Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
profissionais-de-tecnologia-disparam-no-mercado

Profissionais de tecnologia disparam no mercado 

Notícia | 24/10/2023

Laura Pereira

Desde a crise sanitária, estagiários, aprendizes e efetivos da área de tecnologia viram suas atividades dobrarem de volume. Isso porque, com o distanciamento social, tornou-se necessário ampliar as fronteiras on-line. Dessa forma, esse segmento passou a ser um grande diferencial para as empresas de sucesso continuarem com seus processos ativos. Assim, entenda como o mercado favorece quem escolhe esse campo de atuação e fique por dentro do assunto! 

Além de bons salários, profissionais de tecnologia buscam crescimento corporativo e bom ambiente de trabalho 

Conforme o cenário deixado pelo advento da Covid-19, esse ramo se tornou um dos setores mais aquecidos da economia global. Com uma demanda crescente por profissionais  especializados, até 2025, a estimativa é de quase 420 mil vagas, de acordo com a Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais). 

Apesar do número extenso de oportunidades, o mercado de TI (Tecnologia da Informação) ainda não dispõe de mão-de-obra qualificada para suprir essas solicitações. Assim, construiu-se uma grande disputa pelos melhores experts da atualidade. Por isso, manter os talentos tornou-se uma prioridade para as empresas. 

“Ao pensarmos neles, estamos considerando um perfil em geral muito jovem e com demonstrações de urgência para crescer rapidamente na carreira, consequentemente, em remuneração, mesmo ainda não estando preparado para uma posição de maior senioridade”, comenta Rosely Maximiano, diretora de Pessoas da NTT DATA. Como essa ascensão muito rápida nem sempre é possível, ter diferenciais no ambiente de trabalho pode ser o segredo para manter os colaboradores. 

Para a executiva, existem práticas capazes de impactar a permanência sem serem necessariamente ligadas à bonificações ou ao crescimento de cargos. “Na minha experiência e pela observação desse público diariamente, vejo o quanto esses profissionais buscam sentirem-se parte de algo maior, percebendo como fazem a diferença para o alcance dos objetivos da corporação. Outro fator determinante é a existência de um espaço colaborativo e de respeito, onde o aprendizado aconteça na troca entre diversas competências e o erro é compreendido como fonte de desenvolvimento”, explica. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Leia também: carreira em tecnologia: conheça dicas valiosas! 

Os profissionais de TI buscam uma ascensão profissional rápida e com grandes resultados 

Segundo Rosely, o crescimento na carreira e aumento do salário são decorrentes da performance individual. “Hoje, na empresa, avaliamos os profissionais em um processo estruturado de ‘Avaliação de Desempenho’, com a participação dos gestores e validação de um comitê de ‘Performance & Carreira’. Desenvolvemos também um ‘Mapeamento dos Talentos’, para apontar quem enxergamos com potencial para ocuparem posições de maior complexidade”, contextualiza. 

Esses processos internos são essenciais para possibilitar uma administração segura, garantindo aos destaques uma posição diferenciada, com melhores incentivos. Além disso, a busca para se sentir pertencente ao local laboral deve ser incansável. “As pessoas passam muitas horas do seu dia no ambiente de trabalho, por isso precisam encontrar um clima descontraído e uma gestão com portas abertas. Para avaliar se estamos no caminho certo, fazemos pesquisas periódicas para nos trazer as percepções”, conta a diretora de Pessoas da NTT DATA. 

Uma prova disso é a atuação de Beatriz Jesus, há mais de um ano na NTT DATA como analista administrativa. “Eu não trabalharia em um ambiente opressor, preconceituoso, negativo, o qual comprometesse a minha saúde. Também não permaneceria em um local onde não vejo possibilidades ou oportunidades para a minha carreira”, afirmou. 

Fique por dentro: saiba como impulsionar sua carreira em tecnologia. 

Gestor, aprenda a reter seus talentos de tecnologia para crescerem junto à empresa 

Em geral, é possível notar como o principal objetivo do empreendimento deve ser focar no colaborador, com uma comunicação clara, boas relações e visão de futuro. Para Hélio Cardoso, arquiteto de software, o motivo para estar há 22 anos na empresa passa pela boa combinação de condições técnicas para executar suas atividades no dia a dia. “Eu gosto da dinâmica na qual consigo colocar as minhas ideias e sugestões para as soluções criadas. Além disso, as ferramentas usadas durante a minha rotina são excelentes para entregar um ótimo trabalho e apoiar a gestão com a criatividade,” explica. 

Para os gestores, reter talentos demanda um esforço contínuo e de todos os níveis da organização. Afinal, focar em ter uma cultura positiva, chances de evolução, reconhecimento, ambiente propício a desenvolvimento, benefícios atraentes e liderança próxima, são chaves para garantir o engajamento dos cooperadores. Assim, aumentam-se as possibilidades de atrair e manter os melhores talentos. “Lembre-se: esse processo não é apenas uma questão de sobrevivência no mercado competitivo, mas também essencial para impulsionar a inovação e o crescimento contínuo da organização”, finaliza Rosely. 

Nós recomendamos: a tecnologia transformou o mercado de trabalho. 

O sucesso na área de tecnologia depende de atualização constante e muito aprendizado

Para Rodolfo Mori, ex-eletricista e hoje Programador Sênior, empresário no mercado de tecnologia e fundador do método DevClub, a formação acadêmica é valiosa e oferece uma base sólida em conceitos teóricos, mas não é o único caminho para o sucesso na área de tecnologia. “Habilidades práticas, experiência de trabalho, projetos pessoais e a capacidade de aprendizado contínuo são aspectos cruciais, podendo abrir portas e fazer a diferença no mercado”, revela.

Isso porque existem inúmeros exemplos de pessoas de sucesso nesse meio sem uma qualificação tradicional. “Podemos citar o Steve Jobs, cofundador da Apple, o qual revolucionou a indústria da computação sem um diploma universitário específico”, relata. De acordo com o empresário, a revolução da informação e a democratização do conhecimento também desempenham um papel significativo.

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete