Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
empreendedor-nao-esqueca-da-sua-saude

Empreendedor: não esqueça da sua saúde!  

Notícia | 22/11/2022

Laura Pereira

Autonomia, flexibilidade, realização pessoal e liberdade são algumas das vantagens de ter seu próprio negócio. Com isso em mente, vários estagiários, aprendizes e efetivos sonham em iniciar nessa jornada. Porém, nem tudo são flores. A responsabilidade de ter os processos centralizados e o excesso de tempo dedicado, muitas vezes pode comprometer a saúde mental do empreendedor. Por isso, descubra dicas para melhorar o seu bem-estar! 

Cuidar da saúde mental é uma necessidade para todos, principalmente para o empreendedor 

Essa estafa mental e física por conta do trabalho é conhecida como síndrome de Burnout. Uma pesquisa da International Stress Management Association (Isma-BR) estimou: 32% da população economicamente ativa sofre desses sintomas. Não à toa, este ano, a OMS (Organização Mundial de Saúde) classificou essa condição como doença ocupacional. 

O especialista em comportamento e gestão, Marcel Scalcko, alerta para a necessidade de desacelerar. “Quando temos a nossa própria companhia, trabalhamos muito mais horas. Se isso acontece durante um longo período, sem férias e descanso, o corpo e a mente não aguentam. É uma rotina puxada, todas as decisões ficam centradas no dono, desde a contratação de funcionários, passando pelo pagamento de contas, atendimento ao cliente, prospecção. Por isso, precisam apostar no autocuidado. O empreendedor nunca tem tempo para cuidar de si”, afirma.

Segundo Scalcko, se esses proprietários não separarem algumas horas por semana, poderão sentir um esgotamento, algo perigoso nessa profissão. ”Sabemos como não há sucesso de um dia para o outro e o Burnout chega de mansinho, pode roubar suas horas de sono, alterar seu apetite, causar dores de cabeça, dificultar a concentração, sem falar no tradicional cansaço. Uma vez diagnosticado, é necessário fazer acompanhamento com psiquiatra e psicólogo”, esclarece.

Para ele, o empresário com um bom autoconhecimento dificilmente vai se perder. Ele estará atento, presente e percebendo seu entorno para se proteger de alguma forma. Para evitar a questão, o especialista em comportamento e gestão propõe cinco dicas. Confira:

Infográfico de como cuidar melhor da saúde

1) Meditação:

Se possível, pratique todos os dias. Ajuda a aplacar os sintomas de ansiedade e equilibra. Além disso, também é uma ótima estratégia para melhorar a concentração. 

2) Terapia:

Ajuda a voltar a atenção para si e encontrar as origens emocionais e psíquicas dos seus problemas, é uma forma de entender sua própria história e motivações.

  1. Alimentação:

Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes pode garantir um bom funcionamento. É imprescindível buscar uma alimentação saudável, pois impacta em todos os aspectos do corpo.

  1. Atividade física:

Faça exercícios físicos constantemente, pois isso aumenta a produção de serotonina e endorfina, substâncias químicas produzidas pelo cérebro para proporcionar boas sensações. 

  1. Mentoria e imersões

Responsáveis por dar um norte para as pessoas se aprofundarem nos seus processos, é um momento de aconselhamento e acompanhamento. Contudo, o executivo ressalta a prudência em se passar por um treinamento de coach, pelo menos por um ano. “Ele estende os limites das pessoas e nesse momento ela precisa reconhecê-los e não expandi-los”, finaliza Scalcko.

Saúde mental no mercado de trabalho: essa pauta é uma crescente dentro das organizações e se mostra fundamental para os colaboradores

De acordo com o relatório “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus’’, realizado pelo portal Atlas da Juventude, mais de um ano após o início da pandemia, seis a cada dez jovens relatam ansiedade e uso excessivo de redes sociais, enquanto cinco a cada dez sentiram exaustão ou cansaço constante. Por fim, quatro a cada dez registraram insônia ou tiveram distúrbios de peso. O estudo reuniu informações registradas por 68 mil indivíduos de todo o país sobre os impactos da crise sanitária em suas vidas e na sociedade. 

Para corroborar, conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria - ABP e o Conselho Federal de Medicina - CFM, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais ou psíquicos. No Brasil, eles acontecem a cada 45 minutos e no mundo bastam 40 segundos.

Com intuito de reforçar a necessidade de expandir esse debate e prevenir de possíveis sintomas, a 3778, healthtech com foco em saúde corporativa, realizou um estudo com 800 pacientes por meio do Questionário de Saúde Mental. Segundo os dados, 93% dos entrevistados sentem-se nervosos, tensos ou preocupados. Mais de 73% apresentam cansaço geral e 78% apresentam tristeza em sua rotina. No total, 11,5% reconheceram já terem sentido desejo de acabar com a própria vida. 

Outros apontamentos foram: 59% dos participantes apresentaram dificuldade em pensar com clareza e 60% perdem o interesse pelas coisas com mais facilidade. Cerca de 52,5% relataram chorar com mais frequência se comparado com o costume e 35% se sentem inúteis, sem préstimo. É uma situação alarmante, não?  

Com isso, as organizações perceberam a necessidade de oferecer um suporte para esses grupos. "O mundo mudou e trabalhar nele também, mesmo tendo alguns comportamentos ainda enraizados, os objetivos, anseios e buscas se tornaram mais humanos. Os brasileiros esperam uma liderança com real impacto em suas vidas e querem aprender", aponta Tatiana Vidal, CEO da GoAhead.

Com um levantamento voltado para o assunto, uma pesquisa da GoAhead, consultoria de educação corporativa, trouxe dados contando com mais de 450 participantes. Das referências, 40% dizem buscar mais equilíbrio no trabalho após o isolamento social. Em questão de estrutura das corporações, o ambiente saudável e emocionalmente estável é a prioridade para 48% e 51% afirmaram como isso facilita o dia a dia laboral. 

Ainda de acordo com o levantamento, 57% valorizam a existência de programas voltados para o bem-estar. Quando pensam no "emprego ideal", 52% esperam benefícios como gympass. Na prática, 30% das instituições de fato oferecem esse tipo de proveito. 

Ou seja, as métricas mostram como é fundamental voltar o olhar para quesitos como esses, os quais são essenciais para um bom funcionamento do corpo e da mente. Para ter acesso a dicas e contar com opiniões de diversos especialistas, o Nube é seu aliado! Continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das tendências e conheça as redes sociais, as quais postamos todos os dias! Não se esqueça: conte sempre conosco para alcançar o sucesso e ser destaque por onde passar!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete