Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
saude-mental-4-tendencias-para-o-mundo-corporativo

Saúde mental: 4 tendências para o mundo corporativo 

Notícia | 09/02/2022

Vinícius Lima

A saúde mental se tornou uma parte importante das conversas públicas em 2021, quando atletas olímpicos, celebridades e outras figuras públicas se manifestaram sobre bem-estar e ajudaram a reduzir o estigma. Ao entrarmos no terceiro ano da pandemia, podemos esperar a permanência desse tema em voga, bem como ver mudanças serem realizadas para melhorar a realidade, principalmente no relacionamento entre colaboradores - sejam eles estagiários, aprendizes ou efetivos - e empresas.

Lucas Santos é estagiário de marketing e conta apenas ter se atentado a esse quesito após alguns meses da crise sanitária causada pelo coronavírus. “Eu nunca tinha feito uma sessão de terapia, nem nada do tipo. Senti a necessidade depois de ver minha vida de ponta-cabeça, porque me vi meio perdido”, conta. 

Para a CEO e fundadora da BeeTouch, Ana Carolina Peuker, também psicóloga, quatro tendências marcarão esse tópico em 2022. Veja: 

1 - Utilização de Inteligência Artificial

Segundo a especialista, os avanços nas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) tendem a melhorar o futuro das sessões de terapia e diagnósticos de saúde mental. “Isso pode ser aproveitado positivamente pelas organizações”. De acordo com a pesquisa Trust Source, publicada em dezembro de 2021, os sensores de movimento de IA podem ser usados para detectar sintomas de ansiedade, tais como: roer unhas, estalar os dedos e bater das mãos. Além disso, o mesmo estudo sugere na capacidade dessa ferramenta ajudar a treinar terapeutas avaliando suas habilidades, incluindo se eles estão ou não criando um ambiente ideal para seus clientes. “Ou seja, todos podem sair ganhando”.

2 - Expansão contínua em serviços de telepsicologia

A oferta de serviços psicológicos por meio da Internet ganhou força em 2020 e se manteve em 2021. “Ou seja, ela veio para ficar, de acordo com especialistas, neste ano. Por causa da pandemia Covid-19, muitos especialistas agora têm o treinamento, a experiência e a confiança para conduzir os serviços mediados pela web com eficácia e ética. Muitas instituições já oportunizam o acesso para os colaboradores a diferentes soluções de telessaúde”, conta. 

3 - Locais de trabalho anti-burnout

Uma mudança rumo à construção de estruturas de local de trabalho capazes de evitar o esgotamento mental está prestes a acontecer e é uma das principais tendências deste ano. Cerca de 32% dos participantes de um levantamento feito com cerca de mil trabalhadores em tempo integral pela Limeade afirmam ter experimentado esgotamento em 2021. Além disso, 22% dos líderes reconhecem esse como um problema responsável por afetar a força de sua marca. “Prevemos mais corporações em 2022 tomando medidas proativas para enfrentar as deficiências as quais contribuem para esse quadro”.

 4 - Mais alfabetização e educação em saúde mental

Os gestores, segundo Ana Carolina, precisam estar vigilantes para sinais de perigo com os membros dos times. “Para equipar os gerentes com as habilidades para fazer isso, esperamos mais empreendimentos oferecendo treinamentos relacionados à saúde mental e oportunidades de desenvolvimento para suas staffs. Isso provavelmente incluirá a alfabetização no tema como uma prioridade no aprendizado dos funcionários, juntamente com ‘práticas de primeiros socorros psicológicos’, por exemplo”, diz. Outros tópicos importantes podem abranger a construção de resiliência em face de desafios inesperados e estratégias para criar segurança entre os pares. 

Por fim, a CEO destaca como o ano de 2021 foi inovador não só para pesquisa científica no espaço dos cuidados e bem-estar com a chegada das vacinas, mas também em relação à situação emocional de todos. Assim, “mente sã e corpo são” devem ditar a ordem daqui para frente. 

Investimento em saúde mental é tema prioritário?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete