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Como promover um processo seletivo criativo e eficiente 

Notícia | 05/09/2022

Pedro Fagundes

O momento do processo seletivo é crucial para o bem-estar de qualquer empresa. Isso se vale pelo fato dele representar, por via de regra, a renovação da força de trabalho. Portanto, com o passar dos anos, RHs de todo o mundo desenvolveram uma série de técnicas a fim de encontrar os melhores estagiários, jovens aprendizes e efetivos. No entanto, com a insurgência da pandemia do coronavírus, em 2022, o ambiente digital tomou conta do universo corporativo. A partir dessa transformação, a queda de barreiras físicas pôde incentivar ideias inventivas na área de recrutamento. Sugiram jogos, utilização de vídeos, dinâmicas e muito mais. Quer descobrir qual a opinião dos candidatos quanto a essas inovações e outros detalhes presentes no procedimento de seleção? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Dados levantados de pesquisas

 

Segundo dados levantados pela Mindsight, companhia de tecnologia em recursos humanos, 58% dos aspirantes a vagas não recebem feedbacks adequados dos profissionais responsáveis após suas avaliações. Quando perguntados sobre a clareza das entidades no detalhamento de cada etapa adotada, 48% dos respondentes indicaram falta de transparência por parte das mesmas. Essas estatísticas demonstram uma falta de competência e consideração  enorme das organizações a uma fase tão importante.

 

Além de destacar erros básicos de devolutiva, a pesquisa revelou, também, quais os modelos mais detestados e preferidos pelos concorrentes. De acordo com os números, o bate papo cara a cara, apesar de ancestral, é o favorito, sendo preferência entre 63,4% dos entrevistados. Uma colocação abaixo, as entrevistas on-line mostram-se como uma boa alternativa ao presencial e sustentam a predileção de 59,4% das pessoas. Na direção oposta, os games são os principais odiados, com uma reprovação de 25,5%. As dinâmicas de grupo (24,7%) e os vídeos de apresentação (15,5%) ainda marcam presença entre os menos agradáveis.

 

Para o CEO da Mindsight, Thaylan Toth, enxergar uma amplitude de aborrecimentos nesse cenário de atuação não é uma boa notícia. Conforme consta, a experiência do candidato é decisiva para atrair e reter talentos. “Experiências ruins prejudicam a imagem do empreendimento e causam uma barreira na atração de candidatos, os quais podem buscar por outros players de mercado. Os RHs devem levar em conta as expectativas pessoais e profissionais de quem se inscreve. Transparência e detalhamento sobre cada etapa são fundamentais para o entendimento de cada passo”, afirma.

 

Onde residem os principais erros de operação?

 

Conduzido no mês de maio de 2022, o estudo contou com a participação de 3.397 pessoas, espalhadas por todos os cantos do país. Entre os principais insights decorrentes do levantamento, estão:

 

- 76% dos ouvidos classificaram a experiência com ferramentas de gameficação como indiferente ou ruim;

- 48% apontaram a falta de transparência das empresas como o principal elemento detrator;

- 58,7% prestaram queixa contra a ineficiência e demora dos feedbacks por parte dos recrutadores; 

- 16,04% reclamaram da imprecisão presente nas descrições de vagas;

- 12,54% desaprovam a clareza das fases.

 

Já não é dos dias atuais a exigência dos concorrentes quanto uma maior atenção por parte dos recrutadores, no momento da seleção. A reivindicação é justa, pois, na mesma moeda, é de praxe dos avaliadores descartarem quem não esteja 100% presente no momento do bate papo. Segundo a organização norte-americana, sem fins lucrativos, Talent Board, entidades as quais zelam por boas devolutivas e pela clareza obtém mais êxito para contratar.

 

Seja nos Estados Unidos ou no Brasil, uma coisa é certa: os processos de recrutamento devem ser, em sua integridade, cristalinos e com retorno obrigatório, independentemente se o cidadão foi a escolhido ou não. Desde o envio do currículo até os níveis finais, a utilização de tecnologias e o apoio de consultores especializados são aliados cruciais no momento de oferecer metodologias mais atrativas e efetivas. “Não dá, simplesmente, para entregar a ferramenta na mão do cliente e só acompanhar o uso à distância. O desafio é prestar uma orientação próxima e inteligente”, explica Felipe Crivello Cesar, head de sucesso do cliente.

 

Dicas para ter um processo seletivo diferenciado

 

Não esqueça o feedback! Os dados deixam nítido o quanto a falta de retorno é capaz de frustrar os candidatos. Portanto, os RHs devem ter como prioridade, impor um diálogo aberto a respeito de cada uma das etapas. Dispositivos como chatbots e inteligência artificial, duas especialidades de marcas como a Total IP, são grandes parceiros no momento de organizar devolutivas e contatar os inscritos.

 

Detalhes valem ouro. Pode parecer assustador, mas a maioria das pessoas não faz ideia de como são avaliadas. Um quiz sobre fit cultural ou mesmo um simples envio de portfólio podem gerar atritos, caso os participantes não saibam como o setor de gente irá julgar os resultados. Sem nenhuma explicação prévia, o procedimento pode parecer sem critério. Evite essa concepção errônea por parte de quem procura e poderia valorizar seu negócio. Para tanto, invista em cada pormenor.  

 

Escolha as melhores ferramentas. Desde modelos para classificação de habilidades até a gestão de gente no dia a dia de um negócio, a aplicação de tecnologias voltadas ao chamado People Analytics é fundamental. O intuito da implementação é tornar a logística humana mais dinâmica e efetiva. Dessa forma, busque oferecer aos candidatos os recursos mais modernos. Assim, a probabilidade de exímios profissionais se destacarem durante a exibição de suas habilidades cresce exponencialmente. Para a aquisição de maiores talentos, apenas precisa-se de palco e visibilidade. Portanto, faça questão de disponibilizar o melhor backstage e aproveite o espetáculo.

 

Saiba ouvir. A função primordial de uma equipe de recursos humanos é escutar bem. Para tanto, deve-se prezar pela transparência e equidade com todos os participantes. Escolha, por vezes, o silêncio, fuja de cortes e, como diria a música: deixe os garotos brincarem. Com bons ouvidos, será mais fácil distinguir um ótimo concorrente. Invista em tecnologia e recursos humanos para tratá-los como prioridade.



Ficou curioso com as inúmeras possibilidades? Então, apronte-se, inove e esteja aberto para as mudanças! O momento para fazer o futuro da sua firma ainda mais brilhante e recheado de talentos é agora. Para mais toques como esse, continue nos acompanhando em nosso blog e nas redes sociais. Ah! Não esqueça de conferir o nosso aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Para aproveitá-lo, deixe sempre as notificações ligadas e não perca nenhuma novidade.

 

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