Mudar, inovar e se adaptar. Esses adjetivos se tornaram comuns nos últimos meses. A pandemia trouxe reflexos disso. Em um panorama mundial, 64% da força de trabalho global foi impactada negativamente pela Covid-19, 28% das pessoas entraram para a lista de desempregados e 23% sofreram cortes no pagamento, segundo o ADP Research Institute. Agora, gestores, funcionários e estagiários precisam se reinventar.

As expectativas para 2022

Para a CEO da The Soul Factor, Érica Castelo, ser protagonista nesse momento é essencial. Além disso, é necessário considerar muitos aprendizados sobre como se adequar a comportamentos e expectativas. Um deles é: os colaboradores com funções consideradas ligadas ao conhecimento (ou “knowledge workers”), estão encontrando liberdade para escolher quando e onde atuar.

A especialista destaca: ‘’com esse novo momento, surge a esperança de melhores oportunidades para uma equação mais harmônica entre casa e trabalho – ambas fazem parte da vida e não precisam ser fatiadas milimetricamente para funcionar. As transformações ocorridas revelam esse cenário’’, ressalta.

Segundo Érica, o afastamento crescente dos escritórios e espaços centralizados, se tornou uma alternativa para algumas ocupações e profissões. Contudo, para os trabalhadores chamados de “linha de frente”, como saúde, varejo, ensino, transporte e segurança, ainda não é uma opção. Mesmo assim, também sofreram alterações. “O movimento mais forte em 2022 será direcionado ao empoderamento do staff nessa escolha, em vez do alinhamento forçado”, comenta.

Segundo relatório da Loom, a felicidade aumentou para 90% dos entrevistados com a maior liberdade para atuar de qualquer local, sugerindo uma tendência para o futuro. Ademais, os dirigentes também veem com bons olhos essa alternativa, pois diminuem diversos custos ao longo do ano.


Os desejos para 2022

Uma pesquisa realizada pela Onze, com 2.755 funcionários, mostrou quais são os benefícios comumente oferecidos pelas companhias brasileiras e quais eles desejam em 2022. Segundo o levantamento, plano de saúde (36%), incentivos a cursos (33%), previdência privada e planos de academia (27% cada) ocupam o topo da lista. Apesar das preferências, os habituais atualmente são: plano de saúde (57%), vale alimentação (54%) e assistência odontológica (44%).

Para o CEO da Onze, Antônio Rocha, esse resultado mostra como isso pode ser um diferencial para formar um grande time. “Aumenta o potencial de reter talentos quem cuida do bem-estar intelectual, financeiro e físico do grupo”, afirma. Sendo assim, os líderes devem ficar atentos para essa prática e, assim, captar as melhores opções de funcionários e estagiários no mercado.

Possivelmente por conta da crise econômica, as recompensas monetárias ganharam valor. Em 2020, a previdência privada aparecia em 7º lugar (17%) e era o 6º no ranking dos desejos (19%). Já no último ano, ela subiu para a 4ª nas ofertas (24%) e 3ª nas pretensões, com 27%.

A pesquisa da Onze perguntou também quais fatores são decisivos para uma troca de emprego. Na análise geral, a maioria dos respondentes elegeu plano de saúde (66%), vale alimentação (43%) e horário flexível (31%) como importantes. “Possuir essas informações é essencial na hora de traçar políticas efetivas de atração de talentos”, afirma Rocha.

Esse período dentro da própria residência fez a população mudar o olhar sobre o mundo e valorizar outras coisas. Na hora de buscar uma vaga, não é diferente. Algumas condições ganharam relevância e outras perderam. Assim como quem procura alguém para integrar seu quadro passou a avaliar novas competências.
Sendo assim, todos os envolvidos no mundo corporativo devem estar cientes da realidade e se adequar da melhor maneira possível. Quanto antes isso for feito, melhor. Algumas medidas como o home office já existiam no país. Contudo, ganharam maior proporção por conta das restrições. Agora, se tornou comum e até o modelo favorito para grande parte da sociedade.

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