Com o alto desemprego e a crise causada pela pandemia, muitas pessoas recorreram ao empreendedorismo para se sustentar. No entanto, para um povo criativo e dedicado como o nosso, essa alternativa pode ser o caminho para o sucesso. O avanço da tecnologia também ajuda para mais gente ter essa possibilidade. Sendo assim, esse movimento pode ser positivo com a contratação de estagiários e aprendizes.

Alta na abertura de empresas

O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian revelou a abertura de 310.543 novos negócios em novembro de 2021. Essa quantidade significa um aumento de 6,3% em relação ao mesmo período de 2020, quando foram registradas 292.268 empresas criadas. De acordo com o levantamento, o segmento de indústrias teve o melhor desempenho, com alta de 25,7%. O setor do comércio cresceu 11,8% enquanto o de serviços apenas 1,2%.

De acordo com o economista Luiz Rabi, a iniciativa por necessidade continua sendo uma realidade para a população brasileira. “Mesmo sem a confiança financeira nos níveis pré-pandemia, as pessoas ainda enxergam a possibilidade de abrir uma corporação como um meio vantajoso para obter lucro, gerando uma nova renda ou complementando uma já existente. Além disso, a falta de empregos continua preocupando parte do país e, consequentemente, impulsionando o investimento na criação de companhias”.

As Empresas Individuais tiveram a alta mais expressiva, marcando 150,3%. Em sequência, com uma variação muito menor, estão os Microempreendedores Individuais (7,2%) e as Sociedades Limitadas (7,0%). Ainda no comparativo sobre o mês de novembro, a região mais positiva foi o Nordeste, com acréscimo de 19,1%. Em ordem decrescente estão o Sul (15,0%), o Centro-Oeste (6,6%) e o Sudeste (2,6%).

Conforme o negócio vai se expandindo, surgem novas necessidades e demandas. Nessa hora, contar com estagiários e aprendizes pode ser uma grande solução. Afinal, são pessoas com vontade de aprender e mostrar serviço, não possuem vícios anteriores e estão ligadas nas tendências do mercado.

Além disso, existem benefícios legais caso os empresários adotem esse modelo de admissão: ficam isentos de pagar encargos trabalhistas como FGTS, INSS, 13º salário, ⅓ sobre férias e verbas rescisórias. Ao fim do limite máximo de dois anos de atuação no local, esse colaborador pode ser efetivado e dar sequência na carreira dentro da organização.

A importância do digital

A quarentena imposta pelos governos para conter a propagação da Covid-19 obrigou muitos estabelecimentos comerciais a transformarem seu modelo de trabalho. Para o CEO da Complement Consultoria & Marketing, Juan Rosa, o varejo já migrou para o e-commerce e quem não fizer isso pode estar com os dias contados. “Utilizar o comércio eletrônico, mídias sociais e delivery é crucial daqui para a frente”, destaca.

Para o executivo, trata-se de um caminho sem volta e os consumidores continuarão comprando pela web. “Isso se aplica também para as estratégias de atendimento. Se passou a vender via aplicativo, não pode voltar atrás. Afinal, essa se tornou a preferência para grande parte da população”, pontua.

Na opinião do CEO, os principais desafios a serem enfrentados pelo setor varejista são: alta competitividade com lucratividade baixa, necessidade de modernizar as lojas físicas, ter atuação multicanal e venda eletrônica. Essa transformação caminhava a passos lentos no Brasil e, com a pandemia, foi obrigada a ser acelerada.

Para se destacar nesse meio, um ponto essencial é o bom atendimento. Por isso, contar com ferramentas práticas e eficientes deve ser uma prioridade. Ademais, uma equipe bem capacitada e pronta para resolver os problemas é extremamente relevante. Esses pontos podem ser solucionados sem a necessidade de um grande aporte financeiro.

Outra facilidade também ganhou espaço com a crise sanitária: o home office. Dessa forma, você pode formar seu time com talentos de qualquer localidade. Para isso, uma ótima opção é a realização do processo seletivo on-line. Sendo assim, você expande o seu leque de possibilidades e aumenta a chance de contratar o integrante ideal para o seu negócio.

Portanto, esteja preparado para os desafios e largue na frente da concorrência. Se você deseja contar com estagiários e aprendizes nessa missão, conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe