Segundo estatísticas expostas pela Associação Brasileira de Estágios (Abres), atualmente, temos 17,4 milhões de possíveis estagiários, quando consideramos a soma dos níveis superior, médio e técnico. Se você é estudante e se encontra no meio desse número, descubra a importância do ato educativo para a sua formação e conheça dicas para ser destaque em qualquer processo seletivo. Assim, consiga o seu estágio hoje mesmo! 

O estágio é um diferencial para a formação acadêmica e profissional

Engana-se quem pensa na suficiência do curso para se tornar um profissional completo. Afinal, essa iniciativa é essencial para proporcionar o aprendizado empírico indispensável, de modo a desenvolver todo o conhecimento de sala de aula. Ou seja, é reconhecido por ser a melhor maneira de unir a teoria com a prática, inclusive, há benefícios para todas as partes envolvidas. 

Consoante à Alyne Soares, selecionadora do Nube, o principal critério é estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino. “Estudantes do ensino médio, técnico, superior ou dos anos finais do EJA - Educação para Jovens e Adultos podem concorrer ao estágio”, afirma. 

“Vale ressaltar: para essa modalidade não é exigido experiência profissional, pois é uma porta para o desenvolvimento profissional na área desejada”, pontua Alyne. Afinal, o discente costuma ter apenas a vivência com os materiais da escola. Em muitas das vezes, o estágio é o seu primeiro contato com a dimensão empresarial. 

Com a crise sanitária, muitas possibilidades surgiram e o teletrabalho se mostrou como uma alternativa viável para driblar a dispersão do vírus. Sendo assim, além de frequentar recorrentemente a faculdade, dessa vez de maneira on-line, o universitário se deparou com outras exigências. “Devido à pandemia, algumas vagas estão em modelo home office ou híbrido. Nesses casos, é necessário o candidato ter um computador ou notebook com acesso à Internet”, destaca a selecionadora. 

Todavia, a chegada da Covid-19 apressou a transformação digital, pois fez profissionais do mundo todo adaptarem suas metodologias corporativas, bem como, suas competências para se manterem atualizados. Assim, abriu "janelas", pode se dizer. As telas se tornaram parceiras de transações comerciais para organizações do exterior, os recrutamentos passaram a ser completamente remotos e as oportunidades permitiram pessoas de cidades do interior a trabalharem em grandes metrópoles. 

O estágio é uma oportunidade para desenvolvimento pessoal e corporativo 

Para Agnes Helena, escritora, acadêmica de Letras - Alemão na Universidade de São Paulo (USP) e ex-estagiária na Generation Oracle, pois agora é efetivada e atua com Diversidade e Inclusão na Oracle Brasil, essa chance foi muito significativa. Ao ser selecionada, suas expectativas eram altas. “O primeiro dia em uma multinacional faz a gente refletir. Talvez lá eu encontrasse as divinas respostas de carreira”, comentou. 

Em seu primeiro dia, Agnes vivenciou momentos de interação com “executivos acessíveis”, recebeu treinamentos e como ela mesma retratou: “mão na massa, colaboração intensa no workshop de Design Thinking”. Quando deu uma ideia, foi atendida de primeira, “todos se calaram para me ouvir”, expressa a escritora. 

Sendo assim, o estágio é a oportunidade de se desenvolver, aprender novas habilidades e expressar suas concepções para auxiliar na evolução de todos, como um verdadeiro time. Dessa forma, a consequência é um crescimento positivo aos envolvidos, como aconteceu com Agnes, agora membro fixo da corporação. 

Como conseguir um estágio? 

Segundo Alyne, “para conseguir um estágio você precisa realizar o seu cadastro no site do Nube e se candidatar às oportunidades”, tendo em vista o envio diário de vagas pelo próprio sistema, responsável por identificar a correspondência do registro com as informações descritas. Por isso, é essencial manter seu CV sempre atualizado. Inclusive, as dicas já começam por aí! Confira: 

- Mantenha seu currículo sempre atualizado:

Ademais, Agnes também reforça o quão fundamental é investir nas próprias aptidões para alcançar novas chances. “Não foi do dia para a noite, me empenhei para ter um bom currículo para poder estar ali”, expõe. Ou seja, aproveite a diversidade de cursos gratuitos e on-line para turbinar os seus estudos e, consequentemente, o documento. Inclusive, o Nube tem diversas opções e o melhor: todos com certificado de horas complementares. 

Ainda, não se esqueça de se dedicar ao layout, pois é a primeira impressão para qualquer contratante, logo, se apresente de forma decente, clara e objetiva. Ao organizar as informações seguindo um certo padrão, no intuito de facilitar a visualização e tornar a leitura mais dinâmica, você consegue demonstrar o conteúdo de maneira mais atraente para qualquer selecionador. 

Jamais considere mentir sobre suas competências, pois essa deturpação é vista com gravidade independentemente do detalhe inverdadeiro, ainda, qualificam o profissional como antiético no momento de candidatura. Também não envie o mesmo PDF ou papel para dezenas de instituições. Os dados precisam ser personalizados de acordo com os objetivos da vaga e a concedente, tenha em mente a relevância das referências expostas no seu CV. 

- Procure aprender novos idiomas:

Conforme um relatório do Instituto Data Popular, apenas 1% dos brasileiros conseguem falar fluentemente o inglês, uma exigência essencial para quem quer atuar fora do país. Se antes ele era considerado um diferencial, agora é requisito mínimo, principalmente com o crescimento de oportunidades à distância. 

Todavia, não é complicado aprender uma segunda língua, é possível exercitar essa habilidade até sem perceber, tendo em vistas palavras inerentes no nosso cotidiano, como wi-fi, smartphone, e-mail, entre outras. Além disso, cada vez mais expressões estrangeiras adentram nosso vocabulário, por exemplo, as agências se comunicam utilizando deadline, job, briefing, brainstorming, etc. 

Entretanto, também é possível aprimorar essa proficiência escutando músicas no idioma, assistindo filmes legendados ou mesmo sem a descrição, vendo séries, jogando, além de muitas alternativas. Ainda, é possível conversar on-line, como o Omegle possibilita. Agora, se você precisa de um acompanhamento de perto, o Duolingo é uma ótima recomendação, pois envia notificações para te lembrar de cumprir as tarefas. 

Por fim, não se esqueça: é essencial nunca parar de estudar, procure sempre desenvolver suas maestrias em todas as chances possíveis. Afinal, conhecimento ninguém te toma e ele só acrescenta. Nesse sentido, o Nube é seu aliado, pois diariamente compartilhamos dicas e sugestões de diversos especialistas, para você se manter atualizado das tendências do mercado de trabalho. Continue acompanhando nosso blog e conheça as redes sociais. Conte sempre conosco para alcançar o sucesso!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe