Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-avaliar-o-trabalho-em-equipe-em-dinamicas

Como avaliar o trabalho em equipe em dinâmicas? 

Notícia | 09/05/2019

Layane Bittencourt

A necessidade de sobrevivência foi fator fundamental para os nossos ancestrais perceberem a importância de se agruparem. Essa estratégia é atemporal, principalmente, quando falamos do ambiente corporativo, no qual garante o sucesso dos negócios. Por isso, o trabalho em equipe é avaliado em processos seletivos.

Segundo Elisete Vasconcelos, recrutadora em atuação no Rio de Janeiro, esse aspecto tem relevância no dia a dia corporativo. “Ninguém faz nada só, cada um desempenha uma função específica, mas unidos para atingirem um só objetivo”. Portanto, embora todos tenham suas próprias competências, o time só fica mais preparado e competitivo, quando os seus conhecimentos se juntam em equilíbrio.

Para Eduardo Oliveira, gerente nacional, a cooperação é determinante para a alta performance no ambiente corporativo, afinal, apenas em sinergia as metas são batidas. “É fundamental procurar ouvir e também participar, mas sempre em atitude pró-ativa e de colaboração”, destaca. Em meio a isso, os selecionadores preparam dinâmicas para avaliar essa questão em seus candidatos.

Elisete apresenta os jogos como excelentes mecanismo para observar a interação dos futuros colaboradores com a equipe apresentada. “Apesar de serem lúdicos, eles revelam traços da personalidade do indivíduo quando exposto às mais diversas situações”, ressalta. Entre alguns pontos analisados, a especialista pontua:

1. Falta de comprometimento: quem não expressa suas opiniões, raramente obtém o compromisso com as decisões tomadas, mesmo discordando.

2. Desconfiança: o medo de conflitos e de se mostrar vulnerável prejudica a colaboração em debater ou contestar as ideias alheias.

3. Desatenção: é preciso foco nos resultados para não colocar as necessidades individuais acima dos objetivos da equipe.

4. Fuga de cobranças: com a eventual discordância, é preciso a imposição de alguém para definir e solicitar a execução das responsabilidades de cada um.

O segredo para conduzir uma dinâmica é preparar-se, respeitar a condição do outro e buscar o melhor candidato para a vaga específica. Conte sempre com as dicas no Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete