Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
voce-se-contrataria-se-tivesse-uma-vaga-aberta

Você se contrataria se tivesse uma vaga aberta? 

Notícia | 07/07/2022

Giovanna Cavalli

A autoconfiança pode incentivar o candidato a desenvolver melhor o próprio trabalho. Contudo, o excesso também é nocivo e pode causar cegueira: o orgulho e a prepotência. Inclusive, os profissionais de recursos humanos (RH) observam muito esse aspecto em suas contratações. Assim, estagiários, aprendizes e trabalhadores em geral precisam estar atentos a isso.

O alinhamento com o mercado

Nesse sentido, o Nube fez um levantamento com a participação de mais de 26 mil jovens perguntando: “você se contrataria se tivesse uma vaga aberta?”. A grande maioria se considera apto e alinhado para assumir as responsabilidades corporativas. Isso é um cenário muito positivo!

Com 81,08% dos votos, os concorrentes certamente se contratariam, mas sabem também reconhecer seus pontos fracos. Para a analista de recrutamento e seleção do Nube, Vitoria Ribeiro, é muito importante saber avaliar essas questões. “O autoconhecimento te permite enxergar fatores de desenvolvimento e melhoria. Isso porque se você identifica quais são eles em seu perfil, consegue traçar estratégias para aprimorá-las. Sobretudo, isso demonstra iniciativa e proatividade, habilidades extremamente significativas para o mercado”, diz.

Contudo, não adianta somente reconhecer, é preciso agir! “A partir da identificação, o aspirante deve buscar maneiras para amenizar os impactos negativos por meio de cursos, palestras e outros conteúdos os quais auxiliem no progresso pessoal e profissional”, complementa a especialista.

Excesso de autoconfiança pode virar sabotagem

Já 10,91% além de se admitirem, se julgam muito acima dos demais. “Ter essa segurança é extremamente valioso em um processo seletivo (PS), pois quem acredita em si, tem muito mais facilidade em convencer alguém de uma ideia, isso porque ela irá transmitir credibilidade e firmeza em relação a alguém inseguro”, explica a analista.

No entanto, é preciso tomar cuidado com o excesso de autoestima. Afinal, todo exagero é ruim. “Quando essa característica aparece demais, pode soar como arrogância ou soberba. Acreditar em seu próprio potencial não significa necessariamente se enxergar como superior aos outros, é sobre reconhecer a sua capacidade e buscar demonstrá-la ao selecionador”, ressalta Vitoria.

Qualifique-se!

Para outros 5,64%, o recrutamento próprio dependeria da vaga, caso fosse mais simples sim, mas se necessário muito conhecimento, não. Pensando nisso, a selecionadora dá algumas dicas: “primeiro, é fundamental mapear quais as exigências do mercado em relação a sua área e, a partir disso, ele pode buscar desenvolver essas maestrias requisitadas. Hoje, a Internet possibilita o acesso gratuito a diversos conteúdos para aperfeiçoar o perfil profissional do jovem e/ou estudante em busca de uma oportunidade”, sugere.

Inclusive, o próprio site do Nube disponibiliza alguns cursos EADs gratuitos sobre as temáticas do mundo corporativo. São assuntos como administração do tempo, processos seletivos, currículo, gestão de carreira, marketing pessoal e expressão em público. Ademais, é disponibilizado um certificado de horas complementares ao final o qual pode ajudar na faculdade para a conclusão da formação.

A importância das soft skills

Em contrapartida, 1,78% compreendem seu despreparo em relação às exigências do mercado para um currículo de destaque. “Essas condições podem variar bastante de acordo com a área de atuação. Contudo, algumas destrezas são a base para tornar-se um bom profissional e a comunicação é uma delas. Saber se expressar é essencial para qualquer pessoa, passar as informações com assertividade, fazer um bom uso do português e responder aos questionamentos de maneira clara e objetiva são atitudes relevantes e de realce em um PS”, avalia a especialista.

Essa competência em específico pode ser conquistada não apenas por meio de cursos. “É possível adquirir esse saber com leituras, assistindo a palestras e se atentando ao uso das palavras, entre outras atividades. A objetividade exige treino, ou seja, primeiro pontuando onde progredir e, em seguida, praticando diariamente, seja na frente do espelho, em uma gravação com o celular ou com amigos e familiares mesmo. O importante é se dedicar em repetir a atividade até atingir o ponto desejado”, expõe Vitoria.

Para a psicóloga e CEO da Eleve Consulting, Shana Wajntraub, treinar as soft skills é fundamental, desafiador e trabalhoso, mas é essencial. Como? “Nos nossos treinamentos, são trabalhadas a empatia, flexibilidade, inteligência emocional, resiliência, comunicação assertiva, modos de trabalho - sob pressão, em equipe - liderança. Quem investe qualificando o time tem atingido maior produtividade”, ressalta.

Ainda segundo ela, quem tem boas skills não só pode conseguir excelentes oportunidades na carreira, mas em todos os âmbitos da vida. “Um líder do segmento de tecnologia, por exemplo, pode ter excelentes possibilidades de ofício, inúmeras formações, ler livros técnicos e até mesmo experiência, porém, se ele não consegue gerir os subordinados, falar de forma objetiva, passar bons feedbacks e respeitar a diversidade, ele provavelmente não será desejado pelas entidades”, alerta.

Infográfico da matéria

A especialista ainda cita algumas habilidades relevantes para se atentar. Veja:

• Saber ouvir as pessoas;
• Ter facilidade para expressar ideias;
• Mostrar uma atitude positiva em relação aos desafios;
• Empatizar com os sentimentos dos outros;
• Pensar criticamente com foco em buscar soluções;
• Ter inteligência emocional para lidar com frustrações.

Fuja do comodismo, procure ajuda!

Por fim, 0,60% se enxergam abaixo da grande maioria, mas não sabem como mudar isso. Logo, a recrutadora adverte: “um indivíduo acomodado em sua carreira pode acabar vivendo uma jornada sem riscos e a princípio isso parece confortável, mas também significa um caminho laboral sem evolução. Isso porque o crescimento nesse aspecto vem justamente quando assumimos novos riscos e aprendemos coisas novas”. Sobretudo, essa comodidade pode gerar prejuízos à saúde mental. “Sentir-se estagnado não é muito agradável e pode gerar muito estresse, ansiedade e baixa autoestima”, finaliza.

Portanto, em busca do sonho, deve haver persistência e não se frustrar nos primeiros obstáculos. Existe um tempo de investir, de maturar e assim começar a construir uma história!

Alinhe-se com as tendências. Acompanhe também nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você se mantém atualizado e ainda se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete