Com a chegada da pandemia, muitas pessoas tiveram suas estruturas financeiras abaladas. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em 2021, com uma média de 70,9%. Logo, ficar no vermelho foi a realidade para milhões de pessoas. Diversos estudantes, estagiários, aprendizes e efetivos encontraram obstáculos para conseguirem se manter no verde. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para você melhorar a sua situação e dar a volta por cima neste ano! 

Dicas para aprimorar o seu planejamento financeiro

Mesmo iniciando o ano com despesas esperadas, tais como pagamentos de impostos, todo empreendedor precisa ter em mente uma reserva. Para isso, não basta fazer promessas e cruzar os dedos, é imprescindível traçar um plano de ação e estar ciente de todos os custos. 

Consoante a Gabriela Chaves, economista, fundadora e CEO da NoFront, “quando as pessoas buscam planejamento desconectado de suas realidades, se frustram por não conseguirem alcançar seus desejos, afetando a saúde mental e o bem-estar”. Por isso, é imprescindível estudar a fundo quando se trata dos pontos monetários. Nesse sentido, descubra algumas medidas essenciais para você começar a se organizar melhor. 

- Faça o fluxo de caixa regularmente:

Segundo Claudio Lasso, CEO da Sapri Consultoria, “o fluxo de caixa é uma ferramenta com a capacidade de aprender com o passado e visualizar uma estimativa do futuro, projetando os ganhos e gastos para os próximos meses”. Além do mais, esse controle oferece uma base para antecipar períodos de baixa no mercado e tomar, antecipadamente, decisões importantes. “Então, separe suas contas e faça a previsão”, finaliza. 

- Organize as finanças da sua empresa

“Controle financeiro é disciplina”, destaca Lasso. Muitos executivos passam um período do ano com folga e acabam deixando de lado esse domínio. Quando menos imaginam, se veem sem capital. Por isso, é essencial se organizar para saber regularmente quanto dinheiro entra e sai e como isso impacta no seu caixa. Caso essa administração diária seja difícil para você, comece semanalmente e gradativamente diminua esse tempo. 

- Determine os gastos desnecessários

Para garantir uma operação linear, sempre bem sucedida, “é necessário detalhar seus custos fixos e variáveis mensais”, pontua Lasso. Assim, é possível descobrir para onde vão as cédulas de cada mês. Uma vez essa descrição pronta, é hora de cortar os gastos desnecessários. Otimizar esse fluxo é essencial para não ter mais faturas se comparada com os ganhos. 

- Mantenha um bom capital de giro

“A falta de capital de giro é uma das maiores razões pelas quais os empresários não conseguem manter a estabilidade de seus negócios”, afirma o CEO da Sapri Consultoria. Portanto, tenha como prioridade ordenar suas contas para conseguir manter um equilíbrio entre pagamentos e recebimentos. Ademais, é crucial guardar um bom fundo de emergências para ter mais poder de reação. 

Conforme Gabriela, para criar essa reserva, “é preciso calcular o custo básico de vida, como moradia, alimentação, saúde e transporte. O ideal é guardar, pelo menos, seis vezes esse valor, mas pode começar poupando como conseguir. Isto garante, no caso de desemprego, mais seis meses de sobrevivência mínima”, explica. 

- Aprenda mais sobre educação financeira

“Pensar em dinheiro é uma forma de autocuidado”, salienta a economista. Para isso, é preciso aprender a gerenciar seu tesouro, fazer uma retenção, evitar ciladas, golpes e endividamentos. Estes conhecimentos são possíveis por meio da educação financeira. “Nem sempre se consegue pagar por um curso, mas há iniciativas como a NoFront, com conteúdos gratuitamente pelas redes sociais”, descreve Gabriela. 

Por fim, estudar é sempre o melhor caminho, em todos os aspectos. Assim, você domina mais assuntos e adquire conhecimentos para melhorar sua qualidade de vida, inclusive, sobre como você organiza seu dinheiro. Enfim, diariamente, o Nube compartilha dicas e sugestões para te ajudar a alcançar o sucesso, com opinião de inúmeros especialistas. Continue nos acompanhando e conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe