A famosa frase de Aristóteles resume bem a constituição de um time. Afinal, “o todo é maior se comparado com a soma das partes”. Por isso, é fundamental contar com estagiários, aprendizes e efetivos motivados, independentemente do tamanho ou segmento da instituição, isso faz a diferença para conquistar mais resultados. Sendo assim, descubra algumas dicas valiosas para engajar a equipe! 

Por que é fundamental motivar o time para sempre alcançar a melhor performance? 

Segundo Silvio Sallowicz, CEO (Chief Executive Officer) da Duo & Ecco, é extremamente relevante focar nos colaboradores. “Especialmente em tempos nos quais as pessoas largam seus empregos devido a muitos fatores, incluindo a insatisfação profissional e o esgotamento, vale a pena apostar em atitudes para estimular o sentimento coletivo de satisfação e prazer”, comentou. 

De acordo com um estudo, realizado pela consultoria global McKinsey, o brasileiro é um dos povos mais desmotivados de todo o planeta. Estima-se uma nota média de engajamento para o trabalho no país de 45, em uma escala de 0 a 100. Esse resultado é inferior à média mundial de pontos registrados, na casa dos 55.

Porém, não são apenas a ausência de estímulos as principais responsáveis. “Existe uma desconexão entre a realidade dos postos com os sonhos e metas dos cidadãos”, afirmou Sallowicz. Conforme uma pesquisa, feita pelo Instituto Locomotiva, 56% dos trabalhadores formais estão insatisfeitos nas suas devidas ocupações. Esse número corresponde a um grupo de 18,7 milhões de pessoas, as quais afirmam o quanto trocariam de posto imediatamente por uma posição para trazer mais alegria no trabalho. 

Em resumo, os dados são alarmantes e mostram uma urgência na revisão de postura por parte das companhias. “Acima de tudo, a essência da liderança está em transformar pessoas comuns em campeões. Tendo gerenciado os mais diferentes perfis de colaboradores ao longo dos anos, noto como existem práticas essenciais quando a ideia é motivar um time, evitando o risco da rotatividade”, acrescentou o CEO da Duo & Ecco. 

Para Danilo Talanskas, empresário com experiência de CEO de três multinacionais GE Healthcare, Rockwell Automation e Elevadores Otis, o líder possui um papel fundamental. “Os gestores têm uma influência muito forte no movimento de demissões voluntárias, mesmo quando as companhias têm processos muito sólidos de gestão de pessoas”, pontuou. Por isso, descubra dicas valiosas! 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Veja: como manter times de alta performance?

Conheça algumas dicas para motivar e engajar o time, tornando-os campeões 

O supervisor é um grande diferencial para trazer a excelência entre os integrantes da entidade. Por isso, veja algumas dicas para motivá-los:

infográfico 

1) Faça-os permanecer conectados com os propósitos da empresa:

Uma coisa é certa: se você deixar de compartilhar informações cruciais da organização com o time, intencionalmente ou não, os colaboradores vão tirar suas próprias conclusões. “Especulações nunca são positivas, concorda? Por isso, sempre quando possível, atualize-os sobre o desempenho financeiro da empresa e as metas de longo, médio e curto prazo, explicando os impactos desses dados e a importância da atividade profissional de cada um para a conquista dos objetivos”, completou Sallowicz. Sendo assim, manter os integrantes por dentro dos assuntos os fará se sentirem verdadeiramente conectados à companhia, consequentemente estimulando cada um a dar o melhor de si.

Fique por dentro: veja como motivar e engajar o seu time! 

2) Defina claramente suas expectativas e também seus deveres:

Quando os cooperadores não compreendem suas devidas ações em um determinado projeto, é difícil para eles ter entusiasmo na execução. “Toda vez ao delegar uma tarefa à equipe, explique o máximo de detalhes possível, evidenciando suas expectativas”, complementou o CEO. Vale também reforçar como o projeto se encaixa no desenvolvimento individual e da entidade em si. 

Leia também: valorize o seu time e evite o turnover. 

3) Dê bons exemplos e faça a diferença: 

Você deve exemplificar os padrões exigidos dos seus funcionários, especialmente quando se trata de pontualidade, atendimento cordial  e disposição para auxiliar o próximo sempre quando necessário. “Isso também significa ter a humildade de assumir um erro, quando acontecer, pois transparência é um dos pilares da gestão de impacto positivo”, evidenciou Sallowicz. 

Nós recomendamos: priorize a cultura organizacional do seu negócio. 

4) Invista nos feedbacks e ouça atentamente a todos:

Sempre mantenha uma política de portas abertas com a equipe, dando feedbacks sobre o trabalho desenvolvido e promovendo a escuta ativa. Essa conduta transforma o ambiente corporativo em um local amigável, no qual os membros são encorajados a se expressarem e realizarem proveitosas trocas de ideias. Lembre-se: eles podem dar sugestões riquíssimas para a melhoria dos projetos e quanto mais ideias, melhor o resultado final! 

Quer entender mais a fundo? Leia: como amenizar conflitos com feedbacks. 

5) Mostre o quanto você se importa com cada um:

Como gestor, conhecer cada pessoa individualmente ajuda a criar vínculos mais fortes, ajudando-o a identificar pontos com mais motivação para cada um. “A gentileza também deve nortear suas atitudes. Que tal perguntar aos colaboradores como está sendo o dia deles? Se alguém parecer estressado, evite conversas agressivas, seja o agente de equilíbrio nessa situação”, aconselhou o empresário.

Isso porque não custa nada agradecer quando algo é entregue e não esquecer de pequenas atitudes, como um bom dia Essas saudações simples, vindas de um coordenador, são capazes de mudar para melhor as emoções dos indivíduos. A educação é sempre um poderoso estimulante das ótimas energias.

Veja também: saiba como gerir seu time da melhor maneira! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe