Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-cuidado-da-saude-pode-influenciar-no-trabalho

O cuidado da saúde pode influenciar no trabalho? 

Notícia | 16/11/2022

Laura Pereira

Por muitos anos, profissionais se dedicaram apenas ao trabalho e deixaram de lado medidas essenciais. Contudo, com a pandemia, alguns hábitos mudaram e o bem-estar se tornou prioridade. Com isso, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) realizou uma pesquisa em seu site, entre os dias 26 de setembro e 7 de outubro de 2022, com a participação de 22.579 jovens de 15 a 29 anos, entre eles estagiários, aprendizes e efetivos, questionando: “como você faz para cuidar da sua saúde?”. 

Gradativamente mais as pessoas constatam o quanto é imprescindível focar na saúde 

Com a maior porcentagem do estudo, 37% ou 8.540 dos respondentes destacaram a prática de esportes como crucial nesse objetivo. Segundo Yolanda Brandão, gerente de treinamentos do Nube, “há inúmeros benefícios, pois promove mais saúde física e mental, além de qualidade de vida. Portanto, mesmo para o estudante ocupado com o trabalho e com um cotidiano bastante desafiador, encontrar espaços na agenda pode propiciar um dia a dia mais equilibrado”, afirma. 

Ou seja, caminhar, jogar bola, andar de bicicleta, malhar ou lutar são apenas alguns exemplos. Independentemente da ação, o intuito é se movimentar para ser mais ativo em diversos aspectos. Durante a infância e adolescência, o hábito é mais comum, mas com as obrigações do mundo adulto, é deixado de lado. Porém, os efeitos positivos envolvidos nesse costume são inúmeros, principalmente a longo prazo. Afinal, essa dinâmica libera endorfina no organismo, uma substância química natural produzida pelo cérebro capaz de proporcionar as melhores sensações, como calma e satisfação. 

É crucial investir em autoconhecimento para entender onde você descarrega suas energias 

Outro ponto de atenção diz respeito a ingerir álcool e tabaco demasiadamente. Por isso, 20% ou 4.735 dos entrevistados disseram não fumar e nem abusar de bebidas. “Pelo potencial altamente viciante da nicotina e dos malefícios desses e outros elementos presentes no cigarro, dificilmente é possível fazer um consumo comedido”, explica Yolanda. 

Todavia, é imprescindível investir em autoconhecimento para entender de onde vem esse impulso. “É importante buscar compreender como o uso de substâncias pode ser exacerbado em situações de muito estresse. Visando aliviar a ansiedade ou outros sentimentos, o mau hábito pode levar à dependência. Aqui, não me refiro apenas aos insumos citados, mas também ao açúcar, fármacos e drogas ilícitas”, evidencia a gerente de treinamentos do Nube. 

A alimentação é fundamental para quem quer ter uma melhor qualidade de vida e produtividade no trabalho

Aproximadamente 15% (3.396) das respostas ressaltam a alimentação saudável como tópico fundamental nesse trajeto. Para Yolanda, pode ser um desafio. “Principalmente para quem não faz as refeições em casa ou não tem muito tempo para prepará-las. Em um cenário de inflação, com grande impacto nos preços dos alimentos e a inviabilização do acesso àqueles frescos, grande parte da população se vê a mercê”, salienta a especialista. 

No entanto, o corpo humano necessita de prevenções diárias para manter seu bom funcionamento, assim como de nutrientes para as inúmeras reações celulares internas, as quais consomem um alto índice de energia. Para quem faz dieta ou segue listas prontas, não é indicado a exclusão do carboidrato, por exemplo, mas sim sua escolha adequada. O ideal é agendar um acompanhamento com nutricionista para alcançar as melhores estratégias. 

Uma boa noite de sono faz total diferença no cotidiano profissional e acadêmico 

Em seu retorno ao levantamento, 9% ou 2.206 dos jovens relataram a relevância de uma boa noite de sono. Algumas orientações podem te ajudar nessa meta, como uma rotina de dormir e acordar nos mesmos horários, essencialmente nos dias da semana, preparar o ambiente antes de se deitar, abaixar a luz, meditar ou escutar uma música relaxante pode contribuir e, claro, ter disciplina para não utilizar o celular na cama, por exemplo. 

Prestar atenção na saúde mental é um diferencial para quem quer ser um bom profissional

Por fim, para 16,40% ou 3.702 dos indivíduos, se preocupar com esse quesito é o primeiro passo. Isso porque engloba todos os itens citados acima e ainda mais. Consoante a Yolanda, “somos seres biopsicossociais. Nesse sentido, cuidar da saúde mental implica zelar pelos aspectos psíquicos, assim como das relações interpessoais, da alimentação, do sono, do descanso, entre outros pontos. Logo, se atentar a isso é compreender como o autocuidado é necessário, sendo uma condição básica para vida”, analisa. 

Para quem está em busca de dicas almejando melhores condições, a expert elencou: “é necessário compreender o autocuidado em um sentido amplo. Ou seja, estabelecer uma rotina de exercícios físicos, um sono adequado, períodos de descanso e diversão, entre outras sugestões”, finaliza Yolanda.

É urgente a necessidade de olhar para a saúde no ambiente de trabalho 

Mesmo antes da crise sanitária, o Brasil já liderava o ranking global de população mais ansiosa. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019, 18,6 milhões de brasileiros, o equivalente a quase 10% do total de habitantes do país, sofriam desse transtorno. Ainda segundo a OMS, no período do isolamento, os casos de ansiedade e depressão aumentaram em 25%, globalmente.

Com isso em mente, as corporações perceberam o quanto é imprescindível tomarem uma iniciativa para sanar essas questões, pois também foram influenciadas. Consoante a Fátima Macedo, psicóloga e CEO (Chief Executive Officer) da Mental Clean, “as organizações ainda estavam engatinhando em relação a esse assunto e a pandemia trouxe a urgência de se lançar um olhar para a saúde emocional das pessoas, as quais passaram a ter contato com suas emoções mais primárias, como medo, incerteza, dúvida”, explica. 

Para a especialista, atualmente, a sociedade enfrenta uma espécie de efeito rebote, caracterizado por usuários até então resilientes nos obstáculos, por serem suporte da família, linha de frente no enfrentamento ou outro aspecto para exigir força. Contudo, agora com as circunstâncias mais calmas, estão adoecendo. “Nas pesquisas realizadas na Mental Clean, percebemos como os transtornos ansiosos atingem 40% dos profissionais no ambiente de trabalho”, comenta Fátima.

Como nunca, o momento é para se cuidar, colocar-se como prioridade e focar em melhorias. Para isso, o Nube é seu aliado! Continue acompanhando o nosso blog e conheça as redes sociais! Conte conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete