Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
como-reciclar-a-carreira-com-30-40-50

Como reciclar a carreira com 30/40/50+ 

Notícia | 19/01/2022

Giovanna Cavalli

Você já imaginou os novos hábitos, tendências e os impactos causados pela pandemia no universo corporativo para os grupos 30/40/50+? Como podem se reciclar para continuarem atendendo ao mercado de trabalho? A questão é estar atento ao físico e ao digital. Ou seja, cabe para todas as gerações, principalmente, estagiários e aprendizes.

Atente-se às skills

A mudança de cargo ou até mesmo de carreira pode ocorrer em todas as idades. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Nube mais de 26 mil pessoas, 36,41% sentiriam-se confortáveis em fazer uma transição, pois o mais importante é ser feliz com o trabalho. Contudo, existem muitos fatores envolvidos e precisam ser ponderados.

O mundo corporativo está sempre em constante mudança e requer novas soft skills, ou seja, habilidades não técnicas como autogestão, por exemplo. “A idade não pode ser um problema na hora da contratação, afinal, os mais velhos também podem agregar com suas experiências. Todavia, é importante deixar claro a necessidade de se atualizarem, hoje com a Internet é fácil de encontrar recursos”, comenta a PhD e CP do BNI Brasil, Mara Leme Martins.

De acordo com ela, alguns dos colegas mais jovens podem ocupar posições melhores e é provável adotarem uma abordagem híbrida para suas redes de serviço, mesmo após a pandemia. “Conforme isso acontece, os mais vividos precisam se modernizar, apostando em mais networking de forma mista, a qual globaliza o mercado”, complementa a especialista.

Pensando nisso, Mara listou algumas dicas para se manter em dia com a área, independentemente da idade. Veja:

1- Mantenha-se atento às novidades - “a Covid-19 mudou as transações e deixou ainda mais claro a importância de entender a melhor forma de criar conexões com as pessoas. Tudo isso é possível por meio de sites de oportunidades e até mesmo das redes profissionais. Utilizar o Linkedin é uma boa para esse momento de se manter informado e investir em uma rede on-line”, afirma.

2- Cuide da sua saúde - “cuidar da saúde não parece ser uma maneira de se manter atualizado? Engana-se quem pensa dessa forma. Isso potencializa ainda mais a vitalidade na hora de realizar a mudança efetiva de cargo ou setor. Uma pessoa saudável gera uma aparência mais revigorada em todos os aspectos”, comenta a CP do BNI Brasil.

3- Faça cursos de atualização - “os cursos livres, além de ampliar as horas dedicadas à atuação são uma maneira de se inteirar de maneira rápida e econômica sobre o assunto e as novas perspectivas, por meio do uso da tecnologia”, explica Mara.

4- Entender sobre a filosofia “Givers Gain” - “se eu lhe ajudar indicando negócios, você vai se interessar em me ajudar também”. É a Lei da Reciprocidade em ação sobre o mercado. Por meio dessa filosofia, o progresso na carreira depois dos 40 anos pode acontecer rapidamente", aconselha.

5- Utilize a sua idade ao seu favor - “oferecer funções diferenciadas aprendidas ao longo dos anos por meio da vivência, valoriza-se mais ainda. Apesar da moçada ser mais ágil em muitos casos, podem desenvolver ansiedade severa advinda com a Internet. Ter indivíduos com 30, 40, 50 anos ou mais se torna um diferencial”, finaliza Mara.

Sobretudo, existem eixos essenciais ao abordar sobre a diversidade e inclusão (D&I) nas organizações. “O primeiro deles é a comunicação, dessa forma, promovendo a representatividade, as pessoas se veem em contextos diversos e se inspiram. Já no segundo eixo, a atitude é o diferencial. As entidades não devem apenas falar sobre D&I, mas sim abranger no dia a dia, com atividades, contratações, apoio às comunidades, etc”, analisa o diretor de criação na MCM Brand Experience, Lucas Esteves.

Isso é fazer do mundo um lugar melhor, segundo ele. “Todos podem ocupar espaços. Então, quando as instituições vão além do diálogo e conseguem integrar de fato, oferecendo trabalho e a oportunidade de uma carreira, a transformação é ainda mais profunda - você pode mudar a vida de alguém”, conclui Esteves.

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete