Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-estipular-e-alcancar-metas

Como estipular e alcançar metas? 

Notícia | 19/11/2020

Vinícius Lima

Toda meta precisa ser estipulada com algum objetivo relacionado a ela. Afinal, essa é a melhor maneira de ir conquistando o desejado na trajetória, tanto dentro, quanto fora do contexto corporativo. Portanto, se você deseja saber como desenvolver essa habilidade, veja as dicas a seguir!

Barbara Carvalho é estudante de administração em Sorocaba e compartilha da visão de ser crucial, para evoluir profissionalmente, contar com bons planos. “Preciso saber quais direções quero seguir e como irei fazer para chegar lá. Não gosto da sensação de ‘deixar a vida me levar’, ainda mais no contexto corporativo”, expõe.

De acordo com a executiva especializada em soft skills, Erika Linhares, é preciso, antes de tudo, ter claro quais são as suas vontades e intenções. Quem não sabe aonde quer chegar, dificilmente irá conseguir concluir algum sonho. Por isso, estipular metas também é muito importante para aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados da organização.

Entretanto, é preciso fazer isso de forma correta e sem fazer essa atitude desanimar a equipe. Uma das maneiras de fazer isso da forma correta é seguir o conceito de Smart, um método de definição de intentos criado pelo professor e escritor Peter Drucker baseado em cinco fatores. São eles: S (específica), M (mensurável), A (atingível), R (relevante) e T (temporal). Abaixo, a especialista explica um pouco sobre cada uma dessas características:
                                                                         
Específica
                                                                         
Toda meta precisa ser específica. Desejar ser promovido um dia e ganhar mais dinheiro em algum momento não funcionam e podem gerar ainda mais frustração. É preciso definir qual o plano exato, onde irá realizá-lo e quando conquistá-lo. Um exemplo é almejar virar líder até uma específica data. Além disso, é necessário definir quais ações precisam ser feitas para alcançar o almejado. Por exemplo, estudar, realizar atividades nunca feitas antes, conquistar novos clientes, etc.

Mensurável

Todo plano precisa ser medido. Uma pessoa com a vontade de perder peso, por exemplo, não se sente estimulada a conseguir se não sabe quanto quer eliminar. O mesmo acontece no caso de uma empresa se não avalia a satisfação de seus clientes. Assim, também não se sabe dizer se os resultados foram alcançados e como se deu o desempenho das ações realizadas. É preciso ter planejamentos mensuráveis para acompanhar o processo e corrigir a rota, se preciso.

Atingível

Adianta criar um escopo se ele não é atingível, realmente? Quando isso ocorre, pode desmotivar as pessoas a seguir o idealizado, pois elas vêm como aqueles objetivos estão fora da realidade. O mesmo acontece ao traçar caminhos totalmente dependentes de outra pessoa realizar e não de si mesmo.

Relevante

Quanto mais relevante for o caminho visualizado, mais motivado se ficará para alcançá-lo. Quem quer tudo, não realiza nada. Portanto, escolha as batalhas certas e dê prioridade ao mais importante. Caso seja a nível pessoal, avalie o impacto da jornada para si. Vale a pena de fato batalhar por isso ou aquilo?

Temporal

Os planos precisam ter um prazo para serem conquistados. Sem definir um tempo, é natural relaxar e acabar demorando ou não conseguindo cumprir o almejado. É imprescindível ter deadlines para sair da inércia e da preguiça e, assim, se sentir impulsionado em relação à conquista. Aprenda a comemorar pequenas vitórias dentro desse período para se sentir animado para concluir o restante das ações.

Quais são seus planos?

 

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe