Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-as-competencias-socioemocionais-pedidas-pelo-mercado

Quais as competências socioemocionais pedidas pelo mercado? 

Notícia | 15/02/2022

Giovanna Cavalli

Antigamente, os requisitos para conquistar uma vaga eram mais conhecimentos técnicos, mas, atualmente, as empresas procuram por soft skills. Afinal, a sociedade sofreu impactos na vida pessoal, social e profissional, com isso, as habilidades socioemocionais tornaram-se prioridade dos recrutadores. Então, se você procura uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, fique atento.

O desenvolvimento

De acordo com levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), adolescentes de 15 anos se acham menos criativos, curiosos, persistentes e responsáveis em relação às crianças de dez anos. “A análise faz um alerta para a importância das aptidões socioemocionais desde a infância. Afinal, quando o jovem chega ao mercado de trabalho, ele é exigido para além das competências da área, sendo necessário o desenvolvimento de múltiplas atribuições”, afirma o diretor acadêmico do Centro Universitário Senac, Daniel Garcia Correa.

Segundo a professora de Administração da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid), Letícia Moraes, tais maestrias são fundamentais hoje em dia, pois proporcionam o autoconhecimento. “Em tempos de incertezas, essas skills contribuem para definir e gerenciar as ações necessárias diante de acontecimentos cotidianos ou não para buscar respostas ágeis e efetivas, além de melhores soluções para resolução de problemas simples e complexos”, explica.

Nesse sentido, a docente elencou algumas características primordiais e um diferencial para carreira em 2022. Veja:

  • Agir com responsabilidade e colaboração na busca de soluções para questões locais e globais;
  • Pensar criticamente, questionando o por quê e a finalidade das coisas;
  • Ter flexibilidade cognitiva para pensar sistemicamente, fora do padrão, adaptando-se a variadas situações;
  • Trabalhar e gerenciar pessoas – seus pares ou não - e resolver conflitos, minimizando sua interferência na qualidade da comunicação interpessoal e na resolução de problemas;
  • Manter-se atualizado sobre as questões mundiais, novas tecnologias e seu uso de forma ética e consciente;
  • Ter respeito e solidariedade em todas as relações.

Para criar esse know how, conforme Letícia, o caminho é o incentivo aos trabalhos em equipe com projetos coletivos, corporativos e sociais. “Outro grande aliado é o entendimento de outros saberes, como atividades culturais e artísticas as quais estimulam a troca de experiências e de vivências, o diálogo e a comunicação assertiva”, complementa.

Candidatos, atentem-se!

Os candidatos devem estar atentos a esse novo cenário do mercado. “Além da escolaridade formal - como a graduação no ensino superior, cursos de atualização, bom desempenho profissional nas experiências corporativas - o mundo corporativo quer indivíduos atentos ao autoconhecimento e à prática dos autocuidados em relação à saúde física e mental, pessoas dispostas ao diálogo e cautelosas quanto à sua imagem e postura”, destaca a educadora.

Por fim, o perfil do profissional do futuro será ter capacidade de liderar e de liderar-se. “Ou seja, apto a assumir responsabilidades para além de suas funções, manter-se constantemente atualizado, pensar e agir sistemicamente, ter objetivos alinhados com os corporativos, assim como compartilhar e partilhar dos mesmos valores. Bem como ser proativo, aberto a mudanças e flexível para lidar com os desafios trazidos pela pandemia”, conclui Letícia.

Continue acompanhando nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e contamos com a participação de diferentes especialistas. Assim, você destaca a sua corporação em meio ao mundo empresarial. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete