Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
aprimore-sua-imagem-pessoal-e-conquiste-a-vaga-dos-sonhos

Aprimore sua imagem pessoal e conquiste a vaga dos sonhos! 

Notícia | 22/08/2023

Carolina Amaral

O processo seletivo para um emprego pode causar desconforto em muitas pessoas, especialmente nos jovens em busca de sua primeira experiência no mundo do trabalho. Logo, para não passar aperto e estar preparado, é essencial aprimorar os conhecimentos básicos sobre o assunto. Nesse sentido, antes de tudo, atentar-se à imagem pessoal transmitida é de suma importância, pois, como diz o ditado: a primeira impressão fica. Assim, aprenda agora a se destacar com postura e determinação.

 

Saiba usar dos meios certos para se divulgar 

O LinkedIn é a principal rede social do mundo corporativo, com mais de 850 milhões de usuários em 200 países ou territórios, segundo informações da própria empresa. Logo, quem está em busca de novas oportunidades precisa estar presente no app. “É fundamental manter-se ativo na plataforma e com os dados sempre atualizados”, explica Christina Curcio, CEO da Icon Talent.

Além da atualização cinstante dos elementos, outros cuidados também devem ser tomados pelos profissionais para se destacarem em meio a tantos usuários. Confira cinco passos indicados pela especialista para turbinar o perfil:

  • Informações de Contato: sem isso no modo público, a aproximação do recrutador fica mais difícil, inviabilizando uma futura contratação. Logo, é preciso ter e-mail e celular claros.
  • Selo “Open to Work”: essa é uma ferramenta gratuita disponibilizada pela própria rede social e é essencial para a instituição enxergar você como disponível. Quem trabalha com recrutamento e seleção sabe da realidade do mercado e da movimentação dos profissionais. Por isso, não verão com maus olhos o uso.
  • Interação com a comunidade: um dos erros mais comuns é não interagir com os contatos e tratar o canal apenas como um repositório de currículos. Assim como outras redes sociais digitais, quanto mais ativo for, maiores são as possibilidades. Faça postagens regularmente sobre o setor de ocupação, comentando notícias e recomendando leituras relacionadas.
  • Indicações e recomendações: “no LinkedIn você pode e deve utilizar esses recursos a seu favor. Além das recomendações de ex-colegas de trabalho e ex-gestores sobre as suas características, é muito importante pedir também indicações”, afirma Christina.
  • Novos contatos: seja proativo e se conecte às firmas de Recursos Humanos com vagas ou com o costume de contratar na sua formação. Além disso, se tem alguma entidade em mente, essa é uma ótima maneira de se aproximar. 

Além disso, dependendo do âmbito de atuação, é relevante deixar o portfólio aberto. “É uma estratégia muito usada em algumas áreas como a Tecnologia da Informação e a Engenharia, por exemplo. Muitas vezes os projetos desenvolvidos são tão ou mais relevantes se comparado ao próprio currículo e visualizar o portfólio antes da entrevista ajuda muito na seleção”, afirma a especialista.

 

Preparare-se e tenha sucesso em processos seletivos

Segundo dados da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação da população chegou a 8,8% dos brasileiros. Um dos grupos mais afetados nesse contexto são os jovens, elevando ainda mais a preocupação e a insegurança durante a entrevista de emprego.

Nesses momentos, é comum o nervosismo e ansiedade atrapalharem o desempenho, além da falta de cursos extras e qualificações. Para ajudar a vencer essas questões e ter um bom desempenho, algumas dicas podem ser de enorme auxílio. Confira:

  • Pesquise sobre a corporação e vaga: saber sobre o lugar é crucial não apenas para passar no processo, mas para analisar se o cargo é ideal. “É imprescindível pesquisar, saber sobre a chance, se a localização é viável para você e sua rotina. Tudo isso pode te deixar mais seguro e evitar frustrações futuras”, indica Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser+.
  • Aposte nas soft skills: o termo descreve capacitações comportamentais as quais podem contribuir na conquista de um emprego. “Destaque as suas características, se é bom em resolver problemas, tem um pensamento criativo e ‘fora da caixa’, se gosta e tem facilidade em atuar em equipe, se é organizado com prazos e administração de tempo, por meio de experiências do dia a dia retratando e com o poder de potencializar o talento”, explica a executiva.
  • Seja pontual: principalmente com as mudanças tecnologias proporcionadas pela pandemia, muitos estabelecimentos têm optado por um bate papo virtual. Outros, ainda preferem o contato presencial, mas independentemente do formato, esteja preparado e não se atrase. “Imprevistos acontecem, mas além de não ser legal para uma primeira impressão, se atrasar pode deixar o candidato mais nervoso. Então, pesquise o caminho, saia de casa mais cedo, se for on-line, cheque o link e a conexão. Isso vai ajudar a ficar mais concentrado e aumentará as chances de se sair bem”, pontua.
  • Mantenha a calma: especialmente nos primeiros processos seletivos, a ansiedade, a timidez e o nervosismo podem atrapalhar. “É muito comum, acontece com grande parte das pessoas. Dormir bem na noite anterior, se alimentar antes de sair de casa, levar uma garrafa de água, pode ajudar a se controlar”, comenta a gestora.
  • Seja você mesmo: mentir sobre suas competências ou vender algo diferente da verdade é uma péssima estratégia e pode manchar o nome perante a instituição. “Apresente aquilo o qual você realmente pode oferecer. O autoconhecimento é fundamental nessa hora, pois ajuda a destacar os pontos fortes e os a serem desenvolvidos. Seja verdadeiro e esteja disposto a aprender, isso fará toda a diferença!”, finaliza Wandreza.

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nada. 

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, as inscrições já estão abertas. Clique no link e participe! Conte sempre conosco para trilhar uma jornada de sucesso!

O Nube te ajuda a unir o bem estar com o êxito profissional!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete