Recorde de vendas, movimentação de R$ 53,4 bilhões e crescimento de 31%. Estes são alguns dos resultados do e-commerce brasileiro no primeiro semestre de 2021. Os dados são do relatório Webshoppers, elaborado pela Ebit | Nielsen. Por trás desses feitos, estão milhares de trabalhadores representando o futuro das profissões.

Segundo José Paulo Pereira Silva, CEO do grupo Ideal Trends, o empreendedorismo digital ganhará ainda mais força. Para ele, usabilidade, copywriting, tráfego e SEO são termos essenciais no vocabulário de quem deseja uma carreira promissora nesse segmento digital de atuação.

A partir de estudos aplicados e da experiência prática adquirida nos últimos 30 anos, o CEO, também autor do livro “Lições para você construir negócios exponenciais”, apresenta as dez profissões vistas como tendências do marketing digital em 2022 e nos próximos anos. Veja!

  • Designer

 

Qualquer trabalho de marketing digital exige designers de extrema capacidade. As plataformas on-line são extremamente visuais e precisam ser funcionais. Assim, um bom produto e sistema de vendas pode ser comprometido se você não tiver um site esteticamente bonito e de fácil navegabilidade.

  • Especialista em usabilidade

 

É responsável por estudar as métricas, analisar o heatmap (mapa de calor) das páginas e o comportamento dos usuários. Usando esses dados, ele pode propor melhorias por meio de estratégias responsáveis por otimizar o acesso e a experiência do cliente ao navegar por páginas de serviços e produtos.

  • Gestor de tráfego

 

Profissional extremamente valioso para a manutenção e o crescimento de um negócio digital, ele traça as diretrizes para o êxito nas vendas pela Internet. Entre suas funções estão desenvolver estratégias de atração para links de captura de Facebook, Instagram, blogs e etc. para  pensar em ações para otimizar os investimentos.

  • Copywriter

 

O copywriter é o responsável por pensar estrategicamente nos textos utilizados para promover um produto ou marca. Ele cria conteúdo capaz de despertar as “dores” do cliente e o convencem de como seu serviço é a melhor solução.

  • Co-produtor de lançamentos

 

É responsável pelas estratégias de lançamento de um produto digital. O co-produtor deve “amarrar” todas as pontas e acionar as demais áreas envolvidas para as estratégias serem executadas da melhor maneira possível, de acordo com a proposta.

  • Especialista em SEO

 

Usar as ferramentas de Search Engine Optimization (SEO) ajuda as entidades a conquistarem um posicionamento favorável nas plataformas de busca como o Google. Este trabalho é realizado por meio de otimização de publicações em blogs e também por informações estruturais dos sites.

  • Gestor de mídias sociais

 

Como as pessoas estão passando cada vez mais tempo on-line, as interações e a necessidade de novas ações na web aumentarão. O gestor de mídias sociais tem a responsabilidade de promover  o branding e, ao mesmo tempo, gerar vendas pelos canais virtuais.

  • Videomaker

 

A profissão de videomaker se tornará progressivamente indispensável em qualquer negócio. Isso porque o vídeo tem a capacidade de encantar e contar histórias de uma maneira mais pessoal. Além disso, tem uma didática capaz de facilitar a aprendizagem, característica essencial para transmitir a mensagem desejada.

  • Desenvolvedor

 

Este, por sua vez, tem um potencial extraordinário de criar as mais variadas aplicações (software, aplicativos, ferramentas) demandadas pelos negócios para interagir e conversar com o público. Existe uma infinidade de aplicações as quais precisam de um desenvolvedor para obter destaque no mundo cibernético.

  • Especialista em analytics

 

Tudo pode e deve ser metrificado. É possível obter parâmetros de todas as ações de marketing. Então, é fundamental ter alguém responsável por reunir dados e mensurar o negócio para, então, passar aspectos a serem melhorados.

Para a estudante de comunicação social, Talita Tavares, se atentar às novas realidades da Internet se faz necessário não apenas para profissionais de jornalismo, relações públicas e publicidade. “Todos os nichos podem se beneficiar com essa revolução, mas principalmente quem atua no diálogo direto com clientes internos e externos, isso é imprescindível”, comenta. 

Dessa maneira, ela aproveita o seu estágio ao máximo para entender, na prática, como funcionam os conceitos apresentados em sala de aula. “Tem sido uma experiência única para mim, realmente. Estou transformando diariamente minha percepção sobre o mercado”, conclui. 

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