A chegada de um novo ano renova esperanças para sonhos e metas. Contudo, sem um planejamento e mudanças de hábitos específicos, a tendência é repetir o anterior e os resultados não serem os ideais. Inclusive, a desorganização pode levar a um aumento do nível de estresse e ansiedade.

Como funciona na prática?

De acordo com a sócia e consultora da Prosphera Educação Corporativa, Beth Mariano, uma mesa desordenada, por exemplo, pode trazer problemas para a imagem e futuro da carreira do profissional. Afinal, transparece a incapacidade de atender com qualidade, perder prazos, documentos, etc.

Para a especialista, é importante pensar no serviço como um todo para transparecer mais credibilidade, qualidade e potencializar o rendimento. “Quem sabe aproveitar as facilidades da era digital, usa ferramentas, aplicativos e programas, não só elimina os papéis, como também ajuda a pensar de maneira mais sistematizada os processos, atividades e gerenciamento de equipes. Assim, sai na frente”, afirma.

Pensando nisso, a diretora de marketing e gestão da MF Press Global, Jennifer de Paula, elencou alguns conselhos para 2022 ser um ano especialmente produtivo. Vamos lá!

Aprenda a dizer “não” - “essa é a melhor forma de não sair do foco. Isso vale para pedidos externos e para si mesmo. Evite frases como ‘vou ver se posso’ e seja direto quando o assunto for se negar fazer algo o qual atrapalhe seu objetivo no momento”, pontua a dirigente.

Organize suas metas - para Jennifer, é essencial ter os propósitos sempre à mão e dar o ‘start’ diário de forma organizada por ordem de prioridade. “Olhe seu plano diário no início, meio e final do dia, assim saberá se concluiu as tarefas ou se terá pendências prioritárias para o dia seguinte”, explica.

Pare de verificar seu e-mail e WhatsApp - se organizar também é estipular a quando dará aquela checada na caixa de entrada ou no grupo do WhatsApp. “Tente definir horários para verificar as mensagens, como uma vez a cada três horas dependendo da sua demanda”, aconselha.

Cuidado com o termo “multitarefas” - “ter várias atividades rotineiras e concluí-las com sucesso não significa a obrigatoriedade de fazer tudo ao mesmo tempo. Isso diminui sua eficiência, pois está pulando de ‘galho em galho’ sem se concentrar em nada”, diz a diretora.

Fique atento aos sinais de cansaço mental - fazer pausas saudáveis para recuperar as energias como uma caminhada pelo escritório ou um breve alongamento pode ser fundamental para preservar a saúde mental. “Não se cobre tanto quando a necessidade do descanso chegar. Forçar a barra trará grandes chances de não ser bem-sucedido na ação. Descanse e seja recompensado ao se tornar ainda mais fecundo”, finaliza Jennifer.

As maiores frustrações de não conseguir alcançar uma meta são o medo, o desejo de permanecer na zona de conforto, a vaidade, a prepotência, a falta de organização e planejamento, a ausência de objetivos e foco, a procrastinação, a desmotivação e as convicções limitadoras. Por isso, é preciso exercitar o autoconhecimento e o autocontrole para dominar as situações e não deixar-se levar pelos problemas e dificuldades.

Ao controlar melhor esses obstáculos, muitos benefícios serão gerados para a mente e para o corpo, como níveis menores de produção dos hormônios ligados ao estresse. Então, é preciso ter paciência e continuar buscando mudanças e adaptação pensando no pós-pandemia. Ou seja, adequação e movimento são palavras-chave para essa conjuntura. Persista!

Acompanhe nosso blog e as redes sociais, pois publicamos conteúdos diariamente e temos opiniões de diferentes especialistas. Dessa forma, você se destaca no universo corporativo. Conte com o Nube!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe