As soft skills são competências comportamentais, ou seja, atributos pessoais necessários para o sucesso no mercado de trabalho. Em geral, elas estão, principalmente, relacionadas à sua capacidade de interagir com outras pessoas. Com isso, muitos estagiários, aprendizes e CLTs estão em busca de desenvolver esses conhecimentos para melhorar o desempenho em diversos aspectos. Por isso, entenda melhor sobre o assunto para também evoluir suas aptidões. 

O que são soft skills

O termo geralmente anda junto com as hard skills e ambos foram criados para identificar características específicas de um profissional. A primeira diz respeito às suas interações com outrem, refere-se às habilidades para lidar com as próprias emoções enquanto dialoga em grupo. Quanto mais positividade para conseguir reagir às situações ambientais e psicológicas, maiores são as suas soft skills

Já a segunda expressão é reconhecida na técnica. De modo geral, são facilmente mensuráveis e possíveis de desenvolver por meio de treinamentos e cursos, por exemplo. Durante muito tempo, esse know-how foi considerado o mais relevante. Porém, atualmente, o destaque de maestria é interpessoal e a sua procura tem aumentado. 

Para Guilherme Morais, líder da unidade de negócios de saúde e educação da TOPdesk, a valorização dessas sabedorias é uma tendência. “Os colaboradores são seres humanos, possuem sentimentos, questões pessoais, anseios, desejos, entre outros. Eles também lidam com clientes com as mesmas emoções”, afirma. 

Consoante à Laura Delgado, diretora de marketing e vendas da Ampla Consultoria Jr. e discente de publicidade e propaganda pela UniAcademia, em Juiz de Fora (MG), uma boa comunicação é essencial. “A grande maioria das pessoas com essas habilidades conseguem solucionar problemas complexos de maneira mais assertiva, trabalham muito bem em equipe e possuem um pensamento crítico mais apurado”. Para ela, isso incide diretamente no empenho na vida profissional e pessoal. 

Cada vez mais as empresas buscam por soft skills

Por ser algo intrapessoal, se torna mais complicado dimensionar o quanto alguém possui certa perícia. De acordo com uma pesquisa, realizada pela Manpower Group, com 26 mil empregadores em 43 países, indica: um terço está investindo no treinamento dessas habilidades nos seus funcionários. No Brasil, onde foram ouvidos 450 gestores, esse percentual é de 43%, com previsões para crescimento. 

Segundo Morais, é necessário estar atento ao sistema interno da empresa. “Por isso, uma gestão top down, na qual a liderança determina as atividades, funciona em relação à estrutura organizacional. Entretanto, para promover inovação e mudança cultural, o modelo bottom up é mais indicado”. A ideia é proporcionar mais independência aos cooperadores, para conceder abertura e gerar iniciativas de sua parte. 

Ainda, “para tratar de maneira adequada o colaborador é preciso ocorrer uma mudança estrutural, para incentivar as pessoas a tomarem decisões. Isso significa dar autonomia, porém, é essencial manter a base no conhecimento. Essa estratégia oferece melhores formas de prospectar e mostra como ser mais efetivo nas vendas”, destaca o líder. 

Logo, é possível notar: cada vez mais as corporações buscam por talentos com essa qualificação bem esclarecida. Em um levantamento feito pelo LinkedIn, em 2019, 92% dos recrutadores tornaram evidente a necessidade de ambas as habilidades. Ainda, 89% dos entrevistados destacaram: a falta de aptidões comportamentais é o principal motivo de contratações mal sucedidas.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas para você desenvolver suas soft skills, de modo a ser destaque em qualquer seletiva:

- Não pare de estudar:

Vale ressaltar: o progresso é contínuo e constante. Essas perícias podem ser aprimoradas com cursos e aulas voltadas às habilidades comportamentais. Para se manter ativo e relevante no futuro do mercado de trabalho, é preciso adotar a mentalidade do “lifelong learning”, ou seja, “aprender a aprender”. 

- Se arrisque em novos projetos:

Essa é uma forma de trabalhar com a maestria na prática. Envolver-se em novos projetos dentro da organização permite um convívio com pessoas de nichos diferentes, colocando seu conhecimento à prova. 

- Tenha disciplina e paciência:

Essa evolução não acontece da noite para o dia. Assim como a prática de atividade física, você precisa incluir esse desejo na rotina, com treino e estudo. 

Portanto, o Nube reconhece como as soft skills são um diferencial em inúmeros aspectos da vida, não apenas na dimensão corporativa. Diariamente, compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos especialistas, para você ter acesso à informação de qualidade. Além disso, aqui vai uma recomendação: faça o curso gratuito do Nube e encare o desafio de falar em público, uma necessidade interpessoal sempre necessária! 

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