Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-se-destacar-na-busca-por-uma-vaga

Como se destacar na busca por uma vaga? 

Notícia | 05/01/2023

Rodrigo Barreto

O início do ano é um período marcado por muita movimentação dentro das empresas. Muita gente vê esse momento como um “divisor de águas”, faz novas metas e busca outras perspectivas. Ademais, nessa hora, muitos contratos de estágio se encerram, seja por conta do limite de dois anos ou pelo estudante concluir seu curso. Sendo assim, os recrutadores saem em busca de talentos para compor suas equipes. Por isso, saiba como se destacar em meio a tantos candidatos.

Quais profissões serão mais requisitadas em 2023?

O mercado de trabalho está sempre se reciclando. A rápida mudança tecnológica é acompanhada da procura por pessoas adaptadas às inovações. Assim, algumas carreiras ficam valorizadas e outras perdem espaço. Cada vez mais surgem novas modalidades com alta demanda. De acordo com o estudo “Projetando 2030: uma visão dividida do futuro”, encomendado pela Dell Technologies ao Institute For The Future - IFTF, cerca de 85% das carreiras de 2030 ainda não existem. Mais recentemente, por exemplo, isso ocorreu na ascensão de profissões relacionadas à informática.

Por isso, cabe aos colaboradores estarem sempre atualizados, como explica a CEO da Negócios Acelerados, Larissa De Lucca. “A chave para se manter presente é ficar em dia com os movimentos do mundo empresarial e suas tendências. Fazer cursos, ler a respeito e procurar por grupos são alguns dos principais meios de acompanhar as constantes mudanças”, aconselha.

Nesse sentido, Larissa cita quais carreiras são destaque em um futuro próximo:

Engenharias: “sempre se renovando, a engenharia segue a evolução da sociedade há milênios, sendo responsável por diversas inovações. Hoje, as segmentações mais requisitadas são as associadas ao mundo atual. A área de dados cresceu meteoricamente e agora já está consolidada, como uma maneira eficiente de analisar informações de uma empresa. Já o ESG (Environmental, Social and Governance) é uma promessa para os próximos anos”, revela.

Finanças: “com a constante abertura de companhias no Brasil, esses profissionais devem lidar com as criações e entender como o sucesso não está mais necessariamente ligado aos lucros. Além disso, o consumidor exigirá outras práticas, como sustentabilidade e responsabilidade social”, explica a CEO.

Jurídico: "as dificuldades da Internet incentivam a presença de órgãos jurídicos também nesse universo. Segundo levantamento da Robert Half, tecnologia, varejo e e-commerce, serviços, bens de consumo e agronegócios são os setores com mais oportunidades para juristas no momento. Esse mercado deve crescer ainda mais com a iminência do metaverso em nossas vidas”, enumera.

Recursos Humanos: “o aumento da conscientização e percepção sobre a saúde mental, causa um grande aumento na procura por quem está capacitado. Em linhas parecidas, colaboradores especializados em onboarding e comunicação interna estão sendo mais requisitados, mostrando a clara procura por quem sabe dialogar com a equipe”.

Tecnologia: "desde o início do século, o digital se estabeleceu como a fonte mais lucrativa. Inclusive, as organizações com maior valuation da modernidade são dessa esfera. No momento, a Apple é a primeira colocada, avaliada em 1 trilhão de dólares", sinaliza.

Empreendedorismo: “para alguns, não se trata exatamente de uma carreira, empreender é uma alternativa usada por milhões de brasileiros como forma de fazer suas vidas. Em constante crescimento no país, basta uma boa ideia, dedicação e força de vontade para começar seu próprio negócio”, explica a especialista.

Como montar um bom currículo?

Elaborar um currículo atrativo é fundamental para conquistar boas oportunidades no mercado. No entanto, os candidatos cometem alguns erros básicos e isso atrapalha a atingir a meta final. De acordo com a psicóloga e professora, Juliana Santiago, um ato comum é escrever o objetivo de forma generalista. “Incluir esse tipo de informação de maneira ampla é errado, pois parece falta de foco. O alvo deve ser o cargo desejado”, ressalta.

Já outro equívoco cometido é utilizar o mesmo arquivo para todas as vagas e companhias. “É interessante elaborar um documento adaptado para cada posto ou área de atuação, como, por exemplo, para auxiliar administrativo, vendedor e operador de marketing. É bem trabalhoso, mas aumenta a chance de sucesso no processo seletivo”.

Ainda, se o indivíduo não possui experiência, pode compensar na qualificação técnica, com a citação de cursos, certificados e palestras. Além disso, é possível mencionar as principais competências comportamentais. Também é essencial ser conciso. “Outra recomendação é desenvolver autoconhecimento suficiente para identificar as suas habilidades e descrever a sua formação”, acrescenta Juliana.

Inglês é uma competência essencial

No Brasil, poucas pessoas têm o domínio do inglês e, apesar de existirem muitas escolas de idiomas em território nacional, isso se dá porque nem sempre o valor do curso é barato e muitas metodologias também não acompanham as transformações digitais. Segundo pesquisa realizada pelo o Instituto de Pesquisa Data Popular, 5% da nação fala o idioma e apenas 1% é fluente.

Esse aspecto segue sendo exigido e as lideranças buscam aspirantes para se comunicar com outras nações e, consequentemente, construir relações benéficas. Dentro desse cenário, as pessoas buscam por metodologias mais diretas, para o investimento alcançar um resultado mais rápido e eficaz.

Contudo, pela primeira vez, o país atinge nível moderado de proficiência em ranking mundial elaborado pela EF Education First. Neste ano, ocupamos a 58ª posição (duas acima da colocação de 2021), apresentando 505 pontos, de 700 possíveis. “Esse aprendizado precisa ser prazeroso, com contribuição dos recursos digitais. Ao analisarmos a nova realidade corporativa, com profissões surgindo, encontramos um fator em comum na maioria delas: a exigência dessa capacidade”, afirma o CEO da Aliança, Helaman Fernandes.

Pensando em ajudar quem tem essa vontade, o executivo separou algumas dicas:

Infográfico sobre como aprender inglês

Procure a metodologia certa: existem várias escolas, com didáticas e metodologias diferentes. O ideal é escolher a melhor para o seu perfil, te trazendo felicidade e evolução em pouco tempo.

Adapte a sua rotina: se você quer realmente estar inserido com essa segunda língua, regule seu cotidiano para isso, não use o celular em português, tente assistir seus filmes favoritos com legendas, ouvir músicas, ler notícias e livros. Essas ações, com certeza, ajudarão a expandir o vocabulário.

Não seja somente um aluno: é imprescindível ser um agente ativo da própria jornada, não dependendo apenas dos professores. Busque páginas em inglês nas redes sociais, pesquise palavras e faça sua parte.

Não ligue para o sotaque: é natural sentir vergonha quando falamos com o sotaque, mas isso é inevitável. Não se restrinja por conta disso e se preocupe em treinar bastante a pronúncia.

Portanto, mantenha-se ligado nas tendências e principais assuntos do seu segmento. Dessa forma, você largará na frente dos demais concorrentes. Em nosso site, são publicados conteúdos todos os dias sobre o mundo corporativo. Se você está em busca de uma vaga de estágio para iniciar sua trajetória, acesse o nosso painel de vagas.

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram, TikTok e no LinkedIn. Esperamos você nas redes sociais!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete