Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
o-futuro-do-trabalho-ja-comecou

O futuro do trabalho já começou! 

Notícia | 30/12/2021

Laura Pereira

Até 2020, um pouco antes do início da pandemia, já se falava nas transformações digitais latentes nas operações. Contudo, esse tema parecia estar longe da realidade de muitos estagiários, aprendizes e CLTs. Todavia, esse advento alterou o modo como as empresas se portavam e trouxe um cenário totalmente distinto do acostumado. O mundo precisou adotar novas maneiras de pensar e agir. Com isso, a tecnologia ganhou espaço e hoje é essencial para um funcionamento íntegro do cotidiano. 

O futuro, antes distante, virou presente da noite para o dia e inúmeras pessoas precisaram se adequar às pressas a todas as novidades apresentadas. Assim, foi imposta uma nova maneira de trabalhar, o remoto apresentou possibilidades e trouxe facilidades antes inimagináveis.  

Ainda não nos adaptamos por completo a essas mudanças. Entretanto, cada dia mais se torna impossível nos imaginar sem elas. Conforme Leonardo Nogueira, CEO (chief executive officer) da Prosperi, relata: “nesse meio tempo, diversas plataformas estão invadindo a rotina corporativa, como o metaverso, NFT (Token Não Fungível), blockchain, inteligência artificial, realidade virtual, entre outras”.

Em primeira instância, vamos entender algumas:

Metaverso: é a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual, onde são replicadas realidades por intermédio de dispositivos digitais. É um espaço coletivo e compartilhado on-line. 

NFT: em inglês non-fungible-token, representa uma criptografia com um conteúdo único. Diferentemente das criptomoedas como o Bitcoin, os NFTs não são mutuamente intercambiáveis, mas sim insubstituíveis. 

Blockchain: reconhecido por ser um livro-razão compartilhado e imutável, a ideia é facilitar o registro de transações e o rastreamento de ativos em uma rede empresarial. Praticamente qualquer item de valor pode ser negociado na blockchain, reduzindo os riscos e os custos para todos os envolvidos.

Faça parte do futuro do trabalho

Para Álvaro Serpa, artista autônomo e discente de artes e design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o NFT foi uma transformação essencial. “As pessoas precisam estudar e se atualizar sobre essas tecnologias, pois as ferramentas também podem ser úteis para elas. Algumas apresentam resistência porque enxergam de um jeito muito ‘preto no branco’. Porém, existem muitas vantagens. Por exemplo, consigo alcançar pessoas do mundo todo para vender minhas artes”, afirma.

Conforme Nogueira, “nessa nova dimensão, os usuários interagirão representados pelos seus avatares e ‘skins’, serão remunerados via moedas digitais, premiadas com artigos virtuais, protegidas por NFT e, como em um vídeo game, estarão submersos”. Já o discente ressalta: “é um mar de possibilidades”, pois impacta em muitos aspectos. 

Além do mais, a inteligência artificial visa acabar com as atividades repetidas e analíticas. Com isso, inúmeras vagas perderão o sentido para o escopo da corporação. Por sua vez, outras tantas serão abertas, muitas em desespero pela ausência de especialistas realmente capacitados, como vêm acontecendo atualmente no segmento de TI.

Segundo o Fórum Econômico Mundial, 85 milhões de empregos serão remodelados até 2025, 50% dos trabalhadores continuarão na sua função, mas será necessário se atualizar para isso. Ainda, entre 10% e 14% da população, em diferentes localizações geográficas, precisará mudar de carreira se quiser permanecer ativa profissionalmente.

Em contrapartida, carreiras como influenciadores digitais e outras embasadas totalmente no remoto serão ainda mais valorizadas. Entretanto, uma recomendação é geral: independentemente da sua escolha, é imprescindível correr atrás de adquirir conhecimento e se manter ciente das novidades acima de tudo. A tendência é sempre precisar de mais especializações, para nunca se tornar obsoleto e ultrapassado. Inclusive, no entendimento da dimensão digital, cada vez mais explorada. 

Isso nos leva a vários questionamentos: quais são as alternativas para as pessoas sem acesso à Internet, por exemplo? Teremos milhões de cidadãos vivendo imersos em uma realidade virtual no futuro? Enfim, consoante ao CEO, “o amanhã está sendo criado hoje e é um reflexo de diversas ações em cadeia.”

O recado está dado, logo, não perca mais tempo! Adquira mais aptidões assistindo aos nossos cursos gratuitos e procure a vaga de estágio ideal para o seu perfil em nosso site. Continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro das novidades e oportunidades. Por fim, conte conosco para se informar com qualidade!

Você está preparado para o futuro?

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete