Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
conheca-as-vantagens-de-saber-organizar-suas-financas

Conheça as vantagens de saber organizar suas finanças!  

Notícia | 22/02/2023

Laura Pereira

Ter um bom planejamento financeiro é um diferencial para estagiários, aprendizes e efetivos de qualquer ramo. Afinal, cuidar de seus gastos é essencial para manter um bem-estar assertivo e completo, além de ser a principal forma de conquistar seus desejos, como viagens e melhores condições pessoais. Nesse sentido, conheça o método da Pirâmide de Maslow e dicas para aprender a manejar melhor o seu cartão de crédito! 

Qual a importância de ter um bom planejamento financeiro? 

Uma pesquisa do Nube, realizada com 10.980 jovens, perguntou: “o que você faz com seu dinheiro?”. Como resultado, encontramos uma tendência surpreendente, pois 37% fazem aplicações para ter segurança no futuro. Já 33% dizem poupar uma pequena parte, mas dura pouco. Enquanto 22% paga todas as dívidas, entretanto, elas não acabam e são infindáveis. Por fim, 5% ressalta gastar tudo. Esse último índice é preocupante. 

Para Lucas Radd, sócio-fundador e CEO (Chief Executive Officer) da Rufy, é comum escutar o quão fundamental é guardar um certo montante. “Com toda a certeza você já ouviu falar, de diversas maneiras, sobre como deve organizar suas finanças pessoais para evitar passar sufoco em determinado momento. Seja com a contratação de um consultor financeiro, à realização de um curso ou, dentro outros, com a famosa agenda para controle”, afirma. 

Afinal, existem diversas maneiras de cuidar desse aspecto, é impossível destacar apenas um único e correto modo de lidar, pois cada indivíduo tem demandas específicas. A única convicção é a necessidade de ter uma forma de se organizar para não correr riscos ou ter surpresas negativas, evitando, assim, o endividamento. 

Entenda mais lendo: carreira e finanças: atrelados em 2023! 

Conheça o conceito da Pirâmide de Maslow e como isso se aplica no meio corporativo 

Nesse cenário, Radd nos apresenta o conceito da Pirâmide de Maslow. A teoria foi criada pelo psicólogo Abraham Maslow e publicada em 1943 em seu livro “A Teoria da Motivação Humana”. Sua concepção pressupõe a motivação inata, responsável por desencadear as ações humanas para atender seus desejos. “Segundo o autor, é possível dividir em cinco categorias, começando pelo fisiológico, na sequência segurança, afeto, estima e as de auto realização”, pontua. 

Por ter fundamentos tão completos, hoje, o termo não é utilizado apenas na avaliação da vida pessoal, mas passou a ser destaque no ambiente corporativo. “A pirâmide organiza por ordem de prioridade todas as necessidades básicas humanas. Ou seja, um colaborador só estaria motivado a buscar as indisponibilidades de estima, quando as fisiológicas, de segurança e de afeto estiverem contempladas”, explica Radd.  

Em geral, é uma ótima estratégia para criar um cronograma de custos, pois elenca alguns fatores como prioritários. Primeiro a subsistência, depois a segurança, só então partir para gastos no campo dos sonhos, autoestima e realização pessoal. “Garantir o básico e depois disso trabalhar com seus desejos é algo necessário para a formação de qualquer orçamento”, afirma o CEO. 

Existem inúmeros exemplos dessas circunstâncias, contudo, Radd nos traz um muito comum nas redes sociais. “Apesar de ser muito compartilhado, o meme ‘bebendo e luxando’ retrata exatamente a priorização equivocada. Afinal, adianta comprar um celular de cinco mil reais se o seu nome continuar no Serasa e você receber dezenas de ligações de cobrança?”, questiona. 

Claro, com o planejamento correto, o lazer precisa ser uma preferência. No entanto, não se deve subestimar a importância das camadas da tal pirâmide, a fim de ordenar suas despesas e não passar apuros. “Parafraseando um ditado brasileiro: ‘primeiro a obrigação, depois a diversão’”, comenta Radd. 

Para o especialista, esse modelo também pode ser fundamentado na relação empresa e funcionário. “Normalmente, as pessoas possuem diferentes níveis de satisfação e o conceito ajuda a entender como cada uma pensa em relação às suas metas”, finaliza o sócio-fundador da Rufy. Por isso, aprenda a lidar com suas finanças com planejamento! 

Entenda suas finanças para além dos cartões de créditos! 

Em uso desde a década de 1950, no Brasil, o cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento para 20% da população nacional, conforme dados da escola de negócios Fundação Dom Cabral (FDC). Uma das características responsáveis por tornar este meio tão atraente, é a possibilidade de realizar parcelamentos. 

Para corroborar, 83% dos brasileiros preferem utilizar esse meio na hora de fracionar o pagamento, de acordo com o SPC Brasil. Embora seja preciso atenção para não deixar as despesas se tornarem uma “bola de neve”, o uso do plástico traz inúmeros benefícios aos usuários e pode ser fundamental em emergências. 

O parcelamento, por exemplo, permite a compra de serviços sem a necessidade de gastar todo o valor em uma única vez, deixando o orçamento mensal mais livre. “Em muitos casos, o consumidor visa adquirir um produto com o montante de metade dos seus ganhos mensais. Se fosse adquirir à vista, provavelmente não sobraria o suficiente para arcar com as despesas do restante do mês. Porém, ao dividir, é possível ganhar mais fôlego”, explica Jéssica Konishi, gerente executiva de marketing estratégico & vendas, no Banco Cetelem.

Segundo a executiva, é preciso se planejar com eficiência para o pagamento parcelado do produto ou da fatura não influenciarem negativamente. Para evitar o descontrole com as faturas, é necessário ficar atento à data final das parcelas. Além disso, é importante evitar coincidirem com meses críticos, como dezembro e janeiro, quando é comum ter um gasto maior com férias, presentes, impostos, matrícula escolar, etc.

Curtiu o assunto? Então, fique por dentro: renda extra: descubra como manejar suas finanças! 

Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma novidade. 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete