Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), atualmente, existem 17,4 milhões de possíveis estagiários, somando os níveis superior, médio e técnico. Contudo, apenas 5,7% desses estudantes conseguem uma oportunidade, conforme estatísticas da Associação Brasileira de Estágios (Abres). Agora, com o mercado de trabalho mais otimista também para aprendizes e efetivos, a economia se reaquece e as contratações retornam. Portanto, esse é o momento ideal para alcançar uma vaga! Confira as dicas para turbinar o seu currículo (CV) e ser um destaque. 

4 dicas para você conseguir um estágio hoje mesmo!

1) Esteja atento às divulgações

Uma coisa é fato: nenhuma chance cai do céu! Então, é necessário estar atento aos meios nos quais elas são divulgadas, como as redes sociais. A Internet facilitou diversos aspectos e um deles é a possibilidade de acompanhar em tempo real os anúncios publicados. Dessa forma, você pode se inscrever ao vivo quando aparecer algo interessante. 

Além disso, quanto mais disposto você estiver, maior a probabilidade de conquistar sua primeira experiência corporativa, pois isso incide justamente na sua determinação de encontrá-la. Um exemplo são as Feiras de Estágio, como a do Nube. Por meio dela, você tem acesso a diversas vantagens e também pode ser o seu momento de adentrar a dimensão empresarial. Neste ano, o evento acontecerá nos dias 30 e 31 de agosto e primeiro de setembro. Logo, já vai se preparando desde agora! 

2) Pesquise sobre a vaga e a empresa

Após encontrar a opção mais atrativa, pesquise tudo o possível sobre ela. Descubra qual empresa está em jogo, seu segmento, porte, como ela se comporta diante do mercado, sua reputação perante os consumidores e demais fatores envolvidos. Veja se as crenças, valores e formas de atuar combinam com você.

Para Rachel Silva, selecionadora do Nube, “é essencial verificar se a oportunidade está alinhada com o seu perfil, bem como, entender as principais atividades, o candidato precisa se identificar com as tarefas a serem desempenhadas no empreendimento”, ressalta. “Quando isso acontece, grandes são as chances de apresentar um melhor desempenho na hora da entrevista”. 

3) Faça networking 

É comum ouvir por aí: “me indica no seu trabalho?”. Afinal, a recomendação é um método rápido e certeiro de admissão, tendo em vista uma apresentação prévia já benéfica e bem estruturada. Quando é assim, alguém já expôs seus traços fortes e suas habilidades sobressalentes, antes mesmo de você se identificar. 

Sendo assim, uma boa tática é utilizar o LinkedIn para se conectar com profissionais de mesmo nicho. Assim, você consegue ficar de olho em quem é da sua área para criar e manter bons relacionamentos. Isso também te aproxima da sua atuação e favorece a troca de experiências.

A estagiária e estudante de comunicação social na Universidade Federal de São João del-Rei, Giovanna Fuccio acredita na importância de “manter uma rede de contatos” e ressalta: “é essencial investir nisso. Quanto mais pessoas te conhecem, mais visibilidade você ganha e a tendência é se tornar uma referência. Isso te confere uma série de vantagens”, pontua. 

4) Elabore seu currículo com atenção

O documento é a sua primeira impressão perante uma companhia, logo, é necessário uma apresentação de qualidade, na qual você evidencie suas competências e conquistas. Ademais, é fundamental investir no layout, com o propósito de facilitar a visualização do conteúdo e tornar a leitura mais dinâmica e atrativa. Enfim, jamais considere mentir alguma informação, pois isso é visto como falta de ética e já te desconsidera na hora. 

Outro ponto vital: a declaração deve ser feita de acordo com o intuito da vaga. Ou seja, esqueça aquela ideia de mandar o mesmo CV para diversas instituições, você precisa personalizar cada assunto, o objetivo descrito e alguns outros itens. Por exemplo, algumas aptidões são mais necessárias para determinadas funções, portanto, esteja atento para quais quesitos você deve ressaltar. 

Por fim, o Nube disponibiliza um curso gratuito: como elaborar um currículo. Assim, você também consegue ver na prática como montá-lo. Além disso, também existem outras alternativas, como gestão de tempo e falar em público. Tudo isso para você se tornar um profissional mais completo e se destacar em qualquer recrutamento. Consulte nossas oportunidades no Painel de Vagas e lembre-se de visitar nossas redes sociais para ter contato com a opinião de diversos experts! Conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe