Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
se-capacite-para-o-mercado-do-futuro

Se capacite para o mercado do futuro 

Notícia | 13/05/2022

Rodrigo Barreto

Estamos passando por um momento de grandes transformações na sociedade. Após os dois anos de muita dificuldades, as pessoas mudaram o modo de enxergar vários âmbitos da vida e, por isso, gestores buscam novas características na hora de contratar um funcionário, estagiário ou aprendiz. Ademais, com o avanço da tecnologia, profissões estão surgindo e, com isso, outras competências devem ser desenvolvidas.

As habilidades socioemocionais

Saber identificar e comunicar sobre suas emoções, aprender a lidar com conflitos, ter atitudes empáticas em relação ao outro, assumir responsabilidades e possuir autonomia são algumas habilidades socioemocionais do ser humano ganhando relevância ultimamente. Tradicionalmente dedicadas ao desenvolvimento intelectual dos alunos, as escolas agora compreendem cada vez mais a importância da inteligência emocional e envolvem as famílias para compreenderem e investirem nesse aspecto.

Embora a capacidade de processar informações e conquistar o conhecimento acadêmico seja fundamental, ele sozinho não basta. Segundo o psicólogo, escritor e PhD em Harvard, Daniel Goleman, ela só é responsável por 20% do sucesso da vida de um adulto. O restante vem de suas habilidades socioemocionais, batizadas por ele como Quociente Emocional (QE). “Infelizmente, nós nos deparamos hoje com grandes profissionais, cientistas e empresários muito capazes intelectualmente em suas áreas, mas com desafios psicológicos”, lamenta a diretora da escola Maple Bear Goiânia, Cida Corrêa.

A psicóloga Thaís Nascimento lembra: a escola é responsável por apenas 22% das horas úteis do jovem ao longo da semana, por isso, é essencial as famílias estarem alinhadas nessa missão. “Muitas vezes pelas responsabilidades do cotidiano, os pais têm dificuldade no desempenho de seu papel”, comentou. Para ajudar nesse sentido, ela deixou algumas dicas práticas:

Desenvolva o autoconhecimento: precisam aprender suas emoções para ajudar os filhos a também alcançarem o autoconhecimento. Afinal, são o exemplo e o espelho. É preciso identificar para si mesmos quando estão angustiados, preocupados, chateados para compreender melhor suas reações às mais diversas situações.

Coloque a criança em seu papel de aprendiz: os filhos não nascem prontos e precisam de orientação durante a infância. “Não espere uma mudança de comportamento sozinhos, eles precisam dos ensinamentos de alguém mais experiente”.

Ensinar o filho não é fazer por ele: é comum os pais ficarem com pena dos filhos e os auxiliarem quando isso não é necessário. “Você ajuda a reconhecer sua capacidade, a entender a autonomia e o sentimento de empoderamento”, explica.

As novas profissões do futuro

A revolução tecnológica acelerada dos últimos meses foi fundamental para a sociedade se manter ativa e a sustentação da economia. Com isso, várias áreas se desenvolveram e ganharam espaço no debate público. Dessa forma, alguns assuntos passaram a ser de conhecimento da população e, um dos mais falados, é a criação do Metaverso.

O conceito é baseado na ideia da formação de um universo paralelo totalmente virtual. Algumas companhias já adotaram essa modernidade no dia a dia diante de algumas atividades, como, por exemplo, em recrutar seus colaboradores. Segundo um estudo da PwC, cerca de um milhão de empregos possuem realidade virtual e, em menos de dez anos, estará presente em 23 milhões de vagas em todo o mundo.

Já é comum encontrar vários sites e redes sociais de grandes organizações com influenciadores virtuais, personagens criados para serem a “cara” da marca, com o objetivo de auxiliar quem está visitando a página, respondendo perguntas, mostrando fatos relevantes, entre outros suportes. “É uma embaixadora e não deixa de fora o lado humanizado. A união do digital com a realidade”, explica o diretor de relações corporativas e institucionais do Cebrac, Jefferson Vendrametto.

A ciência constantemente traz uma nova realidade à sociedade, onde os usuários podem criar seus próprios avatares no ambiente digital e, por meio deles, as pessoas podem aprender, trabalhar, socializar e se conectar com colegas de trabalho, amigos e familiares. Ou seja, esse mundo vai ser uma réplica da vida real. Comparando o mês de março de 2022 com o de 2021, a busca pelo termo “Metaverso” cresceu 44%, segundo o Google.

Por outro lado, o sucesso dessa proposta depende de outros fatores. As corporações precisam apostar nessa nova forma de interação, possibilitando os indivíduos de terem sensações reais. Quando esse movimento se tornar comum, muitas oportunidades voltadas nessa área irão surgir e, com isso, quem estiver qualificado ganhará um espaço no mercado.

É o público se interessar pela área e estar antenado com as novidades e tendências. Segundo informações do Ey Building a Better Working World, as transformações serão gigantes e resultarão no surgimento de novas profissões, como por exemplo:

Especialistas em bloqueio de anúncios: administrará a invasão comercial no Metaverso, pois será inundado por publicidade.

Construtor do novo mundo: elaborar novas soluções e produtos. É preciso ter a visão do todo para a criação de algo ainda inexistente.

Estrategista: responsáveis pela identificação e desenvolvimento das oportunidades. Deverão ter amplo conhecimento de negócios, gerenciamento e marketing.

Gerente de segurança: será um dos temas cruciais. Será necessário prever e atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à vulnerabilidade. Uma das formações deverá ser a engenharia de tecnologia com especialização em segurança de sistemas.

Storyteller (contador de histórias): fará a projeção das missões imersivas, ou seja, a linha de experiência.

Se desenvolva melhor profissionalmente

De acordo com uma pesquisa do LinkedIn, 49% dos brasileiros consideram mudar de trabalho em 2022. Entre os jovens, de 16 a 24 anos, o número é ainda maior: 64%. Os principais motivos são: busca por melhores salários e o desejo por um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Contudo, antes desse movimento, é preciso melhorar como profissional. Sendo assim, confira cinco livros para isso:

Mais Esperto que o Diabo: traz lições para acabar com o medo ou arrependimento de se arriscar em algo. Ele mostra porque não podemos nos alienarmos, termos objetivos e criarmos planos para atingi-los, cultivando resiliência, pensamentos positivos e contando com a ajuda de amigos.

Atitude Mental Positiva: vem com um frescor para clarear a mente sendo um talismã. São apresentadas formas de como ver o outro lado da moeda, ter um conhecimento mais apurado sobre si e ficar aberto às possibilidades não deixando a negatividade te dominar.

Quem Pensa Enriquece: o autor Napoleon Hill entrevistou alguns nomes relevantes como grandes empreendedores e inovadores. Ao final da leitura, será possível entender passo a passo para o desenvolvimento de uma filosofia consistente para a obtenção de riqueza.

O Manuscrito Original: é a bíblia para realização profissional em qualquer campo de atividade, pois traz resultados de anos de pesquisas com pessoas muito ricas e bem sucedidas. Levando ao leitor 16 ensinamentos de como prosperar e ter um carreira de sucesso, ele provoca pensamentos sobre quais metas você tem, como é o seu lado pessoal e entre outras questões.

O Método de Vendas: aborda o papel do vendedor, sendo a alma do negócio. Traz uma visão de como se apresentar, solucionar problemas e ser confiante.

Portanto, se prepare e esteja sempre atualizado para se destacar em meio a concorrência. Se você busca uma oportunidade de estágio ou aprendizagem, acesse o nosso painel de vagas. Boa sorte!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete