O ano mudou, mas a saga dos milhões de brasileiros desempregados e jovens em busca de inserção no mercado de trabalho continua. A busca não é nada simples: a recessão econômica e a permanência da pandemia mantém o país andando a passos lentos. Os jovens em busca de estágio ou aprendizagem sabem bem da dificuldade.

Passos efetivos

Em contrapartida, o último ano potencializou o home office e isso é um sinal de esperança, pois abre espaço para contratações a distância. Nesse sentido, o candidato precisa estar bem preparado para o momento da entrevista. “Com as mudanças no cenário, é importante procurar saber quais as possíveis melhorias no indivíduo para facilitar o retorno ou entrada no mercado”, conta o presidente da Associação Brasileira de Provedores de Serviço de Apoio Administrativo (Abrapsa), Manoel Valle.

Sendo assim, elencamos algumas dicas para ser um concorrente bem preparado e se destacar nos processos seletivos pela frente. Veja:

1 - Áreas mais procuradas

O setor de tecnologia da informação e saúde estão em evidência no mercado. “É interessante para quem procura emprego tentar fazer cursos nessas áreas, se qualificando para processos seletivos os quais serão mais abundantes neste ano e nos próximos”, aponta Valle. Todavia, não é necessário uma mudança brusca de carreira, também há uma tendência mundial no aumento da oferta em companhias relacionadas a e-commerce e logística, as quais apresentaram grande crescimento durante o isolamento social.

Contudo, é importante ponderar bem as escolhas. “Idealmente, os processos de transição são uma iniciativa planejada pelo próprio profissional e, por isso, devem estar fundamentados em uma visão otimista de futuro, uma mudança para melhor”, diz a consultora organizacional, coach executiva e professora de MBAs da FGV/SP, Caroline Marcon. Logo,o sujeito deve decidir sair de onde está apenas se não houver mais “brilho nos olhos”: abertura para melhorias do seu interesse.

2 - Flexibilidade

Muitas vezes, uma oportunidade de cobrir férias ou atender determinada demanda pode ser uma chance de efetivação. “As posições temporárias são capazes de solucionar o problema de quem busca vagas com pouca experiência no currículo”, afirma o presidente da Abrapsa. Segundo a Associação Brasileira de Trabalho Temporário (Asserttem), até agosto de 2021, foram 1,7 milhões de admissões desse tipo, um crescimento de 31,5% comparado ao mesmo período do ano anterior. Logo, é preciso saber aproveitar as possibilidades.

3 - Soft skills

Os recrutadores procuram alguém com capacidades além de Excel, pacote Office e inglês básico. É necessário se atentar às soft skills, competências interpessoais como resiliência, originalidade, criatividade e conexão com pessoas. “Esses talentos tendem a ser ainda mais valiosos com o avanço da high tech, pois são impossíveis de automatizar e se provaram imprescindíveis com as dificuldades da pandemia”, reflete o especialista.

Sendo assim, nas entrevistas, além de dar exemplos de habilidades técnicas e experiências, mostre características de autogestão, dinamismo e comunicabilidade. “É mais útil o autoconhecimento para desenvolver estas skills ao invés de treinar respostas batidas”, finaliza Valle.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos matérias diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Assim, você dá um up na carreira e se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!                                                                            

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe