Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
arrase-em-processos-seletivos-remotos

Arrase em processos seletivos remotos 

Notícia | 15/03/2023

Pedro Fagundes

Com qual frequência você esbarra em processos seletivos, de maneira remota? Com o passar dos anos, essa metodologia de recrutamento tem se tornado cada vez mais frequente nas companhias. Por isso, é preciso estar alinhado às demandas e compreender suas diretrizes. De acordo com dados levantados pela CNBC, 84% dos recrutadores já adaptaram seus processos de contratação para o modelo a distância. Por outro lado, uma pesquisa realizada pelo Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) revela como apenas 13,69% (1.105) dos estagiários e jovens aprendizes sentem-se satisfeitos com esse mecanismo de seleção. Quer descobrir como contrariar o senso comum e subir essa estatística? Então, aproveite o universo virtual, acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Benefícios do modelo on-line

Apesar de não muito popular entre os estudantes, o mecanismo virtual também desfruta de uma relevância prática. Sua execução não se detém à simples comodidade e conforto – como pontua a selecionadora do Nube, Rachel Santos. Pelo contrário, transforma inúmeros signos da equação. “A atuação a distância proporciona ao trabalhador uma maior qualidade de vida, economiza em seu deslocamento e, consequentemente, evita o estresse no trânsito. Logo, a entidade contratante também se beneficia. Teoricamente, ao substituir o período gasto com transporte por um simples clique em uma chamada via computador, smartphone  ou tablet, a quantidade de atrasos tende a despencar”, destaca. 

Além de proporcionar sossego e casualidade, as oportunidades de teletrabalho também defendem o social. A partir dessa forma de seleção, faz-se possível a contratação de pessoas de quaisquer localidades, Brasil afora. Graças a esse artifício, alguém de Chuí (RS), ponto mais ao sul do país, não enfrentará problema algum para ingressar em uma vaga em Boa Vista (RR), por exemplo, o outro extremo do território. Ou seja, nesse contexto, a quilometragem reduz-se a apenas um número. Hoje, 500 metros e 4.300 quilômetros de distância possuem, para um recrutador, praticamente, o mesmo valor. Logo, é indispensável destacar como a metodologia remota – apesar dos reveses – representa um movimento de inclusão no mercado.

 

Impedimentos do remoto 

Em contraposição às regalias, utilizar dessa ferramenta pode significar a imposição de barreiras cotidianas. Logo, contar com uma equipe adaptada é o cerne do serviço. Precisa-se apostar na organização e empenho dos funcionários. O contato digital – queira ou não – afasta o concorrente do RH, gestão e equipe. Esse fenômeno implica em uma rotina mais flexível, menos vigiada e carente de transformações. A fim de se alinhar às novidades, os times de recursos humanos devem buscar o auxílio nas tecnologias, capazes de otimizar os resultados de suas tarefas diárias e aprimorar a comunicação com o outro. “Desse modo, nossa atuação passa a ser estratégica e vital para o sucesso da companhia”, frisa Rachel.

O conforto atrelado à estadia em casa – por sua vez – também aparece como um gatilho distrator da prática virtual. A capacidade de alcançar o mundo, sentado no sofá de casa, se assemelha a um super poder. Porém, assim como pontua uma icônica frase da cultura pop, parafraseando-na, com grandes vantagens, vem inúmeras responsabilidades. “O principal desafio fica na problemática de expor-se por trás de uma tela. Perde-se, aí, o contato íntimo com quem te vê e escuta”, avalia Rachel. Os mecanismos de comunicação implicam, por via de regra, em ruídos. “Logo, cria-se uma barreira difícil de ser superada. Por conta disso, estará à frente dos demais, quem consiga transmitir informações, de forma clara e objetiva”, complementa.

 

Dificuldades comuns ao estudante 

Perante um contexto recheado por prós e contras, é recomendável rodear-se de orientações, a fim de descomplicar a rotina. Eliminar, já de início, os principais impedimentos do ofício, retira um enorme peso das costas e dá espaço para uma atuação mais concisa, em cada etapa exigida. Por isso, com o auxílio da selecionadora do Nube, separamos três pontos basilares a fim de garantir o simples e facilitar os obstáculos correntes à procura por um cargo. Veja  a lista abaixo:

infográfico com três dicas para um bom desempenho nas entrevistas

Atente-se à data da entrevista: acredite ou não, há quem se embaralhe no calendário e – por descuido – desperdice sua chance. Por conta disso, não pense duas vezes e monte uma agenda. Ao “perder” cinco minutos de anotação, você ganha uma vida inteira de responsabilidade e organização pela frente. Procure nunca deixar escapar de seu controle lances como esse. Chegar na etapa de uma conversa com a empresa é o passo mais difícil de ser dado. Logo, aproveite-o ao máximo. 

Confira com antecedência a plataforma da dinâmica: ficar atento a esse detalhe prova-se crucial, pois o programa utilizado pelo estabelecimento pode exigir a realização de um download ou, até mesmo, a procura por outra máquina. Nessas horas, largue o “achismo” e tenha certeza da sua situação. “À vista disso, é de extrema relevância testar o aparelho onde realizará a entrevista e verificar a conexão com a Internet”, exalta Rachel.

Seja pontual: perder o horário – infelizmente – é uma situação comum, capaz de comprometer uma avaliação de perfil. Quem se atrasa, principalmente em um contexto onde basta ficar ligar o computador e entrar na chamada, acende uma luz vermelha a quem te observa. Ações como essa, demonstram desinteresse. Portanto, busque apagar o costume da sua rotina. Usufrua da comodidade proporcionada pelo on-line e chegue sempre no relógio. Quem expressa comprometimento, automaticamente, ganha alguns pontos.

 

Mire o bom desempenho

Com cada item duplamente checado, saiba como maximizar sua performance em um encontro com a corporação. Para isso, o especialista em carreira, Uranio Bonoldi, em parceria com o Nube, fornece algumas dicas a quem pretende pleitear uma posição de prestígio. Procure pautar seu comportamento nas indicaçõe e confira os tópicos a seguir:

Mantenha um discurso coeso: quando temos uma visão clara de nossos valores e objetivos, conseguimos comunicar melhor com quem trabalhará conosco. “Isso facilita na inserção de novos colaboradores. Assim, no processo seletivo, procure ser visualizado como alguém rente aos propósitos e princípios da empresa”, pontua Bonoldi.

Tenha um bom vocabulário: um português claro não significa usar palavras rebuscadas, porém, exibir um bom domínio da língua. Caso você consiga masterizar essa habilidade, o esforço de expressar seus talentos ficará mais simples. Logo, fuja das gírias e evite o excesso de informalidades.

Alinhe suas preferências com a vaga: expressar os sonhos e metas pessoais como fatores próximos às ambições da companhia é fundamental. “Dessa forma, garante-se a longevidade da relação profissional. Ademais, confere-se credibilidade para a entidade e traz segurança à atuação”, finaliza o especialista. 

 

Gostou das indicações? Então, compreenda os obstáculos do on-line, potencialize o seu desempenho em entrevistas e, claro, compartilhe o conteúdo com os amigos! A hora para alcançar o estabelecimento dos sonhos é agora, basta ter iniciativa. Quer mais toques como esse? Continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo ao máximo, deixe sempre as notificações ligadas. Mantenha seu cadastro atualizado, atenda às nossas ligações e consulte o seu e-mail para não perder nenhuma novidade.

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco!

O Nube indica caminhos e acompanha a trilha do seu sucesso!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete