Seja dentro ou fora do contexto corporativo e profissional, é comum do ser humano ter metas e sonhos. Esses, por sua vez, podem - e vão - influenciar nosso modo de agir e se posicionar frente aos desafios da vida. Para entender quais são os maiores anseios da juventude, o Nube fez um levantamento e perguntou: “qual sua maior expectativa?”. 

Além da satisfação pessoal

Mais de 59,3% dos entrevistados afirmaram como principal vontade a realização com o trabalho. De acordo com Valdemir Romualdo, analista de treinamento e desenvolvimento do Nube, esse aspecto para os mais novos vai além da satisfação pessoal. “A Geração Z avança sobre o entendimento desse tópico. Há preocupação crescente com as questões sociais, ambientais e políticas a fim de construir uma sociedade mais digna para todos. A concepção de ‘fazer parte de um todo’ faz muitos novos  profissionais buscarem ocupações alinhadas aos seus valores e ideais, pois a divisão entre labor e vida pessoal é cada vez mais tênue”, explica.

Em segundo lugar, com 17,4% dos votos, vem a vontade de conseguir um imóvel para morar com conforto. “Devido aos reflexos das crises econômicas, o jovem está mais consciente quanto às questões financeiras e ter a casa própria pode significar segurança em um cenário instável. A busca pelo próprio espaço, privacidade, autonomia, liberdade pessoal e financeira são características intrínsecas de uma geração a qual tem feito e fará o possível para enfrentar o amanhã de forma mais realista”.

Salários altos e viagens

Outros 9,7% almejam um ótimo salário com muitos benefícios. “O dinheiro em si não consegue deixar uma pessoa realizada, mas aquilo proporcionado por ele pode ser um meio para isso. Avaliando o cenário pandêmico,  diversas pessoas passam por situações financeiras delicadas devido ao alto desemprego, economia instável e também, muitas vezes, por má organização financeira, impactando o bem estar e a felicidade. O fato de se ter uma renda maior  colabora para o indivíduo possuir um senso maior de controle e autonomia sobre a vida”, continua o especialista.  

Para 7,9%, viajar pelo mundo é a principal vontade. Segundo o analista, uma rotina intensa, o desgaste físico e emocional faz nosso corpo demonstrar algumas inconsistências. “A previsibilidade do cotidiano diminui a capacidade criativa, de improvisação e de respostas aos desafios iminentes, roubando o desejo de experimentar o novo. Ao viajar, há uma quebra nessa rotina. O fato de estar em um ambiente diferente estimula a descoberta de novas formas de agir. Ao lidar com as diversidades culturais, também aperfeiçoamos a comunicação, nos levando a nos adaptarmos àquele contexto, expandindo nosso networking, futuros projetos e negócios. 

Dicas para quem quer atingir o êxito

Por fim, 5,7% querem constituir família, com filhos ou animais de estimação. “Na era tecnológica vivida atualmente, tudo é muito rápido. As informações levam segundos para atravessarem países, sejam elas boas ou ruins. Essa sensação de incerteza entre presente e futuro, faz decisões importantes, como construir uma família, serem cada vez mais ponderadas. Não ter a responsabilidade com essa construção, ante aos problemas os quais podem vir, sejam eles socioeconômicos, ambientais ou de qualquer outra natureza, é uma forma de manter as coisas, ou o máximo delas, sob o próprio controle. Por outro lado, o anseio de maior liberdade também traz reflexos: a busca crescente por vínculos não estáveis e distantes de tudo capaz de limitar as escolhas”, pondera Romualdo.

Assim, o especialista dá dicas para quem deseja alcançar os escopos:

  1. Primeiramente, sonhe. Separe um tempo, papel e caneta, liste seus intentos e os deixe em um lugar visível, para não esquecer, nunca! Afinal, isso não custa nada.
  1. Fortaleça seus valores. Ter clareza dos seus valores e fortalecê-los dia a dia farão suas metas serem potencializadas.
  1. Tenha uma visão clara. Quanto mais compreensão você tiver dos seus objetivos, melhor será a percepção de sua realização.  
  1. Transforme seu desejo em meta. Para isso, é importante traçar o “alvo” de forma positiva, desafiadora, mas também realista, estando ao seu controle.
  1. Aja em direção a isso. Quais são as ações diárias para te colocar mais próximo das suas pretensões? Seja economizar com algo ou dedicar 30 minutos de estudo para sua qualificação, enfim. Defina algo capaz de fazer sentido a você, mas faça algo.

O analista ainda destaca como, segundo a Universidade de Scranton, apenas 41% das pessoas definem metas de vida a cada ano e apenas 9,2% colocam suas ações em prática. Para ele, há apenas uma pergunta a ser feita para se movimentar. “Quais ações diárias você pode tomar para te colocar mais próximo dos seus sonhos? Defina qualquer coisa capaz de fazer sentido a você, mas faça algo”, conclui.

Como gerir a própria carreira?

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe