Com a competitividade no mercado de trabalho e a globalização das atividades, ter uma segunda língua é um pré-requisito avaliado pelos recrutadores em 95% das profissões, conforme levantamento do BNE - Banco Nacional de Empregos. O investimento nos estudos de inglês passam a ser fundamentais para quem deseja pleitear uma oportunidade em praticamente todos os setores.
                                                                                
Q
uais áreas demandam mais
                                                                                
Algumas carreiras e ambientes de negócios demandam mais esse domínio em relação a outras. O estudo elencou as quinze carreiras mais exigentes quanto a essa capacidade para o preenchimento de vagas. Todas são ocupações de nível superior e incluem áreas da tecnologia da informação, comunicação, marketing, telecomunicações e relações internacionais. 

Além disso, um levantamento realizado pelo British Council e pelo Instituto de Pesquisa Data Popular revelou como 5% da população brasileira entende e consegue falar outro idioma sem ser o português. De acordo com os dados, dessa porcentagem, apenas 1% é fluente no dialeto de origem britânica. 
                                                                                
Inglês faz diferença em algumas profissões
                                                                                
Com esse cenário, é possível pensar na relevância dessa habilidade para quem almeja atuar em companhias multinacionais. A área de relações internacionais, por exemplo, lida diretamente com o comércio exterior e ações conjuntas de diferentes nações. Por isso, quem atua na importação, na exportação ou em consulados e embaixadas precisa ter uma boa fluência.  

O mundo da publicidade e propaganda também é outro campo entre os mais demandados de indivíduos capacitados. Com a integração da Internet, das redes sociais e para se manter atualizado sobre as tendências globais, essa questão precisa ter ainda mais atenção.

Quem se atenta a isso

Justamente por isso, Fernanda Coelho, estagiária na área, busca maneiras de fortalecer essa característica em seu Currículum Vitae (CV). “Eu faço imersão diária na cultura estadunidense e do Reino Unido vendo séries, filmes e ouvindo músicas, sempre quando posso dou uma olhada na tradução”, conta. 

Ocupações da comunicação, como jornalismo, assessoria de imprensa e relações públicas, também podem exigir esse conhecimento, especialmente para aqueles almejando cargos rompendo barreiras geográficas. 

Métodos de aprendizado 

Para aliar aprendizado e otimização do tempo, a mentoria pode ser uma opção para quem quer ter tranquilidade para colocar essa qualidade no CV. Segundo a professora de inglês e fundadora da Ruby Academy, Roberta Falcão, a evolução de cada aluno para estar apto. “Já tivemos quem fez somente uma sessão e conseguiu passar em uma entrevista. Como o trabalho é personalizado, pode ser preciso mais ou menos encontros.”

A principal dica para quem quer acelerar e complementar os estudos ao longo do processo é a participação ativa. “É preciso buscar por conteúdos fora do ambiente de sala de aula e, por isso, sempre indicamos ao estudante procurar por assuntos de seu interesse”, acrescenta Roberta. A partir da metodologia Take Ownership of Your Learning Process (Tolp - Assuma o comando do seu aprendizado), a ideia é dar autonomia ao indivíduo a longo prazo.

Gostou? Veja quatro dicas para aprender um novo idioma

Seja nosso seguidor no Twitter (@nubevagas) e veja notícias diárias de ações, vagas de estágio e aprendizagem, palestras e muito mais. Assista nossos vídeos de dicas no YouTube e participe da nossa página no Facebook. Agora estamos também no Instagram , Tiktok e no Linkedin. Esperamos você em nossas redes sociais!

O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de estagiários e aprendizes. Basta acessar o link www.nube.com.br/ead. Todos os serviços para o estudante são gratuitos. Já instalou nosso aplicativo "Nube Vagas" em seu celular? Com ele você será notificado a cada nova oportunidade. Disponível na Apple Store e Play Store.

Compartilhe