Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
e-profissional-de-tecnologia-entao-esteja-atento

É profissional de tecnologia? Então, esteja atento!  

Notícia | 31/01/2022

Laura Pereira

Desde a chegada da crise sanitária, o setor de tecnologia teve um notável crescimento, gerando oportunidades para muitos estudantes, estagiários e aprendizes. A partir dessa aceleração digital, os profissionais da área ganharam ainda mais destaque e relevância para os setores, pois se tornaram imprescindíveis para o funcionamento e adequação dos processos. Entretanto, a alta demanda trouxe diversas exigências. Para entender quais as habilidades esperadas para esse segmento, continue nesta matéria. 

O crescimento do setor de tecnologia 

Atualmente, o Brasil figura como o 10º maior mercado de tecnologia do mundo. Dados da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) indicam a abertura de 70 mil novas vagas anuais, entre 2019 e 2024, contra 46 mil alunos formados por ano no mesmo período. Isso acarreta em um déficit de 24 mil profissionais de TI. 

Para Lucas Teixeira, engenheiro de software e discente de ciência da computação na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), o advento proporcionou uma maior procura desses experts. “Com a pandemia, as interações digitais aumentaram ainda mais, sendo assim, se tornou necessário a contratação para diversos segmentos, como criação de site e suporte aos usuários”, exemplifica. 

No entanto, o coordenador do mesmo curso, no Centro Universitário da FEI, Plínio Aquino, ressalta essa procura há muitos anos. Para ele, desde 2006 o mercado vem sofrendo com a falta de especialistas e busca por alunos ainda em formação para suprir essa necessidade. 

Contudo, essa escassez não existe apenas no país. Segundo a International Data Corporation (IDC), há uma carência de 540 mil habilitados do nicho, em todo o globo, apenas em 2021. Consoante à Teixeira, “existem muitas áreas tecnológicas específicas, como programação de web, na qual há excesso de pessoas. Enquanto outras, faltam”, afirma. 

Isso demonstra um oceano de possibilidades para esses experientes. Para isso, haverá necessidade de atualização de grande parte das competências. Uma previsão do Fórum Econômico Mundial sobre o futuro do trabalho para 2030, demonstra a exigência de requalificação para 50% dos trabalhadores ativos. 

Principalmente em um setor em constante evolução, a capacitação técnica deve ser frequente, não apenas às novidades, mas também aos movimentos dos negócios. Segundo Aquino, é fundamental desenvolver aptidões além das hard skills. “Cada vez mais é demandado capacidade analítica e visão sistêmica. Flexibilidade, autogerenciamento e habilidades de relacionamento, também são importantes para promover soluções efetivas”, analisa. 

Quais as habilidades mais procuradas?

Quais são as habilidades mais procuradas? 

- Adaptabilidade: com o mundo mudando muito rápido e as transformações digitais latentes, a capacidade de aprender e se transformar se tornou a competência mais procurada. 

- Ambiguidade: as pessoas com conhecimentos para lidar com situações complexas e trabalhar com processos ainda desestruturados ou claros estão no topo da demanda das vagas, pois apresentam resiliência diante dos obstáculos e estão sempre à procura de novas soluções. 

- Vulnerabilidade: saber assumir a falta de todas as respostas, pedir ajuda e se dispor a agregar conhecimentos distintos são pontos definitivos para um candidato.

Por fim, as vagas de estágio em segmentos de tecnologia estão em alta aqui no Nube, para se inscrever, basta cadastrar o seu currículo no site e acessar o Painel de Vagas. Além disso, diariamente compartilhamos conteúdos com opiniões de diversos especialistas, para você se inteirar das atualidades. Não se esqueça: conte sempre conosco!

Seja nosso seguidor no Instagram, Tiktok e Linkedin (@nubevagas) e fique por dentro de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista também nossos vídeos de dicas poderosas para o mercado de trabalho no YouTube. Quer mais? Estamos no X e Facebook com novidades. Esperamos você!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe

Enquete