Vaga de inclusão para pessoas Transgênero Vaga de inclusão para pessoas Negras e ou pardas Vaga em regime Home Office Vaga em regime Híbrido
Vaga com alta procura

Consulte todas as vagas dessa empresa!

  • +
Tenho interesse
motivar-funcionarios-e-essencial

Motivar funcionários é essencial  

Notícia | 08/02/2021

Gabriela Vasconcelos

Início de ano é a época escolhida pela maior parte das empresas para comemorar conquistas dos colaboradores e traçar objetivos futuros. Depois de um período de muito trabalho, o clima é de alívio e também de agradecimento. Assim, o começo de ciclo é perfeito para planejar e motivar ainda mais a equipe. 

 

Incentivar os funcionários é indispensável para ter um grupo engajado e faz uma enorme diferença nos resultados da corporação. Afinal, quanto mais engajadas, mais as pessoas se sentem impelidas a dar o seu melhor e vestir a camisa do negócio. Por meio dessa disposição, é possível ter energia para realizar os objetivos do negócio utilizando o melhor do talento dos profissionais.

 

Conexão com o trabalho

 

Segundo o relatório do Instituto Gallup, apenas 15% dos colaboradores em 155 países dizem estar de fato vinculados à organização onde atuam. Para os pesquisadores, esse grupo restrito impulsiona a inovação e leva a organização adiante. 

 

O estudo aponta ainda como o envolvimento dos profissionais catalisa o crescimento. O dado é revelador: profissionais motivados rendem 25% mais em relação a seus pares sem estímulo para o ofício. Por isso, aumentar o nível de engajamento é o alvo principal de muitos gestores.

 

“Uma análise bem atenta é fundamental, observando principalmente como os trabalhadores compreendem a corporação. Se as expectativas são constantemente frustradas, os choques e a desmotivação em realizar as tarefas e dar o melhor de si aparecem”, explica Renata Fonseca, especialista em RH, do Rio de Janeiro (RJ).

Três maneiras de motivar o time

Pensando nisso, veja as dicas preparadas pelos especialistas da In Mais Prêmios:  

 

1 - Faça campanhas de incentivo 

 

Vai muito além de benefícios e salários. Muitas vezes é preciso ir um pouco adiante e lançar campanhas com esse propósito e até estimular a competitividade entre os membros da equipe. Reuniões semanais também são essenciais para se discutir pontos importantes e os resultados da semana. 

 

2 - Invista em feedback e feedforward

 

O feedback é o parecer de uma ação a qual já aconteceu, seja ele positivo ou negativo. Já o feedfoward foca nas melhorias para o futuro. Pode e deve ser um complemento da devolutiva – apontar os pontos de aprimoramento e como fazer isso da melhor forma é também um grande incentivo para os funcionários.

 

3 - Celebre as conquistas alcançadas 

 

Aproveite o momento para fazer uma retrospectiva das conquistas junto com todos os colaboradores. Isso irá motivar, além de relembrar o acontecido, principalmente os pontos positivos. Este também pode ser o período ideal para utilizar o método do feedfoward e traçar algumas metas simples. 

 

Algo muito interessante de ser feito é dar voz aos funcionários e perguntar qual a opinião deles sobre os resultados alcançados no último ano e também sobre os objetivos do porvir. Isso pode ajudar a enxergar além, criando mais harmonia e satisfação por parte de todos.

 

Como você motiva sua equipe?

Mais dicas para você!

Quer ver mais dicas como essa? Então, continue acompanhando as atualizações aqui do blog! Diariamente publicamos novos conteúdos sobre carreira, mundo corporativo, mercado de trabalho, educação, estágio, aprendizagem e muito mais! Também recomendamos exposições, concursos e cursos aos finais de semana para você participar. Nosso objetivo é ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente por meio de textos relevantes.

Fique ligado e não perca as novidades! Conte com o Nube!

Estamos no Linkedin com mais dicas e matérias focadas para gestores.

Se você tiver dúvidas sobre a contratação de estagiários e aprendizes, solicite um contato da nossa equipe.

Interessado em aprender mais? O Nube também oferece cursos on-line voltados para a qualificação profissional de gestores, estagiários e aprendizes.

Compartilhe

Enquete