É preciso aprender com os erros para não repeti-los. No final do ano, as redes sociais de estagiários, aprendizes e CLTs ficam cheias de retrospectivas e isso tem um motivo. Pode parecer apenas um modismo, entretanto, há diversos benefícios em traçar os acontecimentos passados visando um amanhã mais promissor. Você compreende essa importância? Já preparou a sua para um 2022 mais próspero? 

Porque um balanço geral ajuda a traçar metas futuras? 

Consoante a Pedro Signorelli, insider na implementação de OKR (objectives and key results), é essencial ter essa visão mais crítica. “Com certeza vamos cair em cascas de banana em 2022, porém não as mesmas de 2021. Além disso, para o futuro precisamos avaliar se as metas estabelecidas permanecem válidas. O mundo está mudando cada vez mais rápido, os objetivos devem acompanhar esse movimento”, pontua. 

A discente de química pela Universidade Federal de Ouro Preto, Clarisse Ferreira, também acha crucial essa checklist. “Dessa forma, conseguimos ter noção de onde precisamos mudar para melhor”. Ao avaliar o passado minuciosamente, é possível pontuar efetivamente seus atos mais falhos e obter insights para soluções assertivas. 

Além disso, é essencial reconsiderar algumas atitudes, principalmente na dimensão corporativa. “Repense suas aplicações e foque no necessário. Quer um conselho? Invista pesadamente em conhecer seus clientes e na estruturação de um sistema de gestão para minimizar o seu risco nos negócios, como no desenvolvimento de produtos, sua estratégia de go-to-market e etc”, afirma o especialista.

Ainda, é imprescindível ter sempre seu intuito em mente, pois na contramão do desejado, há um erro comum no qual tudo pode se perder, a falta de foco. Enquanto tentamos alcançar diversos objetivos, podemos nos desviar ao longo do caminho. “No meu caso, eu tento colocar limites nos meus propósitos, para assim conseguir cumpri-los na minha atual situação”, exemplifica Clarisse. 

Conforme Signorelli, “o mais importante é definir as principais metas para o momento e alinhar tudo em torno da prioridade. Você deve encarar as ações como meio, não como fim”. Desse modo, as OKRs vêm como um sistema para facilitar seu escopo, pois torna mais prático alcançar consequências proveitosas, tendo em vista suas definições palpáveis. “Quando miramos os resultados, deixamos de executar o trabalho no modo automático”, destaca. 

O que são OKRs e como podem auxiliar a alcançar metas?

Criado pelo ex-CEO (chief executive officer) da Intel, Andrew S. Grove, a metodologia só se tornou conhecida após uma apresentação, em 1999, de um dos investidores do Google, John Doerr, para a sua equipe em volta de uma mesa de ping pong. O método ganhou fama por ter suportado o crescimento da empresa - indo de 40 pessoas no mesmo ano para mais de 85 mil atualmente - mostrando seu poder de ação independentemente do tamanho da corporação. 

Conforme dados da consultoria britânica There Be Giants, 80% das instituições onde os OKRs são utilizados alcançam resultados em menos de nove meses, além disso, eles também servem para combater “silos”. Ou seja, espaços nos quais há ruídos de comunicação e atrito entre departamentos, dificultando o alinhamento do time e a capacidade de alcançar soluções. 

De modo simplificado, Doerr estabeleceu a seguinte fórmula:

- Objetivos (O): declaração qualitativa e concisa da direção desejada pela empresa. Para ser bom, é necessário uma descrição clara, pois isso facilita a visualização pelos colaboradores, inclusive, cria uma expectativa das vantagens da sua conquista. 

- Resultados-chave (KR): metas quantitativas com o impacto direto para atingir o planejamento, caso seja alcançado. 

Conforme o Signorelli, essa estrutura “permite a avaliação constante de resultados e de objetivos em ciclos mais curtos. Em um contexto de volatilidade maior, como o atual, possibilita fazer adaptações para atingir o sucesso”. Portanto, é crucial estar atento. “Se o gestor ainda não entendeu a necessidade de se adaptar aos novos tempos, ele corre um grande risco de perder mercado, ou, mais grave, fechar as portas definitivamente”. 

Por fim, o Nube é seu aliado para conquistar oportunidades e alcançar objetivos. Inclusive, recomendamos as OKRs para gestão por ser um mecanismo de fácil compreensão com consequências positivas comprovadas. Ademais, diariamente postamos conteúdos para você ficar por dentro das novidades corporativas e conseguir implementá-las sem problemas. Não se esqueça: conte conosco para trilhar um caminho de realizações!

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe