Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
comece-agora-o-planejamento-financeiro-de-2024

Comece agora o planejamento financeiro de 2024 

Notícia | 25/04/2023

Ana Clara Lima

De acordo com a pesquisa da consultoria Great Place To Work, 32,8% das corporações valorizam a educação e gestão monetária, seja por meio de palestras, webinars ou conteúdos sobre a temática. No entanto, os auxílios voltados para o equilíbrio dessa questão são pouco usados, como consultoria financeira (8,5%) e salário sob demanda (3,9%). Logo, é fundamental cuidar do orçamento pessoal e orientar-se a respeito de empréstimos, seguros ou até mesmo investimento de reservas. Portanto, fique por dentro da importância de um aconselhamento financeiro de qualidade!

A organização faz a diferença!

Todo início de ano é igual. Chegam as faturas do cartão de crédito utilizado para fazer as compras de final de ano, atrapalhando o devido controle sobre os gastos nesse novo começo de ciclo. Sem contar com o material escolar, renovação de matrícula, IPVA e IPTU comumente cobrados em janeiro. Para solucionar esse problema, é preciso colocar a organização em dia. 

Antes de tudo, deve ser feita uma análise com antecedência sobre hábitos e seus respectivos custos, proporcionando uma maior compreensão sobre os pontos falhos e os de melhoria. “O próximo janeiro deve ser projetado agora e não em dezembro. Não adianta, se a pessoa não se planejou durante o ano, o dinheiro não vai cair no colo dela no último mês”, comenta Simone Sgarbi, educadora financeira. 

Apesar de a organização ser simples, o grande desafio está na criação de estratégias para mitigar os gastos do lar. Primeiramente, existem as cobranças fixas, presentes todos os meses com o mesmo valor, incluindo aluguel, streaming e Internet. Em seguida, vem as variáveis mensalmente, mas com preços oscilantes, como no caso de água, luz e gás. Por fim, as consideradas sazonais chegam em um determinado período do ano, englobando renovação de contratos e datas comemorativas. 

A partir de um planejamento realista e consciente, é possível diluir os gastos em seus respectivos intervalos. “No momento de listar as contas fixas, costuma-se esquecer de colocar as datas nas quais elas serão reajustadas. Pelo menos uma vez por ano, você deve conversar com a prestadora do serviço para tentar evitar o aumento ou até conseguir um desconto”, reforça Simone.

As competências financeiras no país

No Brasil, a responsabilidade com os gastos não é das maiores. Muitas vezes, até mesmo indivíduos bem remunerados possuem uma visão distorcida sobre a realidade e caem na falsa sensação de renda. Com isso, o seu bem-estar também é afetado pelo simples fato de não saber administrar bem o próprio dinheiro. Para as empregadoras, isso gera descontentamento da equipe, queda de produtividade e, consequentemente, aumento na rotatividade de funcionários. 

Até mesmo o número de divórcios no país cresceu em 75% nos últimos sete anos, segundo o Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE). Detalhe: a principal motivação para esse cenário são as questões relacionadas à dinheiro. “Quando se fala em educação financeira, nos referimos a pessoas menos endividadas, mais controladas, felizes e capazes de tomar decisões pessoais e laborais acertadas. Além disso, essa democratização está intimamente ligada a temáticas da saúde mental”, pontua Lucas Radd, sócio-fundador e CEO da Rufy. 

Inclusive, uma pesquisa da PWC de 2022 relata como os profissionais com baixa saúde financeira apresentam um menor rendimento, maior absenteísmo, gastam até 14 horas semanais cuidando de suas dívidas e possuem duas vezes mais intenções de trocar de emprego. Isso além de afetar os resultados de uma entidade, impacta diretamente os relacionamentos interpessoais. 

Logo, o autocontrole e corte de excessos pode transformar a sociedade como um todo. Essa conduta não está relacionada apenas ao capital de cada um, mas também a toda esfera pessoal e profissional. “Por isso, ao investir em educação e bem-estar financeiro, o empregador está na verdade ajudando o seu colaborador a enxergar e gerir melhor a sua real situação econômica, gerando consequências positivas para ambos os lados. Já aconteceu na saúde física, mental e é um movimento em andamento agora na financeira”, complementa Radd.

Direcione o seu dinheiro!

No atual mercado de trabalho, é essencial analisar a relevância de políticas e benefícios para os compositores dos ganhos total do quadro. A partir de um programa bem estruturado, é possível mudar a mentalidade e comportamento do time em incontáveis aspectos. Afinal de contas, o plano de carreira é algo muito valorizado na atualidade.

Outro ponto interessante é saber exatamente para onde está indo o seu salário e não se deixar levar pelas tentações do consumismo. “Dar nome aos investimentos é imprescindível. O dinheiro precisa ter uma direção se não ele se perde. Ao fazer isso, você perceberá como durante o ano as finanças começarão a encaixar-se mais facilmente como peças em um jogo de tetris”, finaliza a educadora financeira. 

No geral, a humanização da convivência corporativa é benéfica para todas as partes envolvidas. Com um maior engajamento do time, cria-se um verdadeiro legado para o negócio e senso de pertencimento dos profissionais. Logo, desenvolve-se a tão sonhada liberdade, responsável pela satisfação e tranquilidade na vida das pessoas. 

Por fim, o Nube oferta posições de aprendizagem e estágio. Se interessou? É possível filtrar vagas no seu perfil. Na nossa plataforma você fica por dentro dos processos seletivos dos nossos clientes. Diariamente disponibilizamos conteúdos para estudantes e profissionais em nosso blog e redes sociais. Não deixe de conferir!

O nosso foco é ajudar você a conquistar uma carreira de sucesso! Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas para receber todas as notificações. Faça já o seu cadastro e deixe sempre atualizado o seu celular e e-mail para receber o nosso contato!

A Feira de Estágios Nube 2023 vem aí! Nos dias 29, 30 e 31 de agosto deste ano, confira milhares de vagas de estágios, conteúdos ao vivo com dicas para o mercado de trabalho, vários sorteios com prêmios imperdíveis, certificado de horas complementares, bolsas de estudo e diversas outras vantagens. Fique ligado, logo iremos abrir as inscrições! Conte sempre conosco! 

O Nube acredita no poder da educação na vida das pessoas!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete