Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saude-fisica-e-mental-estao-diretamente-ligadas

Saúde física e mental estão diretamente ligadas 

Notícia | 21/02/2023

Carolina Amaral

Padrões de pensamento preocupantes e ruminantes muitas vezes podem ser desencadeados pelo estresse. Todavia, esse tipo de atitude é, na verdade, um mecanismo de enfrentamento para alguns sujeitos em sociedade. Um nervosismo persistente ao longo do tempo é de enorme risco para a saúde pois, aciona o sistema nervoso simpático do corpo, responsável pela resposta de luta ou fuga. Quando isso é ativado, a estrutura física começa a bombear uma enxurrada de hormônios, por exemplo a adrenalina, dando energia para fugir do perigo; e o cortisol, com inúmeras funções, como ajudar a regular o metabolismo e o sistema imune. Logo, controlar as emoções e se preocupar com o estado mental tem ganhos físicos diretos e notáveis. Saiba mais do assunto!

 

O estresse como sintoma significativo de inúmeros males na saúde

O estresse crônico pode produzir uma série de sintomas físicos desagradáveis, como aperto no peito, dificuldade para respirar, palpitações cardíacas, problemas digestivos, insônia e enxaquecas. Induzindo, também, a mudanças psicológicas com a possibilidade de gerar ansiedade e depressão. As mulheres, por exemplo, diversas vezes não percebem o quanto estão sob níveis elevados de esgotamento. Isso devido aos seus papéis de, geralmente, realizar várias tarefas. Contudo, existe certa negligência envolvida nas próprias necessidades, colocando-as em posições de grave mal estar.

 

Dicas para melhorar a saúde mental no dia a dia

Tendo tudo isso em mente, é interessante procurar por atitudes com o poder de diminuir tais sintomas. Logo, a hipnoterapeuta, Madalena Feliciano, lista cinco passos para mudar esses padrões prejudiciais, melhorar a saúde mental e manter o cérebro em funcionamento vigoroso.

Defina um limite: compreenda como, em certos momentos, é normal reconhecer preocupações negativas. Entretanto, quando elas surgirem, estabeleça um limite de quanto tempo se permitirá focar nelas. 

Adote hábitos saudáveis para o cérebro: quando existe um cuidado com o corpo de maneira física, diversas vezes é algo eficaz também na promoção do bem-estar mental e saúde cerebral. Isso inclui seguir uma dieta saudável rica em frutas e vegetais, praticar atividade regular mantendo a estatura em movimento, socializar-se com amigos e familiares, dormir o suficiente, estar aberto para novas experiências e participar de compromissos traz uma sensação de alegria e propósito.

Procure ajuda: a prática da terapia cognitivo-comportamental pode auxiliar na busca por um progresso na alteração de padrões já estabelecidos. Logo, consulte-se com um profissional capacitado, é sempre uma excelente ideia. “A hipnoterapia, por exemplo, também chamada de hipnose clínica, consiste na aplicação de técnicas hipnóticas como ferramentas terapêuticas. Dessa forma, é utilizada como auxílio para o tratamento de transtornos emocionais e físicos, assim como para combater hábitos e sentimentos indesejáveis”, explica a especialista. 

Atente-se a respiração e faça dela um hábito: com todo esse turbilhão de emoções, a respiração pode ser preudicada. Dentre os efeitos, o peito tende a apertar quando os níveis de tensão aumentam. As pessoas também costumam prender o ar ou inspirar irregularmente. Logo, torna-se mais superficial, fazendo o O2 viciado permanecer nos pulmões em vez de ser expelido e isso evita o novo fluir da maneira correta. A inalação, então, fica mais curta, limitando a quantidade usada para ser exalada. Isso tudo resulta em uma respiração torácica. Para voltar a um hábito mais saudável, incorpore sessões breves e conscientes de profundidade nessa absorção em seu dia. Os exercícios podem ajudá-lo a ativar o sistema nervoso parassimpático, contrariando o simpático. 

Faça uma pausa: visando reconhecer melhor os sintomas do corpo, pare periodicamente e o escute, deixando de lado as ocupações do cotidiano. Quando há essa autoconsciência, percebe-se os sinais de angústia, como contração e tensão muscular.

Alongue seus músculos: incorpore alguns alongamentos simples na rotina, entre um compromisso e outro. Isso ajuda a identificar os músculos tensos e relaxá-los. Para essa ação, é viável fazer movimentos lentos do pescoço, aliviar o tronco girando de um lado para o outro ou fazer alguns círculos com os ombros, atenuando a tensão das costas, curvando-se para tocar os dedos dos pés com as pernas retas.

No geral, é interessante ter em mente como você é responsável apenas por si mesmo. Não tem poder direto sobre causas externas, mas a forma como lida com elas diz muito internamente. “Em última análise, às vezes você não será capaz de parar os estressores da vida, mas pode aprender a responder a eles de uma maneira mais positiva, evitando assim, problemas mais graves para o seu corpo e o desenvolvimento de crises de ansiedade”, finaliza Madalena.

 

A saúde mental como tendência crescente e em alta no mercado

Apontada como tendência no universo corporativo, a saúde mental dos contratados tem se tornado, gradativamente, ainda mais em alta para 2023. “No fim, tudo o feito a favor da qualidade de vida dos colaboradores é motivador. Eles enxergam como nós estamos efetivamente preocupados e nos mobilizando para o bem-estar deles. Não é só um discurso para ficar bonito, queremos realmente fazer diferença na vida das pessoas”´, afirma Giovana Pacini, presidente da Merz Aesthetics no Brasil.

Durante sua gestão, iniciada em 2020, pouco antes da pandemia da Covid-19, a Merz Aesthetics implementou alguns projetos de valorização da saúde mental dos seus funcionários, percebendo certos ganhos tanto pessoais deles, como no próprio estabelecimento. “É relevante as pessoas terem orgulho de pertencer, trabalhar, e um dos caminhos é criar programas para incentivar e promover a alegria dos mesmos”, garante a presidente. 

 

Gostou do texto? Assista à TV Nube e confira nossas matérias no blog, postadas todos os dias com conteúdos exclusivos. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, Linkedin, TikTok e Youtube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. Fique ligado e lembre-se de conferir se seus dados estão atualizados, como e-mail e telefone. Dessa maneira, continue a par das últimas informações, sempre em primeira mão!

O Nube te auxilia a trazer contentamento aos trabalhadores do negócio e, assim, aumentar a entrega da corporação nos resultados.

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete