretário da Organização das Nações Unidas - ONU, convidando CEOs de grandes empresas a adotarem esses princípios em seus resultados. Nos últimos anos, o termo ganhou enorme popularidade, com um aumento de 2.600% nas buscas no Google, de acordo com uma pesquisa do Pacto Global da ONU em parceria com a consultoria Stilingue.

 

As companhias associam essa agenda a melhorias na reputação e imagem, bem como à otimização de recursos, atraindo e retendo talentos, alcançando novos parceiros e mercados, fidelizando clientes, entre outros benefícios. Muitos desses fatores estão ligados não apenas a um público mais diverso, mas também a uma força de trabalho mais variada. Quem seguiu esse caminho tem alcançado diversos objetivos associados ao ESG.

A co-fundadora da Div.A, Renata Torres, destaca o pilar Social. “A inclusão envolve permitir às pessoas se sentirem seguras para serem autênticas e, ao mesmo tempo, valorizadas e integradas à equipe, reconhecendo a importância de suas contribuições para o sucesso do negócio”. Sobre o aspecto ecológico, Kaká Rodrigues, co-fundadora da Div.A, menciona o fenômeno do "racismo ambiental", pois afeta diretamente os grupos marginalizados, sujeitos a impactos negativos, como deslizamentos de morros, por exemplo.

As mulheres conquistam espaço nas corporações

 

A Covid-19 teve um efeito negativo na equidade de gênero no em todo o mundo, porém, segundo um estudo realizado pelo Talenses Group e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper, intitulado "Panorama Mulheres 2023", houve uma subida no número de mulheres em cargos de comando no Brasil entre 2019 e 2022. De acordo com a pesquisa, a presença das CEOs passou de 13% para 17%, com a expectativa de chegar a 20% no próximo ano.

Apesar dos desafios impostos pela pandemia, as executivas conquistaram posições importantes. A proporção de moças vice-presidentes passou de 23% em 2019 para 34% em 2022, enquanto a quantidade de conselheiras cresceu de 16% para 21%. No entanto, o percentual de diretoras se manteve em 26%. Para Gabriela Schirmer, sócia fundadora do PS&S Advogados, esse cenário é resultado de diversos fatores, sendo o principal deles a pressão social. “Mesmo atendendo a todos os requisitos exigidos, como competência e experiência, ainda enfrentamos resistência por parte das corporações quando se trata de cargos estratégicos”.

A maior representatividade é um grande passo para a desassociação do sexo à competência profissional. Para Gabriela, mesmo com a melhora, a diferença ainda é grande e levantamentos sobre o assunto ajudam a sensibilizar sobre a relevância de proporcionar cada vez mais oportunidades compatíveis com as habilidades de cada um. Ao liderar equipes predominantemente compostas por homens, elas muitas vezes precisam se esforçar para conquistar respeito e prestígio. “Infelizmente, essa situação frequentemente leva a uma espécie de ‘descaracterização’ de sua feminilidade, como se precisassem abdicar de sua identidade individual como seres humanos”.

 

Portanto, fique sempre ligado nos principais debates, se atualize e implemente as tendências do mercado em seu negócio. Isso fará a diferença e te deixará cada vez mais próximo do sucesso. Quer saber mais sobre os assuntos em alta e largar na frente dos concorrentes? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

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