Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-potencial-de-uma-carreira-em-tecnologia-no-mercado

O potencial de uma carreira em tecnologia no mercado 

Notícia | 30/01/2024

Carolina Amaral

Atualmente, o ramo de TI (Tecnologia da Informação) cresce gradativamente e aumenta-se, também, a procura por interessados. Porém, apesar do campo apresentar oportunidades diversas, é indispensável se manter a par dos assuntos do momento e, junto a isso, estar ciente de dicas para obter o sucesso como estagiário ou aprendiz. Faça isso agora!

 

Tendência em alta no ramo tech para se manter informado

Segundo dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, até 2025, haverá a criação de 797 mil novas vagas na área de tecnologia no Brasil. Com esse desenvolvimento, a nação tem investido cada vez mais no ramo e, consequentemente, mais profissionais buscam especializações. Logo, para dar um norte a esse pessoal, estar ciente de algumas tendências é uma boa opção. Confira três delas:

  • IA e Machine Learning: o principal destaque dos últimos anos é a utilização das duas ferramentas como forma de aperfeiçoar a análise e interpretação de elementos, ampliando a capacidade de compreensão, otimizando o desempenho e embasando a tomada de decisões.
  • Internet das Coisas (IoT): o conceito se amplia e traz ao cotidiano inúmeras possibilidades. “A IoT é a interconexão de objetos físicos com o mundo digital, tornando-os capazes de juntar e transmitir dados, algo extremamente necessário e estratégico para as empresas”, afirma Vanessa Carlim, head of people da RoutEasy.
  • Metaverso: engloba a realidade aumentada e virtual, proporcionando um espaço onde os indivíduos conseguem interagir em um local digital tridimensional, semelhante ao mundo físico. A área oferece grandes oportunidades, como: design e experiência de usuário, desenvolvimento de jogos e simulações, blockchain e criptomoedas, entre outros.

Logo, quem tem o sonho de ingressar no segmento deve se atualizar e destacar sempre as soft skills mais relevantes. “A resolução de impasses, o pensamento crítico e analítico são habilidades importantes não apenas para os desafios tecnológicos, mas também para a produtividade e o trabalho em equipe. Em um ambiente on-line, é essencial as decisões serem respaldadas por análises cuidadosas e uma abordagem lógica”, ressalta Vanessa. 

 

Dicas para ter sucesso em carreira modernas

A era da cultura data-driven chegou para todas as entidades. Porém, mesmo com o aumento dos investimentos em tecnologias de coleta, armazenamento e análise de bases, um dos maiores problemas das companhias está na contratação de especialistas capacitados, visando transformar esses materiais em inteligência para o negócio. 

Neste cenário, os cientistas de dados têm um amplo mercado de atuação e quem quer começar em um emprego pode ter acesso a boas possibilidades. O Instituto de Estatísticas de Trabalho dos Estados Unidos aponta uma demanda por esses profissionais se elevando 22% entre 2020 e 2030.

Ciente dessa previsão, determinadas orientações podem fazer toda a diferença na hora de trilhar uma jornada rumo a um emprego na área. Veja algumas:

  • Formação: para quem está na fase inicial, a busca por conhecimento e troca de experiências com pessoas experientes é crucial para entender o cenário e traçar um plano fazendo sentido, consoante o perfil de cada um. “Aos em transição de carreira podem optar por cursos rápidos para acelerar a mudança, enquanto os graduandos de primeira viagem têm mais tempo para se dedicar a uma formação completa em estatística, matemática ou outras disciplinas com uma boa base”, explica a customer advisor do SAS Brasil, Larissa Lima.
  • Aprendizado contínuo: por ser um domínio em evolução exponencial, há modificações contínuas. Com isso, os ingressantes devem sempre estar atentos às novidades, além de estudar sobre o segmento. “O cientista de dados também é demandado por vários setores, como varejo, telecomunicações, finanças e governo. Logo, conhecer o core business de cada um é uma vantagem”, informa Larissa.
  • Equipe multidisciplinar: por ser uma alçada carente de talentos e lidando com contextos complexos, é natural as corporações criarem equipes com colaboradores de várias formações, como matemática, engenharias, oceanografia, biblioteconomia e outras. Por isso, saber atuar de forma integrada com troca de sabedoria é essencial.

Seja nosso seguidor nas nossas redes sociais: @nubevagas. Lá, você pode acompanhar informações diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras, vídeos e muito mais. Não perca os conteúdos do blog e da TV Nube. Esperamos por você!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete