O controle financeiro é essencial para se ter uma vida equilibrada. Por isso, estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos precisam se programar para darem conta das necessidades da rotina, cumprirem com seus compromissos e executarem seus desejos. Nesse sentido, aprenda algumas dicas para ter um gerenciamento mais assertivo! 

Como ter uma vida financeira saudável? Conheça dicas!

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a taxa de desocupação foi de 14,6% apenas no primeiro trimestre de 2021. Isso corresponde a 14,8 milhões de pessoas buscando um trabalho no país. Esse índice é o segundo maior da série iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), perdendo apenas para 14,7%, encontrada nos dois períodos imediatamente anteriores, fechados em março e abril. 

Consoante à Luzia Costa, CEO do Grupo Cetro, “fazer um planejamento e seguir algumas regrinhas simples no dia a dia pode ser mais fácil se comparado ao imaginado. Por isso, separei quatro dicas para você começar hoje mesmo o seu controle financeiro”. Confira: 

  1. Anote sempre seus gastos:

“É muito importante anotar toda despesa e o valor gasto por um serviço e ou produto diariamente”, afirma Luzia. Ela ainda ressalta: é para documentar tudo mesmo, até os pequenos custos como chicletes, por exemplo. Mesmo sendo baixo pode impactar no orçamento. No final do mês você terá uma visão de onde consumiu mais e onde pode economizar.

  1. Acabe com suas dívidas:

“Quitar as dívidas precisa ser prioridade sempre”, pontua a CEO. Aproveite para ficar de olho nos juros e parcelamentos, isso pode prejudicar demais. 

  1. Tenha uma reserva financeira:

“Ter economias guardadas para emergências e para não passar nenhum aperto com algum imprevisto te ajudará na sua organização. Aconselho a programar mensalmente uma quantia ao receber seu salário. Seja para guardar em uma poupança ou investir em outra forma de aplicação”, recomenda Luzia. 

  1. Não compre por impulso:

Uma inimiga da boa administração é a compra por impulso, seja uma peça de roupa ou algo com maior custo. “Tente pensar e pesquisar preços, veja se realmente é necessário o gasto, e lembre-se de realizar o pagamento de tudo à vista”, finaliza. 

Renda extra: como ganhar mais dinheiro? 

Com a crise financeira impulsionada pela pandemia, grande parte da população vem buscando maneiras de ganhar uma renda extra durante o mês, para ajudar na receita. Ter esse pensamento é uma forma de acelerar os objetivos. Não significa conseguir faturar uma grande quantia do dia para a noite, mas um dinheiro a mais pode fazer toda a diferença. Outra perspectiva é começar a investir sem comprometer sua remuneração. Nesse contexto, descubra como turbinar seus lucros. 

- Consultor imobiliário:

No seu tempo livre, você pode ser um consultor imobiliário. Ou seja, entender as tendências do mercado de imóveis perante o cenário político, econômico e social da nação, para ajudar possíveis clientes a adquirirem ou não a casa própria, por exemplo. 

Inclusive, a Pontte, fintech especializada em home equity, reconhece seus consultores com benefícios. “Decidimos aumentar a comissão de nossos parceiros, pois enxergamos um grande esforço da parte deles em nos ajudar a desenvolver e temos a premissa: ninguém cresce sozinho”, comenta Leandro Pasin, CEO da Pontte.

- Aulas particulares: 

A Internet permitiu estender a sala de aula para o ambiente virtual com uma ótima qualidade. Assim como aproximar pessoas, logo, você pode ter alunos de qualquer parte do mundo. Se você domina a língua portuguesa, pode oferecer classes de gramática ou mesmo ensinar algum gringo as expressões básicas. São inúmeras possibilidades, o proveito é ganhar capital ensinando algo no qual você tem total conhecimento. 

- Tradução de textos: 

Se você trabalha como redator ou tem facilidade com a escrita e idiomas, essa é uma boa opção. Você pode acumular recursos trabalhando com a tradução ou criação de textos, como copywriter. Agora, com as redes sociais crescendo desenfreadamente, é uma profissão muito procurada, pois faz parte do desenvolvimento de conteúdo on-line

- Revenda produtos: 

Outra alternativa é a revenda de produtos nacionais e importados. Essa prática é bastante comum, na qual uma pessoa compra uma quantidade enorme de mercadorias em uma loja de atacado, por um preço mais acessível e com desconto vantajoso pela quantidade, e despacha por um valor com margem de lucro, geralmente, ainda abaixo se comparado com o da concorrência. 

Atualmente, essa iniciativa é muito mais fácil, pois conta com a facilidade do e-commerce. Uma das recomendações para não ter prejuízo nesse investimento, é pesquisar algum nicho já interessado e com demanda. A segmentação do público-alvo para quem está começando é uma forma de evitar a sobra no estoque e também de atrair e fidelizar um usuário. 

- Freelancer:

Muitos estudantes já chegam a procura de seu estágio tendo a vivência de terem sido freelancer. Isso porque a atividade permite receber, mas sem o compromisso com contratação ou demais pontos burocráticos. Geralmente, o acordo é feito entre os envolvidos até informalmente. Aqui, você pode explorar possibilidades dentro da sua seção de atuação e entre as aptidões nas quais você possui conhecimento técnico e afinidade. 

Como conseguir um estágio? 

Agora, se você está em busca de ingressar no mercado de trabalho, conheça algumas recomendações sobre como conseguir uma vaga de estágio hoje mesmo! Veja: 

1) Prepare seu currículo 

Esse é o primeiro passo, criar e preencher um currículo (CV). Organize todas as suas informações acadêmicas e profissionais (caso tenha) e complemente com as suas experiências de vida mais relevantes, como serviço em ONG, voluntariados em geral e demais ações. Quer saber mais? Conheça o curso gratuito do Nube: como elaborar um currículo

2) Acerte no portugês:

Segundo um levantamento do Nube, cerca de 40% dos candidatos são eliminados logo na primeira etapa de um recrutamento porque vão muito mal quando há redação ou demais testes sobre dissertação. Especialmente na escrita é imprescindível acertar a gramática, a coesão de uma oração, suas especificidades quanto à acentuação e demais itens. 

Para melhorar esse tópico, é preciso desenvolver seu vocabulário lendo e escrevendo bastante. Já para melhorar a oralidade, não basta ter uma boa voz para ouvir, é essencial também movimentar e falar com o corpo, para se fazer entendido em todos os níveis e independentemente com quem está falando. 

3) Saiba quais são as competências mais valorizadas:

Algumas aptidões são muito valorizadas quando se busca um novo membro. Adaptabilidade e flexibilidade, por exemplo, são preciosos para o desenvolvimento de processos e também gestão de riscos. Quem demonstra uma adequação a novas situações e desafios é bem visto, pois se mostra disposto e dedicado. 

Outra característica muito bem vista é a capacidade de trabalhar em equipe, porque demonstra habilidade de se relacionar positivamente com o grupo, assim como inteligência emocional para lidar com os sentimentos alheios. Quanto à orientação, seja confiante, tenha energia e bom humor, além de determinação nas suas realizações e muita força de vontade. Só assim para conquistar o mundo!

Por fim, é fundamental nunca parar de estudar, seja sobre a dimensão financeira ou mesmo conhecimentos “inúteis”, no final, tudo vale a pena e nada é perdido. Nesse sentido, o Nube é seu aliado! Diariamente, compartilhamos dicas e sugestões de diversos especialistas. Por isso, continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Não se esqueça: conte sempre conosco! 

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe