Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-e-o-clima-da-sua-equipe

Como é o clima da sua equipe? 

Notícia | 15/03/2023

Rodrigo Barreto

Para ter sucesso, uma empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho saudável e reconhecer os valores de cada profissional. Afinal, nem a remuneração influencia na produtividade quanto o humor da equipe. Além disso, o cuidado com esse aspecto diminui também o índice de turnover. Ou seja, é fundamental promover um bom relacionamento entre estagiários, funcionários e diretoria.

Nos dias atuais, as pessoas valorizam mais a saúde mental e outros privilégios além do dinheiro. Na hora de responder uma proposta profissional, examinam o ambiente e se é possível ser feliz vivendo naquele lugar. Ter reconhecimento, trabalhar com amor e ao lado de amigos é o cenário dos sonhos. Recentemente, houve uma mudança de mentalidade dos gestores em relação a seus times e isso já é realidade em várias companhias.

Para 50% dos desempregados, a aderência do seu perfil à cultura da corporação é um ponto importante ao avaliar uma proposta, de acordo com a pesquisa "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores”, elaborada pela Robert Half. Sendo assim, para atrair e reter os melhores talentos, é preciso entender este tema.

Esse aspecto está relacionado à produtividade da equipe

Muitos líderes e membros do RH trabalham para a estatística de rotatividade não aumentar dentro da organização. Para manter um clima sadio, o comandante tem papel chave para oferecer mais alegria e bem-estar ao grupo. A partir disso, a produtividade atinge o máximo de eficiência e traz resultados incríveis a um negócio. De acordo com estudo da Gallup, o chefe tem influência de até 70% no engajamento dos colaboradores e 70% deles não estão preparados para essa responsabilidade.

Infográfico sobre clima na equipe

Sendo assim, quando uma gestão se encontra desestruturada, sem o apoio de um comandante, o ambiente se torna desagradável e implica no aumento dos pedidos de demissão. Além disso, quando é imposta uma meta excessiva, os membros acabam competindo uns com os outros, provocando a desmotivação e a concorrência desleal. Segundo a Robert Half, a principal causa de insatisfação é a falta de chances de crescimento, atingindo 34% dos entrevistados. Outras razões são clima organizacional (20%), salário atual e função desafiadora (ambos mencionados em 13% das respostas).

Infográfico sobre principais causas da insatisfação no trabalho

Para o CEO do Cebrac - Centro Brasileiro de Cursos, Rogério Silva, o bem-estar de um colaborador muito se associa ao quanto ele acredita na companhia. “É preciso estar de acordo com os valores do local, atuar consoante as tarefas e entregar o seu melhor para todos permanecerem em constante sintonia. Também, poder contar com um líder faz toda a diferença, pois ele indicará caminhos para melhor atingir os objetivos e colaborar com a integração de um time”, explica.

Ademais, quem investe na saúde mental de seus integrantes, propicia um destaque maior dos valores humanizados, todos se sentem mais acolhidos e confiantes para sugerir novas ideias. Um bom clima organizacional favorece oportunidades. “Isso afeta muito o rendimento. Um relacionamento amistoso, com pessoas alegres e solidárias umas com as outras é muito positivo”, explica Silva.

A importância de ser feliz com o trabalho

Esse assunto é subjetivo e varia de acordo com cada indivíduo e até mesmo com o momento. Nos últimos anos, algumas coisas ganharam mais valor, como a possibilidade de atuar remotamente, podendo estar em qualquer lugar, sem residência fixa. Outro aspecto muito desejado atualmente é o cuidado com o psicológico. Assim, garante um clima positivo e acolhedor, proporcionando aumento da produtividade e da retenção dos talentos, por meio da satisfação e do contentamento.

Não é novidade para ninguém como esses aspectos estão interligados. De acordo com estudo realizado pela Universidade da Califórnia, em 2019, um membro satisfeito apresenta um rendimento 31% superior, é três vezes mais criativo e vende 37% a mais em comparação com outros funcionários. Além disso, ele é motivado a atender melhor o cliente, evitar acidentes e desperdícios.

Para atingir esse índice, é interessante ter propósitos bem identificados e hábitos positivos no cotidiano. Isso pode ser estimulado pelos dirigentes em ações com a equipe, para mantê-la engajada e alegre em estar ali. Se a relação é de amizade entre os colegas, maior a chance de querer se ajudar e, consequentemente, atingir os objetivos.

No futuro, esse fator pode se tornar obrigatório e imprescindível. “De uma forma ou de outra, o bem-estar também se envolve com esse dinamismo e conversa com um senso de coletividade indispensável. Hoje, demanda-se atitudes colaborativas. Elas são somadas à mentalidade de todos possuírem valor para os projetos, métodos e ações para provocarem os efeitos desejados”, comenta o diretor de gente e gestão na Serede, Augusto Neves.

Assim, as companhias precisam estar atentas e proporcionar espaços saudáveis, metas factíveis e exercer lideranças conscientes quanto aos níveis de cobrança e de autonomia, minimizando a fadiga dos colaboradores. É preciso tentar, ainda, oferecer o mínimo de qualidade de vida, com equilíbrio. Cada vez mais, os profissionais buscam empregos conectados com seus valores.

Segundo estudo do Instituto Gallup, servidores com alto nível de contentamento, ao longo de um ano, perdem 70% menos dias no escritório e são mais propensos a não faltar por problema de saúde. Além disso, são 45% mais predispostos a exibir adaptação a mudanças, algo fundamental e cada vez mais requerido. Por outro lado, quando infelizes, podem ocasionar resultados danosos.

Sendo assim, ter essa consciência é importante. “Ao nos depararmos com contratempos, é natural as emoções dominarem nossos instintos, dificultando a obtenção de uma visão clara e realista sobre os próximos passos. Vale destacar: não há nada de errado em demonstrar comportamentos humanos. Pelo contrário, essa sensibilidade traz um ponto de vista, podendo ser traduzido em ações impactantes”, complementa Neves.

Portanto, saiba como comandar a sua equipe nos dias atuais. Quer saber mais sobre os assuntos em alta? Em nosso site são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de um estagiário ou aprendiz para fortalecer ainda mais o seu negócio, entre em contato com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe