Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
a-eficiencia-na-gestao-de-pessoas-nos-negocios

A eficiência na gestão de pessoas nos negócios! 

Notícia | 20/03/2023

Ana Clara Lima

As pessoas são a base para o bom funcionamento do negócio. Infelizmente, ainda é comum as entidades perderem talentos por causa de líderes ruins. No entanto, os últimos anos foram de mudanças significativas e em sua grande maioria, positivas. Com isso, hoje em dia há a urgência de olhar com mais atenção para os integrantes dos times. Por essa razão, é indispensável a promoção de uma cultura corporativa forte e baseada na garantia de saúde mental e reforço das estratégias de retenção. Sendo assim, fique por dentro de como a coordenação de indivíduos eficiente pode ser a peça-chave para obter sucesso no mercado!

Os pontos de atenção no meio laboral 

Conforme a 22ª edição do estudo Índice de Confiança Robert Half, os três focos na gestão de pessoas em 2023 são: investimento no treinamento e desenvolvimento dos colaboradores (55,3%); promoção de uma cultura corporativa forte (49,2%); garantia da saúde mental da equipe (44%). Ademais, o reforço de estratégias de retenção aparece logo em seguida (43,7%). Nessa conjuntura, percebemos como as organizações já estão cientes sobre a relevância de tratar o assunto. 

Atualmente, vislumbramos uma alta concorrência nos mais variados setores, sendo a principal motivação para concentrar seus esforços em novas dinâmicas e metodologias.  “As empresas vêm a possibilidade de amenizar os evidentes gargalos de qualificação com a capacitação interna de seus profissionais. Indo além do desenvolvimento de competências críticas, potencialmente escassas no mercado, a prática auxilia na retenção de talentos em um momento do meio laboral no qual os melhores estão sob alta disputa”, pontua Lucas Nogueira, diretor regional da Robert Half.

Além disso, o levantamento também demonstrou os desafios mais importantes para as lideranças, tais como: assegurar a motivação da equipe (50,1%); reter profissionais-chave (44,2%); contratar talentos com as competências técnicas e comportamentais necessárias para as vagas em aberto (35,4%). Outra dificuldade enfrentada por significativa parcela dos entrevistados é o equilíbrio entre vida pessoal e profissional (31%). 

Nesse contexto, após longos anos de serviço intenso, muitos funcionários transformaram sua concepção a respeito dos limites do profissionalismo em suas vidas. “Independentemente das motivações, as prioridades de muitas pessoas mudaram, especialmente em relação ao trabalho. Por isso, uma gestão próxima, empática, transparente, confiável, é cada vez mais crucial para lidar com as complexidades apresentadas pelo mercado de trabalho contemporâneo”, esclarece Nogueira. 

A gestão de pessoas no atual mercado

Em meio a era das grandes apostas na tecnologia e inovações dos serviços, existe um pilar ainda mais relevante e estratégico: a gestão de pessoas. Afinal de contas, sem elas, os ideais de modernização são sequer considerados. No caso de um período de crise, por exemplo, as máquinas não resolveram nenhum problema, mas sim, quem está por trás delas. Para os negócios interessados em investir em uma boa equipe para os próximos anos, é preciso ir além de contratar profissionais eficientes e oferecer bons salários. Pensando nisso, elencamos alguns pontos relevantes para obter sucesso ao longo dos anos. Veja: 

Demonstre aceitação sobre as diferenças entre as pessoas: nesse mundo, ninguém é igual. Cada cliente possui necessidades e desejos únicos, assim como os colaboradores são diferentes uns dos outros em suas qualidades e fragilidades. Para encontrar o melhor dentro dos indivíduos, é crucial conhecê-los. “Faça pesquisas internas, converse com seu pessoal, saiba suas preferências e discuta sobre os principais erros e acertos da relação. Além de estarem ali pelo salário, os trabalhadores precisam criar uma relação de confiança com a empresa. Cada um precisa se sentir uma peça única e importante da marca”, comenta Marcelo Biasoli, Country Manager da 123Seguro.

Valorize o trabalho em equipe: não apenas o líder precisa entender isso como o time inteiro. Dentro de uma firma, os resultados individuais são diretamente influenciados pela pela convivência do coletivo. Por essa razão, a comunicação interna também precisa estar 100% alinhada. “Para isso, estimule o diálogo entre a própria equipe, crie um canal de comunicação acessível para todos e mostre a importância de deixar as informações sempre claras”, complementa o especialista.

Garanta o bem-estar de todos no ambiente laboral: independentemente do regime de atuação, remoto, híbrido ou presencial, os gestores devem prestar atenção nas condições de trabalho do staff. Logo, garantir os materiais e equipamentos necessários para a conclusão de tarefas é fundamental, pois a jornada e carga horária proporcionam um cotidiano saudável para o quadro. “Isso evita também o chamado quiet quitting, ação de quem deixa de se esforçar nas tarefas sem pedir demissão", ressalta Biasoli.

Implemente os feedbacks em conversas rotineiras: não existe uma fórmula correta, mas muitos executivos são contra a distribuição de críticas datadas, mesmo quando construtivas. Isso porque não há uma troca de conhecimento quando apenas um é “julgado”. “A dica é proporcionar conversas com os funcionários para entender as principais dores do dia a dia e onde a equipe pode trabalhar para amenizá-las. A ideia é oferecer uma ajuda ao colaborador e não uma bronca”, conclui o Country Manager da 123Seguro.

Em suma, as pessoas passam um terço de seus dias trabalhando e esperam felicidade, significado e propósito desse ambiente. Apesar de não existir uma solução universal para isso, é possível se basear nos modelos eficientes presentes no mercado. Desse modo, as chances de triunfar tornam-se cada vez maiores. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube investe na gestão de pessoas!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete