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Como melhorar sua gestão em 2023? 

Notícia | 20/01/2023

Rodrigo Barreto

Atualmente, para uma empresa se destacar no mercado competitivo, ela deve ter um propósito, valores consistentes e atender aos principais desejos dos clientes e colaboradores. Afinal, o olhar das pessoas perante o mundo corporativo mudou. Hoje, tanto consumidores quanto candidatos a vagas de emprego e estágio buscam novas características nas instituições. Sendo assim, as lideranças precisam estar antenadas nas tendências. Confira nesta matéria alguns tópicos essenciais para comandar uma equipe de sucesso.

Como realizar a gestão de pessoas?

Apesar de as marcas apostarem em grandes tecnologias e na inovação de seus serviços, as pessoas formam o pilar mais estratégico de uma organização. Isso porque, sem elas, tais ideias de modernização são sequer pensadas. Se surgir alguma crise na corporação, por exemplo, uma máquina não resolverá o problema sozinha. Necessitará de alguém por trás dela.

Para quem quer investir em um bom staff para os próximos anos, é preciso ficar atento: não basta contratar profissionais eficientes e oferecer bons salários. “Os indivíduos desejam além disso. Elas querem transformar o ambiente onde passam cerca de um terço de seus dias em sinônimo de felicidade, com significado e propósito”, comenta o Country Manager da 123Seguro, Marcelo Biasoli.

Contudo, como melhorar a gestão de grupo do seu negócio? Em pleno 2023, ainda não há uma fórmula concreta para o sucesso nessa tarefa, mas é possível se basear em modelos eficientes. Sendo assim, Biasoli destaca alguns pontos determinantes para serem aplicados neste ano.

Entenda a diferença entre as pessoas:

Antes de tudo, é preciso entender e aceitar: ninguém é igual. Assim como os clientes possuem necessidades e desejos únicos, os colaboradores também são diferentes uns dos outros, com qualidades e fragilidades. Para explorar o melhor de cada um, é essencial conhecê-los. “Portanto, faça pesquisas internas, converse com todos, saiba as preferências e discuta sobre os principais erros e acertos da relação. Além de estarem ali pela remuneração, os integrantes precisam criar um laço de confiança com o local e perceber sua relevância para o funcionamento”, explica.

Mostre a importância do trabalho em equipe:

Resultados individuais são motivados por pensamentos visando o crescimento da equipe. O time precisa estar ciente de como o trabalho de cada membro está interligado. A comunicação interna também precisa estar 100% alinhada. Para isso, estimule o diálogo entre os colegas, crie um canal de conversa acessível e mostre o valor de deixar as informações sempre claras.

Proporcione um ambiente saudável:

Seja no formato presencial ou remoto, todo gestor deve prestar atenção em como estão as condições de trabalho de seus funcionários. Providenciar bons materiais e equipamentos para a execução das tarefas e analisar a relação entre jornada e a carga de atividades são primordiais para garantir o bem-estar. Isso evita também o chamado “quiet quitting'', ação de quem deixa de se esforçar no cotidiano sem pedir demissão.

Invista em conversas:

Elabore bate-papos para entender as principais dores do dia a dia e possíveis atitudes para amenizá-las. A ideia é oferecer ajuda e não uma bronca.

Oferecer feedbacks impacta na motivação da equipe

Independentemente do cargo, qualquer indivíduo deve passar por uma análise e entender se está cumprindo com as expectativas e resultados. Para isso, o feedback é fundamental. Essa avaliação, no entanto, exige cautela e consciência sobre o local, momento apropriado e maneira de falar. São diversas as formas de expressar um ponto de vista em busca de um melhor clima e relacionamento entre os parceiros.

De acordo com o CEO da abler, Alisson Souza, essa prática é essencial nas etapas de desenvolvimento de um profissional. “Passará a expectativa quanto a demandas, desempenho ou comportamentos, dando um real retorno sobre a sua atuação. É uma maneira de fazer ele entender questões, como pontos de melhoria ou a serem reforçados”, revela.

Segundo o especialista, é importante evitar o viés negativo. “Para isso, o primeiro passo é criar uma cultura dessa filosofia, a troca entre deve ser algo considerado natural dentro da organização. Outro ponto interessante é a utilização de diferentes modelos de análise, sejam elas positivas, negativas, construtivas, corretivas ou motivadoras. Existem dinâmicas para diferentes situações, fazendo essa informação ser recebida de um jeito menos doloroso”, relata.

Faça reuniões objetivas e curtas

É comum ouvirmos a frase: “essa reunião poderia ter sido resolvida com um e-mail”, ou então participar de uma chamada muito demorada. Por esses e outros motivos, no mundo corporativo, há dúvida se existe um tempo ideal para a realização de uma reunião ser produtiva e não cansativa.

O encontro é assertivo quando se debate todos os pontos da pauta e os próximos passos ficam bem alinhados. “Para isso, o mais relevante antes de chamar todos para um link virtual ou para a sala de reuniões é identificar o seu motivo. A duração de uma call deve ser sempre definida em função da pauta e não o contrário”, destaca o especialista em gestão, Pedro Signorelli.

De acordo com estudo do Laboratório de Fatores Humanos da Microsoft, participar de quatro horas de reunião sem intervalo, por exemplo, gera um pico na atividade beta do cérebro, associada a níveis elevados de estresse. Além disso, conforme pesquisa feita pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, os funcionários gastam, em média, 18 horas semanais nessas atividades. Além disso, 85% do expediente é desperdiçado com essa demanda, indica o levantamento do MIT Sloan.

Infelizmente, muito por conta do modo adotado pelas companhias durante a pandemia, isso se tornou uma cultura estabelecida. “Às vezes, não há explicação para aquele encontro. Por isso, antes de agendá-lo, é preciso identificar qual a sua finalidade, assim, é possível determinar, de forma mais assertiva, quem precisará comparecer. Em alinhamentos de conceitos, por exemplo, é crucial a presença da maioria ou até de todos, pois do contrário a diferença na semântica pode atrapalhar a definição e execução das ações”, complementa Signorelli.

Portanto, siga os conselhos e busque informações com quem entende do assunto para se destacar. Dessa forma, você largará na frente da concorrência em meio ao mercado tão concorrido. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

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