Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
esporte-como-um-aliado-do-bem-estar-e-rendimento

Esporte como um aliado do bem estar e rendimento 

Notícia | 27/02/2023

Carolina Amaral

Quando o assunto é educação, ter uma rotina para aprender a ter responsabilidades, cultivar o hábito da leitura e compreender noções básicas de cidadania são alguns dos fatores apontados como essenciais para preparar as crianças para a vida. Recentemente, uma pesquisa da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, adicionou a essa lista a prática de esportes na infância. Logo, implantar atividades físicas no cotidiano dos jovens pode apresentar, além dos benefícios já conhecidos à saúde, um melhor rendimento escolar. Conheça mais a respeito do tema!

 

A ligação do esporte com a vida profissional

No final do último ano, aconteceu no Catar a Copa do Mundo FIFA 2022, com a participação de diversos países e tendo a Argentina como vencedora. O evento foi acompanhado globalmente em inúmeras nações e costuma gerar certo sentimento de pertencimento, união e fortalecimento de laços dentro de um mesmo território. Contudo, enquanto o torneio só ocorre de quatro em quatro anos, as lições vindas do futebol devem ser lembradas todos os dias. “Seja o time da sua empresa formado por 11 ou 50 pessoas, independentemente de qual for seu estilo ou objetivo nos gramados, crescer profissionalmente é saber como a cada lance o cenário pode mudar”, comenta Thomas Gautier, CEO do Freto e antigo técnico infantil do Saint-Brice Football Club, na França.

“Uma das chaves para crescer profissionalmente é perceber como o futebol e o mundo corporativo têm muito em comum. Se no esporte passamos a bola de pé em pé para balançar as redes, nas organizações, quando falamos em movimentar, nos referimos a fortalecer as pessoas. Torná-las preparadas para lidar com o diverso e o adverso. O esperado e o inesperado”, explica o executivo. Equipes fortes estão preparadas para se adaptar a diferentes situações, sistemas de jogo, momentos distintos da organização ou cenários. Um dos principais pontos compartilhados entre o gramado e um escritório seria justamente essa capacidade de ajuste e adequação.

 

Adaptabilidade como uma soft skill interessante

Ser flexível e estar preparado para se moldar às circunstâncias colocadas é uma soft skill curiosa. Esse é o termo dado para nomear um conjunto de habilidades e competências relacionadas ao comportamento humano. Dessa forma, são consideradas cruciais para alcançar os objetivos dentro da carreira. Normalmente, essas maestrias estão relacionadas à área de atuação e, principalmente, ao posto de desejo dentro do mercado de trabalho. Contudo, algumas delas se mostram fundamentais em todas as esferas, como empatia, ética, liderança, resolução de conflitos, flexibilidade e administração de crises.

No caso do quesito adaptabilidade, quando se deseja estar em uma realidade diferente da já acostumada, às vezes precisa esquecer boa parte de sua vivência anterior. Cada situação exige percorrer um caminho distinto e esse é sempre um processo novo. 

O país convive com um cenário muito intenso. Uma nação de mudanças constantes no ambiente de negócios, busca por eficiência de procedimentos, transformação digital acelerada em determinados setores, ações as quais, a todo tempo, exercitam a maleabilidade das companhias. “Na final da Copa de 1958, na Suécia, o Brasil saiu atrás do placar para marcar cinco gols e ser campeão pela primeira vez, contra os donos da casa. No universo empresarial, seria algo como mudar a estratégia para reverter, no fim do ano, o mau desempenho nas vendas no primeiro trimestre. Em 1962, após o Rei Pelé sair da Copa com uma contusão, a seleção se reorganizou para receber o atacante Amarildo, fundamental a caminho do bi. Se compararmos o episódio à gestão de pessoas das corporações, seria semelhante a um time se superar para atingir a meta, mesmo após a perda de um grande talento”, exemplifica o especialista.

Todavia, além de ver as semelhanças entre os dois assuntos e como um pode se encaixar no outro, é interessante analisar como o esporte se mostra um ponto de atenção na hora de começar o aprendizado nas escolas. Uma trajetória iniciada logo na abertura da jornada infantil e bem antes da formação estar concluída. 

 

O esporte no contexto escolar

Segundo os pesquisadores de Ohio, as lições aprendidas com as tarefas esportivas podem trazer vantagens estendidas até mesmo a vida adulta. Dentre os participantes do estudo, publicado no periódico Leisure Sciences, 34% de quem tem essa prática em seu cotidiano, quando eram menores, demonstraram maiores níveis de força de vontade. Entre os integrantes do grupo sem esse hábito, o índice de adultos perseverantes foi de 23%. Dentre os conhecimentos adquiridos e destacados estão o enfrentamento de crises e desafios, a perseverança e capacidade de tentar novamente quando se depara com um fracasso e a resiliência de lidar com as dificuldades naturais quando se tenta desenvolver novas habilidades.

No geral, essa experiência é capaz de fazer aflorar capacitações essenciais na moçada, muitas das quais são levadas para sempre. “Jovens praticantes das modalidades coletivas, como: futebol, basquetebol, handebol e voleibol, por exemplo, desenvolvem o ‘espírito de equipe’, onde o sucesso depende da boa relação e entendimento do grupo e não apenas dela”, ressalta Honório Petersen Hungria Jr, coordenador do Núcleo de Atividades Complementares do Colégio Marista Santa Maria.

Esse tipo de aprendizado desempenha um papel importante na construção da personalidade e no desenvolvimento emocional dos pequenos. Uma prova dessa constatação é saber lidar com as emoções negativas e perceber as necessidades de quem está ao redor, pilares de soft skills como inteligência emocional e empatia. Logo, junto com a família, a escola deve ser a principal promotora dessa prática. "O esporte e a atividade física são ferramentas pedagógicas atuantes na formação, preparando cada um para a vida em sociedade”, analisa Hungria Jr.

Ademais, outros proveitos ligados a essa vivência se destacam quando o tema é o desenvolvimento infantil:

  • Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
  • Fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade;
  • Estimula a coordenação motora;
  • Evolui a disposição geral, pois libera hormônios importantes como a endorfina e a serotonina, conhecidos como os "hormônios do bem-estar";
  • Aperfeiçoa a qualidade do sono;
  • Melhora a memória, a concentração e a capacidade de aprendizagem.

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas e os dados atualizados você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te auxilia a alcançar o sucesso pleno com bem estar e atividades físicas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete