Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
quais-as-competencias-mais-valorizadas-nos-estagiarios

Quais as competências mais valorizadas nos estagiários?  

Notícia | 28/09/2023

Laura Pereira

É certo como o mercado de trabalho está cada dia mais exigente e competitivo. Por isso, gradativamente se espera mais competências de quem pleiteia uma vaga, em qualquer porte ou segmento de uma empresa. Quanto ao estágio, é proibido requerer algum tipo de experiência prévia, afinal, geralmente é o primeiro contato do estudante com a rotina corporativa. Entretanto, há algumas habilidades para serem desenvolvidas, tornando o candidato destaque nos mais diversos recrutamentos. Sendo assim, fique por dentro e descubra dicas valiosas! 

Um processo seletivo só é desafiador se o candidato não se preparar

Segundo uma pesquisa, realizada pela ESAMC (Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação), dentre as competências empresariais mais buscadas pelo RH (Recursos Humanos) estão: domínio técnico, raciocínio, ética, comprometimento, responsabilidade, equilíbrio emocional, flexibilidade, pensamento estratégico, trabalho em equipe, conhecimento interdisciplinar, cultura e valores. Praticamente todas podem ser exercitadas para serem desenvolvidas e aprimoradas. 

Contudo, quando o assunto é estágio, existe uma grande insegurança por parte dos alunos para colocar em prática seus aprendizados teóricos da sala de aula. Principalmente, quando é a primeira vez em uma posição empresarial. Isso pode comprometê-los nos processos seletivos, não permitindo demonstrar plenamente suas qualidades e pontos fortes. 

Para entender mais sobre o tema, o Nube perguntou “o que você faz para controlar sua ansiedade antes de um processo seletivo?” para cerca de 29 mil respondentes. Como resposta, 40% estudam bastante sobre a empresa e a vaga, 30% procuram relaxar e meditar, 10% não ficam ansiosos, pois acreditam no próprio talento e 9% bebem muita água. Por fim, outros 9% leem notícias e assistem vídeos com dicas. Inclusive, essa é uma ótima recomendação. 

Curtiu o assunto e quer saber mais? Leia: como ser aprovado em um processo seletivo?

O Nube e as instituições de ensino são aliadas dos estudantes em busca do estágio

Nesse cenário, o Nube e as instituições de ensino são grandes aliados de quem está em busca de uma colocação profissional. A missão é sempre ajudar o discente a ser destaque e existem inúmeras metodologias práticas para incentivar essa ambientação. “O direcionamento é essencial para criar segurança nesse futuro profissional. As faculdades devem sim assumir o compromisso de auxiliar seus alunos a se prepararem para o momento de ingressar no mercado de trabalho, garantindo tanto melhores resultados nas entrevistas quanto, depois, comportamento corporativo dentro das empresas”, explica Amadeu Vinicius, diretor acadêmico da ESAMC Jundiaí.

A fim de manter esse compromisso, a ESAMAC realiza periodicamente uma pesquisa, juntamente com empresas parceiras, para mapear as aptidões mais valorizadas em um colaborador. Assim, levando essa informação de forma estratégica para o dia a dia escolar, preparando seus integrantes com base nas tendências empresariais e ofertando o conteúdo técnico mais indispensável. 

Para o professor, a disciplina “Competências Empresariais”, por exemplo, é muito imprescindível para vários cursos. “Por meio dela, trabalha-se um plano de carreira de longo prazo, assim como é realizada a análise de forma individual para cada um poder melhorar as suas fraquezas”, esclareceu. Essa é uma ótima oportunidade para entender mais sobre si mesmo e saber repassar esses aspectos com clareza. 

Veja também: como mandar bem em um processo seletivo?

Quais as áreas com mais oportunidades atualmente no mercado de trabalho? 

Com o isolamento social, educandos do mundo todo se viram à mercê na hora de escolher qual caminho seguir. “A pandemia evidenciou importantes desafios no campo profissional e mesmo com o arrefecimento da crise sanitária, o mercado de trabalho geralmente é o último a se recuperar”, apontou o professor Francisco Borges, mestre em Políticas Públicas de Ensino e consultor da Fundação FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia). 

Em contrapartida, outras carreiras ganharam destaque e se tornaram indispensáveis para o funcionamento pleno da dimensão empresarial. “Houve uma valorização dos profissionais de saúde, porque os desafios e a possibilidade de novas crises sanitárias são parte da rotina”, avaliou o mestre. Isso foi percebido em toda a nação. 

Segundo o Censo da Educação Superior 2020, a procura por cursos de graduação em enfermagem teve um aumento de 30% no primeiro ano da pandemia, em 2020. A motivação fica evidente no levantamento feito pela plataforma LinkedIn: a profissão está entre os 25 cargos com demanda crescente nos últimos anos.

Essa também é uma realidade para as opções ligadas à tecnologia. De acordo com dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), até 2024, terão mais de 260 mil vagas para os profissionais desse segmento. 

Nós recomendamos: saiba como dar início na sua carreira profissional! 

Afinal, como entrar no mercado de trabalho e se tornar estagiário? 

Para conseguir ser destaque em um processo seletivo, independentemente da área escolhida, é preciso se preparar com antecedência. Pesquise sobre a empresa, sua missão, visão e valores. Também estude tudo sobre a vaga, suas atividades, encargos, formas de crescer e desenvolver um plano de carreira, entre outras minúcias. 

Um pouco antes do recrutamento, treine como irá se apresentar para ter na ponta da língua suas principais habilidades, não se esqueça de mencionar as aptidões mais necessárias de acordo com as demandas da oferta. Também seja claro e objetivo, evite enrolar e ser prolixo para não tirar a atenção do entrevistador dos pontos principais. Enfim, não se esqueça: mostre vontade de aprender, pois essa é a principal competência de quem quer ter sucesso! 

Sendo assim, para sempre ficar por dentro das novidades de sucesso, o Nube é seu aliado! Acompanhe a TV Nube e confira outras matérias no blog, postadas frequentemente para te ajudar a se inserir no mercado. Nos siga também nas redes sociais, estamos presentes no Instagram, Threads, Facebook, Twitter (X), LinkedIn, TikTok e YouTube com posts incríveis. Não se esqueça de baixar o aplicativo Nube Vagas, disponível para Android e iOS. Deixando as notificações ativas você não perde nenhuma oportunidade. O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! 

O Nube te ajuda a se manter sempre atualizado, te incentiva a mudar e conquistar o sucesso tão desejado. Aproveite os outros conteúdos da nossa plataforma e até a próxima! Conte conosco!  

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete